música

Xande de Pilares faz turnê com benção de Caetano Veloso e encontro do popular com o cancioneiro

O respeito e a afeição com que Xande de Pilares tratou a obra cinquentenária de Caetano Veloso no disco “Xande Canta Caetano”, lançado em agosto de 2023, se refletiram na turnê homônima, iniciada no último domingo (02).

O carioca demonstrou reverência desde a escolha de um dos locais mais emblemáticos da terra do baiano, a Concha Acústica do Teatro Castro Alves, como palco da estreia do espetáculo em sua homenagem até o repertório.

O show começou ao som de “Muito Romântico”, assim como o álbum, estabelecendo de imediato a conexão do sambista com o ícone da música popular brasileira. Isso porque a canção foi a primeira de autoria de Caetano que Xande ouviu, apesar de, com sete anos de idade à época, tê-la associado a outro grande nome da cena nacional, Roberto Carlos.

(Foto: Lucas Leawry)

A setlist seguiu em sincronia com o registro fonográfico, mas com algumas mudanças. Colocou “Alegria, Alegria” à frente de “Tigresa” – encarnada pela companheira de Xande e mãe de sua recém-nascida filha Estrela, Mikimbeth, como uma passista aqui – e adicionou outras faixas – a exemplo de “Força Estranha”, “Desde que o Samba é Samba” e “A Luz de Tieta”.

As duas últimas, assim como “Lua de São Jorge” e “Gente”, foram cantadas na companhia do próprio Caetano. Ele deixou os bastidores, de onde assistia à apresentação desde o início, para agradecer pessoalmente a homenagem, receber os aplausos calorosos do público da Bahia e se jogar no samba que Xande fez tão bem com suas composições-poesias.

Ambos se disseram “nervosos” com a abertura de “Xande Canta Caetano” e provavelmente estavam mesmo, mas nada apagou o brilho da noite. Ao vivo, Xande deu ainda mais força às suas releituras com o apreço de quem sabe a relevância da música “caetaniana” e uma banda competente, sempre atenta aos seus comandos.

(Foto: Lucas Leawry)

Tudo isso sem esquecer da própria trajetória. O artista da Cidade Maravilhosa ainda arranjou espaço para os sucessos do Grupo Revelação, do qual participou de 1994 a 2014: “Trilha do Amor”, dedicada a Caetano, “Coração Radiante”, “Compasso do Amor”, “Velocidade da Luz”, “Do Jeito Que a Vida Quer” e “Deixa Acontecer”.

Ele também incluiu “Bahia de Todos os Deuses”, samba-enredo da Salgueiro em 1969, ano de seu nascimento, no repertório e celebrou os sambistas Moreira da Silva, Pretinho da Serrinha, Hamilton de Holanda e Dudu Nobre, o santo São Jorge e outras figuras populares a partir dos desenhos de Filipe Jardim no cenário do show, com direção artística de Regina Casé.

“Xande Canta Caetano” continua nos próximos meses. A festa passa por Minas Gerais, no festival Sensacional; São Paulo, com show solo e no Coala Festival; Rio de Janeiro, com show solo também; além do Distrito Federal, na Praia Festival, para espalhar o cancioneiro de Caetano na voz popular de Xande.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Coringa 2” lidera lista de indicados ao Framboesa de Ouro 2025; veja!

Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…

6 horas atrás
  • música

Vem aí! Jade revela previsão de lançamento de primeiro disco solo

Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…

7 horas atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas de Portugal e lidera bilheteria

“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…

8 horas atrás
  • música

Bad Bunny emplaca 3 faixas do disco “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” no Top 10 da parada Billboard Hot 100

O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…

9 horas atrás
  • cinema

Ayo Edebiri se depara com culto de popstar no trailer de “Opus”, novo terror do A24

Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…

9 horas atrás
  • música

Marisa Monte e Orquestra Afrosinfônica anunciam show em conjunto em Salvador (BA)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…

9 horas atrás