televisão

“Cabocla”: clássico da TV brasileira voltará a ser exibido pela Globo em agosto

A TV Globo voltará a exibir, em agosto, a novela “Cabocla“. A iniciativa faz parte do vespertino “Edição Especial”, que resgata tramas de sucesso. Transmitida originalmente em 2004, a narrativa nse converteu em um clássico contemporâneo, uma vez que já tinha sido rodada uma primeira versão, em 1979.

Adaptado por Edmara e Edilene Barbosa, filhas do autor Benedito Ruy Barbosa, o folhetim gira em torno do amor entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e um jovem advogado carioca, Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). Com disputas políticas, o drama se inspira no romance homônimo de Ribeiro Couto, escritor da primeira fase do modernismo.

Ambientada no ano de 1918 em Vila da Mata, município rural fictício, a história se vê atravessada pelas disputas territoriais dos coronéis Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça). Confira, abaixo, a sinopse completa:

“No começo da trama, a jovem está noiva do peão Tobias – vivido por Malvino Salvador, também em sua estreia na TV – mas acaba se encantando pelo bon-vivant depois de o rapaz passar uma noite no hotel de seus pais, Zé da Estação (Otávio Augusto) e Sinhá Bina (Jussara Freire). Luís, filho do exportador de açúcar Joaquim (Reginaldo Faria) e um assíduo frequentador de festas no Rio de Janeiro, é aconselhado pelo doutor Edmundo (Othon Bastos) a se mudar para o Interior ao ser diagnosticado com tuberculose. As paisagens arejadas e frescas da simples Vila da Mata parecem ser o destino ideal ao rapaz. Basta uma noite no hotel para Luís se encantar com a tímida Zuca e mudar radicalmente seu comportamento. Mas, para viver esse grande amor, eles enfrentarão muita resistência por conta das diferenças sociais e do fato de Zuca ser noiva do teimoso e encrenqueiro Tobias. A outra trama central da novela trata da rivalidade entre os dois chefes políticos da região de Vila da Mata, os coronéis Boanerges e Justino. A disputa entre ambos pelo poder da cidade é clara, bem como a impossibilidade de entendimento. O tom político é uma marca forte na trama, que também enfatiza a questão agrária. Logo nas primeiras cenas, o vigário (John Herbert), de olho em dinheiro para sua igreja, comanda uma aposta de corrida de cavalos dos dois fazendeiros – representados por seus peões Tobias e Tomé (Eriberto Leão) – que ilustra bem essa oposição.”

No elenco, estão ainda nomes como Vera Holz, Sebastião Vasconcelos, Maria Flor, Umberto Magnani, Elena Toledo, Mareliz Rodrigues, Claudio Galvan, Rogério Falabella, Cosme dos Santos, Oscar Magrini, Aisha Jambo e Roberta Rodrigues.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Cynthia Luz lança single inédito às vésperas de show no Rock in Rio; ouça “Coração Bandido”

A cantora e compositora mineira Cynthia Luz estreou “Coração Bandido” nesta sexta-feira (20), apenas horas…

5 minutos atrás
  • música

Jamie xx, produtor musical inglês, estreia o aguardado disco “In Waves”

Nesta sexta-feira (20), o produtor musical inglês Jamie xx estreou "In Waves", o aguardado segundo…

3 horas atrás
  • cinema

“O Quarto ao Lado”: veja trailer legendado de filme de Almodóvar com Tilda Swinton e Julianne Moore

OBRA PRIMA! Saiu, nesta sexta-feira (20), o primeiro trailer legendado de “O Quarto ao Lado”,…

3 horas atrás
  • televisão

Katy Perry experimenta comidinhas do Brasil e manda beijo para Ana Maria Braga

UM BEIJO, ANA MARIA! A passagem de Katy Perry pela TV Globo rendeu mais conteúdos…

4 horas atrás
  • música

Katy Perry estreia disco no Brasil, distribui pizza e surge enrolada em bandeira

Não tem jeito: temos o MOLHO! Depois de The Weeknd escolher estrear turnê por aqui…

6 horas atrás
  • música

Sete fatos mais legais sobre Cyndi Lauper, que toca no Rock In Rio, que você precisa saber

O Rock In Rio 2024 será histórico por diversos motivos, muito além do fato de…

6 horas atrás