Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Rico Dalasam estreia podcast que revisita memórias e lança olhar sobre a literatura
O rapper Rico Dalasam estreou, em todas as plataformas de podcast, a série “Último Dia no Orfanato Tia Guga”. Ao longo de cinco episódios, o artista revisita as memórias da mãe, Ana, a fim de se conectar, a partir de elaborações, com a orfandade.
“É o início de um caminho que estou adiando há muitos anos. Escrever e ler me contempla tanto quanto o trabalho na música. inclusive essa é uma modalidade da palavra que a música não dá conta”, diz Dalasam, em nota.
A ideia, que encerra a trilogia musical composta pelos discos “Dolores Dala Guardião do Alívio” (2021), “Fim das Tentativas” (2022) e “Escuro Brilhante, Último Dia no Orfanato Tia Guga” (2023), introduz sutilmente o interesse do artista em se dedicar à literatura. Vamos acompanhar?
Abaixo, você confere a sinopse de cada um dos episódios.
Episódio 1
Título: Itabuna 49
No episódio de abertura do podcast Último dia no Orfanato Tia Guga, a mãe de Rico Dalasam, Dona Ana, conta sua história de vida. Nascida em 1949, em Uruçuca, na Bahia, ela retoma lembranças e as histórias de família que lhe foram contadas ainda criança. De um lar com mãe, pai e irmãos, Ana viu sua base desintegrar a partir de sua doação e de seus oito irmãos – todos separados – por sua mãe, após a morte de seu pai. O abandono, o acolhimento por sua “tia” – com quem adquiriu a experiência de fé que lhe acompanha até hoje – o desencontro, a chegada em São Paulo, o desaparecimento, até ser encontrada pela família já na idade adulta.
Episódio 2
Título: Primo Zeca
No segundo episódio do podcast Último dia no Orfanato Tia Guga, Dona Ana revive a sensação de segurança que sentiu ao reencontrar parte de sua família. O destino mais uma vez sorri e traz o primo Zeca para perto. Ele a leva até sua irmã Augustinha e com isso Ana retorna à Bahia ao encontro de sua mãe, Marcelina e o restante da família. De volta a São Paulo, anos depois ela ainda acolhe a mãe em sua casa fazendo por ela o que não recebeu quando criança. Em meio a adaptação do filho mais novo, Jeferson Ricardo, a convivência com a mãe se mostra insustentável e Ana percebe que o laço cortado na infância na verdade não teria mais liga.
Episódio 3
Título: O Medo de ser Devolvido
Para o terceiro episódio do podcast Último dia no Orfanato Tia Guga, Rico Dalasam passeia pelas lembranças de um pequeno ser, cheio de esperança de encontrar e ganhar uma família. A ideia de ser devolvido lhe fora contada por Fatuma, a menina por quem ele teve mais apreço no Orfanato Tia Guga. E a partir (da possibilidade ) dessa imagem Rico vai orientar sua postura ética no mundo, pela observação e escuta do que lhe cerca. E também da disciplina implicada em suas ações em busca de não ser um peso, mas útil em relação às pessoas. Ao lado de Carina Preta, Fatuma eram as meninas maiores do Tia Guga, responsáveis pelas primeiras histórias e imagens absorvidas pelos pequenos do orfanato. A compreensão da diferenciação racial e social, mesmo em um contexto coletivizado de abandono, ali já estão postas aos olhos de Ricardo.
Episódio 4
Título: A santa que era luz.
A fé em Santa Luzia, o encontro com Luzia e Davi, o gosto de ser lembrado e a construção dos afetos a partir das relações de amizade no quarto episódio do podcast Último dia no Orfanato Tia Guga.
Episódio 5
Título: Olha a sorte que você teve na vida: encontro com a mãe.
No episódio final do podcast Último dia no Orfanato Tia Guga, Rico Dalasam narra passagens de seu encontro com a família de Luzia. Do encantamento ao desejo de ser levado pela família dos que já eram seus amigos.
Ouça agora mesmo no seu tocador favorito!