Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Créditos: Divulgação
cinema

“O Auto da Compadecida 2” vem aí: tudo o que você precisa saber antes de ir ao cinema

NÃO SEI… SÓ SEI QUE FOI ASSIM!

A espera chegou ao fim! Estreia nos cinemas, neste 25 de dezembro, em pleno Natal, a sequência de “O Auto da Compadecida“. Um dos maiores sucessos da teledramaturgia na virada do milênio, a obra, adaptada a partir do romance homônimo de Ariano Suassuna, promete dar sequência às aventuras dos amigos Chicó e João Grilo, que seguem aloprando no sertão nordestino.

Conforme a sinopse…

“Depois de 20 anos desaparecido, João Grilo retorna à pequena Taperoá para se juntar ao seu velho companheiro Chicó. Acontece que agora ele é recebido como uma celebridade na cidade. Afinal, reza a lenda que havia sido morto por bala de espingarda e ressuscitado após um julgamento que tinha o Diabo como acusador, Nossa Senhora como defensora e o próprio Jesus Cristo como juiz. Disputado como principal cabo eleitoral pelos dois políticos mais poderosos da cidade, ele faz de tudo para finalmente aplicar o golpe que vai lhe render muito dinheiro e, quem sabe, vida mansa – como se fosse possível que ele se aquietasse. Só que nada sai como planejado e ele acaba alvejado pelo mesmo cabra que o havia matado anos antes. Será que a Compadecida vai intervir para salvá-lo novamente?”.

Uma adaptação que valesse a pena!

A ideia da obra, como já exposto, era reimaginar como teria sido uma reunião dos icônicos personagens criados pelo escritor Ariano Suassuna, falecido em 2014. Durante a última CCXP, realizada no início de dezembro, em São Paulo, o diretor Guel Arraes (“Lisbela e o Prisioneiro”, “O Bem-Amado”) afirmou ter tido certa dificuldade ao realizar a obra, uma vez que se trata de um clássico tanto da literatura quanto do cinema nacional.

O Auto da Compadecida 2“ ganha data de estreia em 2024; veja | CNN Brasil

“É muito comum, no cinema, ter as continuações. “Homem-aranha” e tal. Mas, aqui, a diferença, a responsabilidade que a gente sentiu é de estar dando continuação a uma história clássica”, disse Guel, que assina o roteiro na companhia de João Falcão, Adriana Falcão, Jorge Furtado. “É como pegar ‘O Avarento’, de Molière, e fazer ‘O Avarento 2’. [É como fazer] ‘Hamlet 2’, do Shakespeare”.

“Só uma cópia iria ficar uma coisa insossa, e nós não iríamos ser fiéis. A nossa tentativa foi de nos superar para fazer uma continuação original que valesse a pena, que tentasse se equiparar ao original, mas, em cima de ombros de gigantes, que é o Ariano Suassuna”. A promessa, portanto, está feita!

Vai ser bom mesmo? Mateus Nachtergaele opina!

Durante a estreia da telenovela “Renascer”, em janeiro de 2024, o ator Mateus Nachtergaele garantiu que a sequência do clássico longa-metragem está linda, mas não tão boa quanto a primeira. Sincerão! Para ele, mesmo não ultrapassando a obra de 2000, o produto é divertido e faz jus ao legado da obra de Ariano Suassuna.

“O filme está lindo, lindo de morrer. Talvez ele não seja tão bom quanto o primeiro, pois o primeiro foi escrito pelo próprio Ariano Suassuna. O segundo foi adaptado por uma trupe de bam bam bam’s, liderados por Guel Arraes, Jorge Furtado, João Falcão, Adriano Falcão. O roteiro é bonito, mas talvez eu ache que ele não seja tão bom quanto o primeiro, pois é uma obra de arte do Ariano Suassuna o primeiro. Mas será amoroso, homenagioso (sic) e é muito engraçado, mas é mais comovente. Vocês vão se surpreender com isso. A gente tem muito amor pelo João Grilo e Chicó e, de cara, quando você reencontra os dois, algo de emocionante já acontece no espectador e isso vai seguir durante o filme. Terão horas hilárias, mas todo mundo vai falar: ‘Que saudade que eu tava’.”

Estamos aqui aguardando!

Personagens inéditos

Logo, com o universo de “O Auto da Compadecida” preservado, nada mais justo do que abrir as portas para novos personagens. Enquanto o público poderá se reencontrar com Virginia Cavendish, responsável por dar vida a Rosinha; e Enrique Diaz, intérprete do cangaceiro Joaquim Brejeiro, poderemos conhecer uma série de figuras tão fascinantes quanto.

São elas, em especial, Coronel Ernani (Humberto Martins) e o comerciante e radialista Arlindo (Eduardo Sterblitch), que prometem muita treta. Fabiula Nascimento (Clarabela), Luis Miranda (Antônio do Amor), Juliano Cazarré (Omar) e Luellem de Castro (Iracema) também fecham a lista.

Taís Araújo como Nossa Senhora Aparecida

O Auto da Compadecida 2“: veja visual de Taís Araújo como Nossa Senhora |  CNN Brasil

Por questões de agenda, Fernanda Montenegro não pode participar do longa. Desta forma, a equipe decidiu buscar uma nova Compadecida, encontrando em Taís Araújo a musa perfeita. Conforme pudemos ver em fotos e vídeos já divulgados, a atriz honrou a função ocupada por uma das maiores atrizes de todos os tempos, mostrando que, além de atuar, também é capaz de perdoar as proezas de João Grilo e Chicó.

Fernanda Montenegro estará em O Auto da Compadecida 2, afirma jornalista -  Site Miséria

“Eu conversei com a dona Fernanda. A gente conversou sobre a Nossa Senhora e sobre a importância dela ter muitas representações. Ela é a nossa grande dama do cinema brasileiro. Não daria para substitui-la. Então, estamos fazendo uma outra Nossa Senhora”, explicou Araújo, durante a CCXP.

“A gente não quer ser preto só de uma única maneira. Isso tira a nossa subjetividade. Não! Nós somos muitos. A sub-representatividade da mulher preta é muito maior, até nos filmes que falam de favela”, prosseguiu. “Não é transformar a gente em uma mazela. Nós somos a riqueza deste país”.

O cuscuz (quase) servido!

Pra fechar… em conversa com o podcast “Um Milshake Chamado Wanda”, a poderosa Juliette revelou que enviou uma mensagem para o ator Selton Mello, pedindo para estar no projeto. A voz de “Ciclone” (2023) contou que chegou a sugerir um cameo, isto é, uma aparição breve, no fundo de uma cena, mais ou menos como uma figurante.

“Queria participar de ‘O Auto da Compadecida’, mas não deixaram. Eu mandei mensagem pra Selton Mello: ‘Ei, tem como eu aparecer aí [no filme] atrás, nem que seja vendendo um picolé, dando um tchau, qualquer coisa’. Meu sonho era aparecer só, sendo eu mesma, perdida no Auto da Compadecida”

No entanto, ao parecer, ela acabou “tomando um perdido”. “Ele riu e falou assim: ‘Ah, vamos ver. Mas até hoje…”, completou a artista, não revelando exatamente quando enviou a mensagem para o ator.

***

“O Auto da Compadecida 2”, vale ressaltar, chega aos cinemas neste 25 de dezembro.

voltando pra home