series

Não contavam com a minha astúcia! Doze séries de investigação para você maratonar

Detetives, policiais, grandes investigações… Não é de hoje que as produções audiovisuais adicionam camadas e camadas de desdobramentos à jornada do herói. Assim é que nascem grandes personagens, que dedicam sua existência a desvendar mistérios aparentemente indecifráveis. Não importa o idioma, o contexto ou ainda o perigo que os cerca: eles sempre estão a um passo do risco.

Nos últimos anos, esse tipo de produção se expandiu, criando espectadores fiéis não apenas em língua inglesa – idioma em que é um sucesso absoluto –, mas também em espanhol, francês e português. Abaixo, você confere um listão com dez produções (algumas delas, novinhas em folha) para maratonar. A nossa dica é: caneta e papel na mão, você terá alguns casos a resolver.

“A Mulher no Lago”

Onde ver: Apple TV+

Os episódios de “A Mulher no Lago” chegaram ao streaming no último dia 19 de julho. Tendo como protagonista a atriz Natalie Portman, seu enredo finca raízes no ano de 1966, quando uma jovem desaparece na cidade de Baltimore no Dia de Ação de Graças.

O acontecimento vai entrelaçar a vida dessas duas mulheres, de modo que a jornalista e dona de casa Maddie Schwartz (Portman) passa a investigar a morte de Cleo Sherwood (Moses Ingram), mãe que encarava diariamente as políticas frágeis para a população negra da cidade enquanto sustentava a família. Obsessões, perigos e segredos são tudo o que dá tom à narrativa, que tem Alma Har’el na direção.

“DNA do Crime”

Onde ver: Netflix

Nossa lista se abre com uma produção nacional. Com oito episódios, “DNA do Crime” se desenvolve a partir dos dramas de Maeve Jinkings (Suellen) e Rômulo Braga (Benício). Dois policiais lotados em Foz do Iguaçu, ambos se dedicam a desvendar casos federais.

Em 2017, uma seguradora paraguaia foi assaltada por uma gangue brasileira, levando US$ 8 milhões. Para tal, foram usados 30 criminosos, bombas e um forte aparato bélico. Desvendar esse mistério vai se tornar uma obsessão, que atravessa dilemas pessoais.

“Mare of Easttown”

Onde ver: Max

Um dos sucessos mais recentes da HBO, o enredo acompanha uma detetive de uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos. Às voltas com a família e com o próprio trabalho, que usa para fugir de questões pessoais, ela decide investigar o desaparecimento e a morte de duas jovens — um caso delicado e que não poupará nem mesmo seus laços mais íntimos.

A atuação de Kate Winslet é deslumbrante — em detrimento de seu trabalho seguinte para a mesma emissora, a sátira de gosto duvidoso “O Regime”. Vale a pena assistir a todos os episódios e ficar de olho: há conversas em andamento sobre uma possível segunda temporada.

“A Louva-a-deus”

Onde ver: Netflix

Em “A Louva-a-deus”, conhecemos a história de uma serial killer francesa que, após décadas em cárcere, decide oferecer ajuda para solucionar uma série de homicídios em curso. Sua única condição é poder trabalhar ao lado do filho, um investigador policial que acaba se tornando o verdadeiro protagonista. Nada previsível, a produção destaca o trabalho da atriz Carole Bouquet, responsável por dar vida à temida Jeanne Deber.

No fim das contas, ela é uma justiceira que tem como objetivo chocar potenciais abusadores. Uma pena que a produção seja tão curta, com apenas seis episódios, e que alguns personagens não consigam ter o devido desenvolvimento.

“Inacreditável”

Onde ver: Netflix

Nesta série indicada ao Emmy, uma jovem é acusada de mentir ao denunciar um crime de estupro. Baseada em fatos reais, a trama mostra que, apesar das evidências, a polícia a coage a assinar uma confissão dizendo que inventou tudo aquilo — decisão que a leva a responder por falso testemunho.

Três anos mais tarde, um grupo de investigadoras do Colorado toma conhecimento de casos semelhantes, cometidos possivelmente pelo mesmo violador da protagonista. É aí que, em uma reviravolta, o caso é reaberto. São destaques em “Inacreditável” a exploração do modus operandi do criminoso, bem como as cenas que envolvem o julgamento de Marie, com reproduções incrivelmente semelhantes aos fatos reais.

“Bandidos na TV”

Onde ver: Netflix

Não seria também o documentarista uma espécie de investigador? Única produção do gênero a integrar esta lista, “Bandidos na TV” mostra como a vida real derrubou o político e apresentador de TV Wallace Souza, acusado de arquitetar os mesmos crimes brutais que exibia em seu programa.

Primeira série documental em português da Netflix, a produção se dedica a mostrar como Souza construiu fama e poder forjando homicídios e fazendo com que os índices de audiência de seu programa popular disparassem. Vale a pena prestar atenção na riqueza de detalhes em que se dá o trabalho de pesquisa e o ritmo dado pelo diretor, Daniel Bogado.

