Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Sindicato dos Roteiristas dos EUA e estúdios firmam acordo que pode encerrar greve
TÁ VINDO AÍ?
Exatos 146 dias depois… O Writers Guild of America, o Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos, afirmou ter chegado a um acordo com a entidade que representa os Estúdios de Hollywood na noite deste domingo (24). O diálogo simboliza um passo importante no encerramento da greve da categoria, que se iniciou em maio e se arrasta sem previsão de fim.
“Podemos dizer, com orgulho, que este acordo é excepcional. Com ganhos significativos e proteções para roteiristas em todos os setores da filiação”, disse o WGA em comunicado enviado à revista Variety. A nota também afirma que, por enquanto, até que essas medidas sejam realmente implementadas, ninguém deverá retornar ao trabalho. Garantias, né?
O acordo provisório também foi visto com bons solhos pelo Sindicato dos Atores, o SAG. A organização também está paralisada desde julho, em sua maior manifestação trabalhista desde a década de 1960. Agora, cabe ao WGA propor uma votação que obtenha aprovação da maioria de seus 11 mil membros.
A greve
Os profissionais paralisados exigem remunerações e condições de trabalho mais justas, principalmente, diante da expansão dos streamings e do uso de Inteligência Artificial.
A insatisfação, de acordo com o comunicado inicial da greve, se dá em virtude de “grandes mudanças que os estúdios e streamings implementaram” na indústria cinematográfica e televisiva, sem modificar seus contratos.
A última vez que as duas organizações paralisaram ao mesmo tempo foi em 1960. Separadamente, a última greve do SAG-AFTRA aconteceu em 1980; e a do WGA, em 2007. Meses atrás, fizemos uma compilação das produções que foram afetadas e tiveram seus trabalhos colocados em stand-by. Leia mais clicando aqui!