tecnologia

AGU notifica Meta após mudanças e cobra providências para resguardar direitos no Brasil

Toma. Nesta sexta-feira (10), a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou uma notificação extrajudicial para que a Meta, dona do Instagram, WhatsApp, Facebook e outras redes, explique como vai resguardar direitos legais no Brasil após as mudanças em sua política de moderação de conteúdo.

As novas diretrizes da empresa, anunciadas por Mark Zuckerberg na última terça (07), consistem no fim do sistema de checagem de fatos e na adoção do “notas da comunidade”. O mesmo esquema é usado pelo X, que, nos últimos tempos, tem se transformado em redutos da extrema direita.

A preocupação é que, com isso, passem a circular mais fake news e discursos de ódio, principalmente contra imigrantes, população LGBTQIA+, negros e mulheres, nas plataformas digitais que pertencem à big tech estadunidense.

Na notificação, ordenada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e revelada pela GloboNews, a AGU destaca a necessidade “de promoção e proteção dos direitos fundamentais” no ambiente online e dá 72 horas para a Meta revelar “quais providências vêm sendo e serão adotadas” para isso.

“Manifestações em plataformas digitais não podem ser realizadas para gerar desinformação sobre políticas públicas nem minar a legitimidade das instituições democráticas, nem causar pânico na população, porquanto tal atuar causa prejuízos concretos ao funcionamento eficiente do Estado Democrático de Direito. Em cenário doméstico, igualmente, a preocupação com o respeito à liberdade de expressão e outros direitos fundamentais – o que pressupõe um ambiente digital livre de desinformação e de discurso de ódio – constitui-se em uma pilastra fundamental antevista pela Constituição Federal. Nesse sentido, diante das mudanças anunciadas na política da META, é imprescindível destacar a necessidade da empresa de promoção e proteção dos direitos fundamentais, com respeito à legislação infraconstitucional e à Constituição de 1988. (…) Importa destacar, sobretudo, quais providências que vêm sendo e que serão adotadas a respeito do dever de cuidado com relação à coibição de violência de gênero, proteção contra crianças e adolescentes, prevenção contra racismo, homofobia e transfobia, prevenção contra suicídio, óbices a discurso de ódio, dentre outros temas de direitos fundamentais.”

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Kevin O Chris estreia projeto audiovisual, “Eu Sou o Rio”, com hits e inéditas

Kevin O Chris celebrou seus dez anos de carreira com uma temporada de shows no…

3 horas atrás
  • música

Caetano Veloso e Maria Bethânia encerram turnê com show em POA e mais de 500 mil ingressos vendidos

Fim de “Caetano & Bethânia”! Depois de rodar e emocionar o Brasil, Caetano Veloso e…

4 horas atrás
  • televisão

“Vale Tudo”: Raquel e Maria de Fátima discutem sobre honestidade e dinheiro em nova prévia

Para subir na vida, vale tudo? Uma nova chamada do remake de “Vale Tudo” foi…

4 horas atrás
  • música

Pabllo Vittar participará do show de Marina Lima no Lollapalooza Brasil 2025

Pabllo Vittar será a convidada especial do show de Marina Lima no Lollapalooza Brasil 2025,…

6 horas atrás
  • música

Doja Cat e Jack Harlow flertam em novo clipe com participações de Matt Damon, John Mayer e mais

Entre as novidades musicais da última sexta-feira (21) está “Just Us”, single inédito e super…

1 dia atrás
  • música

Dua Lipa convoca Troye Sivan para cantar “Rush” em show na Austrália

It’s so good, it’s so good! Dua Lipa convocou ninguém mais, ninguém menos que Troye…

1 dia atrás