Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Divulgação
tecnologia

No Brasil, não há Koo para mim: rede social encerra atividades no país após fracasso comercial

Ninguém entra mais no Koo!

A plataforma indiana que ganhou fama no Brasil após o bilionário Elon Musk comprar o Twitter — fazendo dele seu quintal sem regras — anunciou o encerramento de suas atividades no país. A notícia foi compartilhada, veja só, via Twitter, nesta quarta-feira (3).

A justificativa usada pelos responsáveis menciona uma “situação financeira ruim”. Seus administradores também agradeceram o carinho recebido por parte dos usuários.

Hit no fim de 2022, a rede social teve como usuários um imenso contingente de brasileiros, que entrou na brincadeira sobretudo por conta de seu nome: na pronúncia original, “koo” (inspirado no som emitido pelos pássaros) se assemelha a uma outra palavra portuguesa, o “cu”. Bastou isso para que os memes explodissem e a popularização do novo ponto de encontro ter funcionado, ao menos naquele instante.

Criada na Índia em 2020, a novidade tem por trás de sua fundação um momento político importante. Àquela altura, o governo de Narenda Modi acusava justamente o Twitter de se omitir diante da proliferação de perfis falsos que insuflavam a população contra o Estado, promovendo manifestações. Como uma alternativa, o Koo abraçou os dissidentes.

O símbolo da nova rede é um passarinho amarelo, bastante camarada e que se inspira de alguma forma no concorrente. Nas plataformas de download, a rede social se define como “a segunda maior plataforma de microblog do mundo”. Ela é também a única plataforma de microblogging do país asiático, que é também o mais populosos do planeta.

voltando pra home