“Brooklyn Nine-Nine”

Onde assistir: Netflix

Uma das sitcoms mais famosas do presente, “Brooklyn Nine-Nine” apresenta as aventuras de Jack Peralta, um detetive imaturo que integra o departamento de polícia do Brooklyn. Sempre em conflito com seu ajudante, ele desvenda, a despeito de sua postura infantil, um grande número de crimes ao longo de oito temporadas. Com uma pegada levemente cômica, o projeto destoa um pouco das demais produções apresentadas aqui, afinal, é importante manter o equilíbrio.

“El Ministerio del Tiempo”

Onde ver: Prime Video

Imagine que o governo da Espanha realmente tivesse condições de bancar viagens no tempo para um grupo específico de profissionais? Este é o segredo mais valioso do Estado. Diante de um portal aberto que suscita ameaças, sua missão na série “El Ministério del Tiempo” será detectar e impedir que qualquer membro intruso do passado possa interferir no presente. Nomes como Rodolfo Sancho, Aura Garrido e Julián Villagrán integram o elenco das quatro temporadas, que foram exibidas entre 2015 e 2020.

“True Detective”

Onde ver: Max

Um dos exemplos mais clássicos das narrativas de suspense, “True Detective” se propõe, a cada temporada, a desvendar um novo acontecimento. Na primeira delas, comandam as investigações os atores Matthew McConaughey e Woody Harrelson, que permaneceram 17 anos na cola de um serial killer de Louisiana. Em seguida, foi a vez de Collin Farrell dar vida a um profissional cuja lealdade é posta em xeque a partir de uma rede de conspirações. Nos dois últimos anos, entretanto, o protagonismo fica por conta de Mahershala Ali e Judie Foster, respectivamente.

Arriscando-se tal qual acontece com seus protagonistas, o esquema em que se baseiam as narrativas, em um troca-troca de showrunners e enredos rotativos, é justamente a fórmula para que seu fôlego seja mantido. Vale a pena acompanhar, ainda que o último episódio da temporada mais recente tenha deixado os fãs da série um tanto quanto intrigados.

“Mar de Plástico”

Onde ver: Prime Video

Neste thriller, somos levados à cidade fictícia de Campoamargo, no Norte da Espanha. É lá onde se concentram as investigações a respeito do assassinato de Ainhoa, jovem que se torna uma obsessão para Hector, um ex-soldado enviado para lutar no Afeganistão. O mais curioso de “Mar de Plástico” é o fato de que o local em que os eventos acontecem é absolutamente multicultural, uma vez que comporta trabalhadores africanos, mulheres russas, ciganos e jovens do povoado. Quando a morte de Ainhoa se torna pública, suas diferenças se acentuam e será preciso esperteza para driblá-las.

“Mulheres de Azul”

Onde assistir: Apple TV+

Com novos episódios desde o último dia 31 de julho, esta produção conta como quatro mulheres, que desafiam as normas ultraconservadoras do México no início da década de 1970, unem seus interesses para ingressar na primeira força policial feminina do país. O que ninguém espera é que tudo não passa de uma jogada publicitária para que a imprensa seja distraída em relação aos homicídios em série cometidos por um vilão anônimo.

Quando seu número de vítimas parece, finalmente, incontrolável, elas decidem que é hora de fazer um pacto e entregá-lo à Justiça. No elenco de “Mulheres de Azul“, estão nomes como Bárbara Mori, Miguel Rodarte e a cantora Ximena Sariñana.

“Dom”

Onde ver: Prime Video

Lançada em abril de 2021, a série mostra um policial dedicado na luta contra as drogas e, em paradoxo, seu filho, Pedro, que vai de um jovem usuário de cocaína a um dos bandidos mais procurados do Rio de Janeiro. Toda a produção vem inspirada na história real do criminoso Pedro Dom.

Na temporada mais recente, que chegou em 2023, Dom (Gabriel Leone) faz de tudo para viver como um homem livre ao lado da amada Jasmin (Raquel Villar) e da filha recém-nascida. Porém, a polícia e uma dívida com o chefe do tráfico na Rocinha o tiram da vida “comum”. Mais uma vez, o “bandido gato” precisa se arriscar e fazer o seu maior e mais arriscado assalto até então. Enquanto ele tenta o acerto de contas, seu pai, Victor (Flávio Tolezani), começa uma batalha contra o câncer. Drama e tiro de sobra!

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

13 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

15 horas atrás
  • música

Ascensão da Princesa: Chappell Roan entregou muitos hits, looks e polêmicas em 2024!

2024 foi o ano que marcou a ascensão de Chappell Roan e, por bem ou…

18 horas atrás
  • cinema

Blake Lively acusa Justin Baldoni, diretor de “É Assim Que Acaba”, de assédio sexual

O site TMZ publicou uma matéria, neste sábado (21), afirmando que a atriz Blake Lively,…

21 horas atrás
  • música

Ludmilla faz show com referências ao Coachella e multidão em Duque de Caixas; veja fotos e vídeos

GRANDONA! Na noite da última sexta (20), Ludmilla fez bonito ao se apresentar em casa,…

21 horas atrás
  • games

SZA faz interpolação de “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim, em faixa do disco “LANA”

Ouça bem este som: https://youtu.be/hWjwNgiLMgA Conhece a melodia? Pois bem. A cantora SZA liberou, na…

23 horas atrás