Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Sinéad O'Connor no clipe de "Trouble of The World" (Reprodução)
Reprodução
música

Sinéad O’Connor estava finalizando disco quando morreu, diz produtor

Uma reportagem publicada pela revista Rolling Stone en Español dá conta de que a cantora Sinéad O’Connor finalizava um disco inédito quando morreu, em julho de 2023. Intitulado “No Veteran Dies Alone” [“Nenhum veterano morre sozinho”, em tradução literal], a obra era fruto de um trabalho de cinco anos ao lado do produtor irlandês David Holmes, um projeto “emocional e realmente pessoal”, conforme revelou o próprio.

“Holmes comprovou de imediato a intensa dedicação de O’Connor ao seu ofício quando escutou que chamavam em sua porta em Belfast, às 9h da manhã. O’Connor disse que estava tão emocionada com a canção que havia composto em casa, no meio da noite, que pegou a estrada para trabalhar nas primeiras horas do dia. ‘Ela me disse ‘Não conseguia dormir, eram 3h da manhã e vim’. Deve ter ficado na porta por horas, me esperando”, diz um dos trechos da conversa.

O produtor também reproduz trechos de conversas que teve com a artista, morta aos 56 anos. “O’Connor dizia ‘Levo tempo para compor uma música, mas quando está pronta, sei que vale a pena’. Tomei a decisão de nunca pressioná-la. Tudo foi feito dentro de seus próprios termos”, afirmou.

“Depois de gravar uma voz, ela sempre comia um sanduíche, tomava uma taça de chá e logo voltava para Bray [vila no condado de Berkshire, na Inglaterra, às margens do rio Tâmisa]”, prosseguiu. “Ela estava emocionada com o disco”.

Até o momento, não se sabe quais são os planos da família em relação ao material, que conta com oito canções. “Com prazer, farei o que me digam. Como qualquer artista, Sinéad sofria de insegurança, mas sabia que as pessoas a amavam. Isso realmente a fazia sorrir e a animava. Provavelmente, foi a primeira pessoa que conheci e que foi cancelada, pagou um preço alto por isso. Mas, também era uma sobrevivente, uma guerreira. Isso nunca a deprimiria”, disse Holmes.

Causa da morte

O’Connor morreu em 26 de julho de 2023, em decorrência de asma e de uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O quadro estava combinado ainda a uma infecção no sistema respiratório, conforme revelou a autópsia realizada em seu corpo e divulgada ontem (29), um ano depois de sua partida, pelo jornal The Irish Independent.

A princípio, a perícia não tinha revelado os motivos que levaram O’Connor a óbito, embora a polícia já garantisse que não se tratava de um caso suspeito. Em janeiro de 2024, circulou a informação de que seu falecimento tinha se dado por causas naturais, o que agora foi também descartado.

Seu último LP, “I’m Not Bossy, I’m the Boss”, foi lançado em 2014.

voltando pra home