O Festival de Cannes dedicou sua atenção ao novo filme de Yorgos Lanthimos nesta sexta-feira (17). Na esteira do sucesso de “Pobres Criaturas”, de 2023, “Tipos de Gentileza” teve sua première no evento e, com as primeiras críticas já publicadas, arrebatou 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Os textos entraram em consenso em um ponto: o longa-metragem, estrelado por Emma Stone, Willem Dafoe, Jesse Plemons, Margaret Qualley, Hunter Schafer, Joe Alwyn, Hong Chau e Mamoudou Athie, é uma retomada da estranheza, do surrealismo e do absurdo característicos do cineasta grego.
As análises também entregaram mais detalhes da trama, que consiste em uma fábula antológica, dividida em três partes, e com os atores assumindo múltiplos personagens. No primeiro capítulo, “The Death of R.M.F.”, um homem, manipulado pelo chefe, tenta assumir o controle da própria vida.
No segundo, “R.D.F. Is Flying”, outro homem fica alarmado com a volta e a mudança de sua esposa, até então, desaparecida no mar. Já no terceiro e último, “R.M.F. Eats a Sandwich”, uma mulher abandona sua família e busca um líder espiritual. Abaixo, você confere alguns destaques do que foi dito:
“Yorgos Lanthimos agora pode reivindicar seu trono como nosso rei-poeta cinematográfico da humilhação em série. ‘Tipos de Gentileza’ marca um retorno aos espetáculos de degradação pessoal, familiar e social nos quais o diretor fez seu nome. […] No filme, que dura 165 minutos e consiste em três histórias distintas com o mesmo elenco em papéis diferentes, ele não tem pressa, deliciando-se e deleitando-se com suas rodadas de absurdo e humilhação. Pode ser um pouco cansativo – filmes antológicos costumam ser, e este é longo –, mas podemos sentir a empolgação do diretor.”
“Com ‘Tipos de Gentileza’, o diretor Yorgos Lanthimos – membro pioneiro da Estranha Onda Grega – serve uma porção tripla de estranheza. […] Esta antologia de três partes e quase três horas mostra uma vitória de Lanthimos, com um elenco de matar e muitos recursos de um estúdio independente americano à sua disposição.”
“O filme é um retorno ao estilo de menor escala de Lanthimos e à frieza contundente que o tornou famoso. ‘Tipos de Gentileza’ compartilha o mesmo DNA de ‘Dente Canino’ ou ‘O Sacrifício do Cervo Sagrado’, pequenos contos mórbidos que beiram o niilismo absoluto.”
“A natureza enigmática do filme, até o título, claramente não é acidental. Ao assistir, você tem a sensação de que Lanthimos é revigorado pela estrutura tripartida e pela chance de subverter as regras da sociedade e da narrativa. Pode não ser tão tematicamente coeso à primeira vista como alguns públicos desejam, mas quanto mais você reflete sobre, mais as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar.”
“Sempre interessante, raramente agradável, sufocado e excessivo ao mesmo tempo (e em todos os momentos), este fogo de quase três horas e do orçamento anual da Searchlight Pictures é um monumento imponente ao amor humano que revela quase nenhum interesse em realmente ser apreciado.”
Vale lembrar que “Tipos de Gentileza” só chega aos cinemas em 21 de junho. Até o dia da estreia da produção, além das críticas, fique com o teaser para se preparar:
Doe água potável, itens de higiene, vestuário e cesta básica. As agências dos Correios de todo o Brasil estão enviando de graça até o local da tragédia. Veja para onde doar:
CUFA (Centra Única das Favelas) – Pix: doacoes@cufa.org.br
ONG Banco de Alimentos (RS) – Pix: financeiro@bancodealimentos.org.br
Instituição Banrisul – Pix (CNPJ): 92.958.800/0001-38
Quilombo dos Machados – Pix: quilombodosmachado@gmail.com
No intervalo do jogo entre o Baltimore Ravens e o Houston Texans, parte da programação…
NÃO SEI... SÓ SEI QUE FOI ASSIM! A espera chegou ao fim! Estreia nos cinemas,…
NOSSA MAMÃE NOEL! Mariah Carey abriu os jogos da National Football League (NFL) nesta quarta-feira…
A cantora e compositora paulista Liniker ganhou destaque no The Guardian, tradicional jornal do Reino…
Era outubro de 1994 quando, no rádio, a voz angelical de Mariah Carey surgiu pela…
Xamã abriu os trabalhos de sua mixtape de verão com o lançamento de “Catucada na…
Leave a Comment