É DO BRASIL! A Academia Latina da Gravação coroou dezenas de talentos brasileiros durante a premiere do Grammy Latino deste ano, realizada na cidade de Miami, nos Estados Unidos, na tarde desta quinta-feira (14).
Jota.Pê, por exemplo, venceu os troféus de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira ou Música Afro Portuguesa-Brasileira e Melhor Álbum de Engenharia de Gravação por “Se o Meu Peito Fosse o Mundo”. Além disso, conquistou o de Melhor Canção em Língua Portuguesa por “Ouro Marrom”.
“Houve um tempo em que viver de música, pra mim, era menos que um sonho, era uma dúvida. É muito especial tá aqui, anos depois de acreditar no meu sonho, e ver que meu sonho é possível, perceber que viver de música é possível pra um cara preto de Osasco, do Brasil”, comemorou.
Xande de Pilares foi outro vitorioso do país. Ele arrebatou o gramofone de Melhor Álbum de Samba/Pagode por “Xande Canta Caetano”, disco em que revisita e reverencia a obra de Caetano Veloso, e ficou “emocionadíssimo”.
“Dedico [este prêmio] a todo o pessoal da música, ao Morro do Turano, ao Andaraí, ao Jacarezinho, a São Gonçalo, à Águia de Ouro, a Pilares e ao Grupo Revelação, que também faz parte da minha história. A minha música já diz, né? ‘Na vida é preciso aprender, se colhe o bem que plantar, é Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar’. Obrigado!”, celebrou.
Os Garotin, com “Os Garotin de São Gonçalo”, se consagrou na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. “Que felicidade, gente! Nós viemos de um lugar que é preciso ter muita ousadia pra sonhar, quem dirá realizar os sonhos”, declarou um dos membros do grupo, Leo Guima.
“Mas”, acrescentou, “a vida foi nos guiando. Por um motivo que a gente não sabe explicar, fez esses três meninos de São Gonçalo se encontrarem – um encontro repleto de mistérios. Eu só tenho a agradecer pelas surpresas da vida”.
Ana Castela, por sua vez, conquistou o Grammy de Melhor Álbum de Música Sertaneja por “Boiadeira Internacional (Ao Vivo)”. “Estou muito feliz de estar aqui. Quero agradecer à minha mãe, ao meu pai, a Jesus Cristo e a todas as pessoas que trabalham comigo. Obrigada a todos. Aqui é Brasil!”, falou.
Já “Mariana e Mestrinho”, de Mariana Aydar e Mestrinho, venceu como Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa. “[Queria] agradecer a Deus e ao nosso forró. A gente está muito feliz de estar aqui, representando o forró pé de serra, que é um dos grandes pilares da música brasileira”, disse Mariana.
Erasmo Carlos teve uma vitória póstuma com “Erasmo Esteves” na categoria Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. O trio Gabriel O Pensador, Lulu Santos e Xamã levou a melhor em Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa por “Cachimbo da Paz 2”.
“Esse prêmio vai para uma música de atitude, que fala da nossa hipocrisia, da violência, do atraso mental e da covardia com os povos originários, um tema importante, com uma sonoridade atual, mas, infelizmente, um tema que a gente já tinha abordado mais de 25 anos atrás”, comentou Gabriel.
Por “Tembla”, Hamilton de Holanda dividiu o gramofone de Melhor Álbum de Música Instrumental com os venezuelanos do C4 Trio. Thalles Roberto, a sua vez, levou o de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa por “Deixa Vir Vol II”.
Vale lembrar que a cerimônia principal do Grammy Latino 2024 começa às 21h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no canal BIS e no streaming Globoplay. Relembre os indicados neste link e decida para quem torcer!
Depois de mais de uma década, Kool & the Gang está de volta ao Brasil!…
A atriz Fernanda Montenegro, lenda do teatro e da teledramaturgia brasileiros, entrou para o Guinness,…
O filme "Ainda Estou Aqui", lançado no último dia 7 de novembro, já é um…
A musa Liniker segue na missão de apresentar o disco "CAJU" ao público paulistano. Na…
A banda Linkin Park, que se apresenta neste 15 de novembro em São Paulo, já…
Após ter participado do programa “Lady Night”, talk show apresentado por Tatá Werneck, a cantora…
Leave a Comment