A TV Globo voltará a exibir, em agosto, a novela “Cabocla“. A iniciativa faz parte do vespertino “Edição Especial”, que resgata tramas de sucesso. Transmitida originalmente em 2004, a narrativa nse converteu em um clássico contemporâneo, uma vez que já tinha sido rodada uma primeira versão, em 1979.
Adaptado por Edmara e Edilene Barbosa, filhas do autor Benedito Ruy Barbosa, o folhetim gira em torno do amor entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e um jovem advogado carioca, Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). Com disputas políticas, o drama se inspira no romance homônimo de Ribeiro Couto, escritor da primeira fase do modernismo.
Ambientada no ano de 1918 em Vila da Mata, município rural fictício, a história se vê atravessada pelas disputas territoriais dos coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). Confira, abaixo, a sinopse completa:
“No começo da trama, a jovem está noiva do peão Tobias – vivido por Malvino Salvador, também em sua estreia na TV – mas acaba se encantando pelo bon-vivant depois de o rapaz passar uma noite no hotel de seus pais, Zé da Estação (Otávio Augusto) e Sinhá Bina (Jussara Freire). Luís, filho do exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria) e um assíduo frequentador de festas no Rio de Janeiro, é aconselhado pelo doutor Edmundo (Othon Bastos) a se mudar para o Interior ao ser diagnosticado com tuberculose. As paisagens arejadas e frescas da simples Vila da Mata parecem ser o destino ideal ao rapaz. Basta uma noite no hotel para Luís se encantar com a tímida Zuca e mudar radicalmente seu comportamento. Mas, para viver esse grande amor, eles enfrentarão muita resistência por conta das diferenças sociais e do fato de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro Tobias. A outra trama central da novela trata da rivalidade entre os dois chefes políticos da região de Vila da Mata, os coronéis Boanerges e Justino. A disputa entre ambos pelo poder da cidade é clara, bem como a impossibilidade de entendimento. O tom político é uma marca forte na trama, que também enfatiza a questão agrária. Logo nas primeiras cenas, o vigário (John Herbert), de olho em dinheiro para sua igreja, comanda uma aposta de corrida de cavalos dos dois fazendeiros – representados por seus peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) – que ilustra bem essa oposição.”
No elenco, estão ainda nomes como Vera Holz, Sebastião Vasconcelos, Maria Flor, Umberto Magnani, Elena Toledo, Mareliz Rodrigues, Claudio Galvan, Rogério Falabella, Cosme dos Santos, Oscar Magrini, Aisha Jambo e Roberta Rodrigues.
Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…
Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…
“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…
O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…
Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…
Leave a Comment