No início de agosto, a escritora argentina Ariana Harwicz divulgou em seu perfil no Instagram uma notícia importante: está em andamento uma adaptação cinematográfica de seu livro “Morra, Amor”.
Os atores escolhidos para estrelar a obra são a dupla Robert Pattinson e Jennifer Lawrence, sob produção de ninguém menos que Martin Scorsese.
“Finalmente! Depois de anos de espera, ‘Morra, Amor’ será filmado no Canadá este mês, sob a direção de Lynne Ramsay, produção de Martin Scorsese (o grande primeiro leitor). Tudo soa escuro maravilhoso. Sylvia Plath, depressão erótica e humor muito negro”, escreveu, em tom de brincadeira.
Este é seu livro de estreia e conta como em uma região esquecida no interior da França uma mulher luta contra vários demônios ao mesmo tempo.
(Foto: Divulgação)
Na obra, a autora foca na exclusão ao mesmo tempo em que deseja, profundamente, pertencer. A protagonista, conforme a sinopse, sonha com a liberdade.
“Almeja a liberdade, sente-se aprisionada; que anseia pela vida familiar, quer botar fogo na casa. Casada e mãe de um bebê, ela se sente cada vez mais sufocada e reprimida, apesar de o marido aceitar seu estranho comportamento. A condição feminina, a banalidade do amor, os terrores do desejo, a maternidade e a brutalidade inexplicável “de levar seu coração com o outro para sempre” – esse romance aborda todas essas questões com uma intensidade crua e até mesmo selvagem.”
Pelos temas, é nítido que um livro assim receberia comparações com outros nomes da literatura internacional. Cabem mencionar, além de Sylvia Plath, a brasileira Clarice Lispector e a francesa Nathalie Sarraute, que se jogaram em escritas radicais marcadas por violências, erotismos e ironias.
Foi assim que “Morra, Amor” conquistou a crítica nos Estados Unidos e recebeu uma indicação ao Man Booker Prize, importante prêmio nacional.
Uma vez que a obra faz parte de uma tríade literária (a qual a autora define como “involuntária e da paixão”), cabe pensar que talvez, a depender do sucesso do filme, outras adaptações vem por aí.
O livro número 2 de Ariana Harwicz, “A Débil Mental”, chegou ao mercado editorial brasileiro em 2020, contando mais um drama entre mãe e filha que se espionam, entre o amor e o ódio.
A Débil Mental. (Foto: Divulgação)
Novamente presas em um vilarejo afastado, elas cultivam um círculo de afeto e destruição mútua, uma história de amor entre abraços e facadas que só poderá ser desfeita a partir da chegada de um amante da filha. Aqui, a escritora trata de expor a loucura de conviver com ambas entre pulsões reprimidas e perturbadoras, exponentes de uma beleza sem igual.
Em seguida, o livro número 3 é “Precoce”, uma narrativa marcada pela angústia e o horror da loucura. Novamente, os protagonistas se veem em um ambiente rural.
No limite, mãe e filho caçam no lixo e vagam sendo perseguidos por assistentes sociais e policiais de modo que a genitora, obstinada em não perder a guarda da criança, faz de tudo para manter-se lúcida. Com estruturas familiares distorcidas é que o pequeno se transforma em um homem — avanço temporal que a faz questionar a maternidade. Pulsões carnais, incestos e amores desequilibrados pela violência é que aqui dão o tom.
“Mas agora me beija e nos desfazemos, não mãe e filho, dois clandestinos que se cruzam numa parada, dois aturdidos no alto de um refúgio, dois punks que atravessam a Europa comendo do lixo público, na França, na Alemanha, na Itália, os lixos cheios, sanduíches mordidos”.
Precoce. (Foto: Divulgação)
Por enquanto, a adaptação de “Morra, Amor” ainda não tem data para chegar aos cinemas, mas… ficam aí três dicas de leitura para quem deseja ver novos dramas e diferentes circos pegando fogo.
Green Day está de volta com força total! O grupo de Billie Joe Armstrong, Mike…
Após dar sold out em todas as seis primeiras datas anunciadas, Luísa Sonza decidiu ampliar…
Não ser convidada para as festinhas de escola na infância, o amigo que é confundido…
Blogueirinha é uma das criadoras de conteúdo convidadas pelo YouTube para a experiência inédita e…
À revista People, Eric Dane, ator estadunidense conhecido pelas séries “Grey's Anatomy” e “Euphoria”, revelou…
Quase cinco meses depois, veio aí! A dupla Kendrick Lamar e SZA surpreendeu o público…
Leave a Comment