Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
livros

Arnaldo Antunes é o primeiro brasileiro homenageado em festival literário de Portugal

Com mais de quatro décadas de carreira, Arnaldo Antunes foi homenageado na 17ª edição do Festival Literário Escritaria, na cidade de Penafiel, em Portugal.

O músico é o primeiro brasileiro celebrado no evento, que reconhece a importância das obras de escritores vivos da língua portuguesa.

“Eu me senti lisonjeado, é claro, mas também um pouco tímido, ao receber a notícia da escolha de meu nome para essa homenagem. Mas quando cheguei em Penafiel e vi meus versos estampados pela cidade, dialogando com o espaço público, fiquei ainda mais emocionado e tocado. Só tenho gratidão”, contou o cantor, em nota enviada à imprensa.

O evento aconteceu entre os dias 23 e 27 de outubro, com a cidade portuguesa “vestida” de Arnaldo Antunes. O artista brasileiro estampou fachadas de lojas, livrarias, o prédio da prefeitura e até caixas de remédios “indicados para a alma”.

Uma programação extensa foi preparada com palestras, oficinas de arte, performances e shows em homenagem a Arnaldo.

Amigos de longa data, como Marisa Monte, Adriana Calcanhotto, além de autores como Mia Couto e Valter Hugo Mãe, e músicos portugueses como Rui Reininho, Adolfo Luxúria Canibal, Marcia e Mafalda Veiga, também se apresentaram no festival, que ainda contou com a performance “Pequeno Abismo”, de Marcia Xavier.

Vitor Araújo, parceiro do músico no disco Lágrimas no Mar (2021), que se desdobrou em uma turnê pelo Brasil e na série documental “Lágrimas no MAM”, também esteve em Portugal. O show do projeto foi apresentado no domingo (27).

Antes, na sexta-feira (25), Arnaldo cantou com sua banda e com a participação de Adriana Calcanhotto. Também foi exibido o documentário “Com a Palavra, Arnaldo Antunes”, dirigido por Marcelo Machado e lançado o livro “Quase Tudos” (editado pela Imprensa Nacional, de Portugal), que reúne num só volume os livros de poemas de Arnaldo já publicados.

voltando pra home