Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Edu Araujo/AgNews)
(Foto: Edu Araujo/AgNews)
cinema

Oscar 2025: Karla Sofía Gascón, de “Emilia Pérez”, é a primeira mulher trans a concorrer como Melhor Atriz

Nesta quinta-feira (23), a espanhola Karla Sofía Gascón cravou seu nome na história da indústria cinematográfica e se tornou a primeira mulher transgênero indicada ao Oscar na categoria de Melhor Atriz — uma das principais da noite.

Disputando contra Fernanda Torres, de “Ainda Estou Aqui”, Cynthia Erico, de “Wicked”, Mikey Madison, de “Anora”, e Demi Moore, de “A Substância”, a nomeação veio graças à sua performance em “Emilia Pérez” (Netflix).

Ela interpreta a personagem-título do drama musical, que antes atendia por Manitas e era o líder do cartel mexicano, mas passa por uma transição de gênero para sair do radar das autoridades e ser a mulher que sempre sonhou.

Ao seu lado estão Zoe Saldaña, Selena Gomez, Adriana Paz, Edgar Ramírez e outros atores. O francês Jacques Audiard dirige o longa-metragem, além de assinar o roteiro em parceria com o conterrâneo Thomas Bidegain.

“Emilia Pérez” tem dado o que falar nesta temporada de premiações — para o bem e para o mal. Sua trajetória começou no Festival de Cannes 2024, onde levou o Prêmio do Júri e o de Melhor Atriz (dividido por Gascón, Saldaña e Gomez).

O filme também já levou quatro troféus no Globo de Ouro 2025. Entre eles, estava o de Melhor Filme Internacional, desbancando o brasileiro “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles.

Por outro lado, a produção tem recebido fortes críticas devido ao fato de representar a França com uma história do México e um investimento da Netflix dos Estados Unidos.

A escassez de mexicanos na equipe, tendo estadunidenses em dois dos três maiores papéis; os sotaques em espanhol, que precisaram ser “aperfeiçoados” com inteligência artificial; e a representação trans também vêm causando revolta.

Oscar 2025 acontece no dia 2 de março, a partir das 21h. No Brasil, a transmissão é feita ao vivo pelos canais TNT e Max.

Distribuído no Brasil pela Paris Filmes, o filme “Emilia Perez” estreia nos cinemas em 06 de fevereiro.

voltando pra home