cinema

Veja o que estão dizendo do novo filme do diretor de “Pobres Criaturas”, com Emma Stone

O Festival de Cannes dedicou sua atenção ao novo filme de Yorgos Lanthimos nesta sexta-feira (17). Na esteira do sucesso de “Pobres Criaturas”, de 2023, “Tipos de Gentileza” teve sua première no evento e, com as primeiras críticas já publicadas, arrebatou 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

Os textos entraram em consenso em um ponto: o longa-metragem, estrelado por Emma Stone, Willem Dafoe, Jesse Plemons, Margaret Qualley, Hunter Schafer, Joe Alwyn, Hong Chau e Mamoudou Athie, é uma retomada da estranheza, do surrealismo e do absurdo característicos do cineasta grego.

As análises também entregaram mais detalhes da trama, que consiste em uma fábula antológica, dividida em três partes, e com os atores assumindo múltiplos personagens. No primeiro capítulo, “The Death of R.M.F.”, um homem, manipulado pelo chefe, tenta assumir o controle da própria vida.

No segundo, “R.D.F. Is Flying”, outro homem fica alarmado com a volta e a mudança de sua esposa, até então, desaparecida no mar. Já no terceiro e último, “R.M.F. Eats a Sandwich”, uma mulher abandona sua família e busca um líder espiritual. Abaixo, você confere alguns destaques do que foi dito:

Vulture

“Yorgos Lanthimos agora pode reivindicar seu trono como nosso rei-poeta cinematográfico da humilhação em série. ‘Tipos de Gentileza’ marca um retorno aos espetáculos de degradação pessoal, familiar e social nos quais o diretor fez seu nome. […] No filme, que dura 165 minutos e consiste em três histórias distintas com o mesmo elenco em papéis diferentes, ele não tem pressa, deliciando-se e deleitando-se com suas rodadas de absurdo e humilhação. Pode ser um pouco cansativo – filmes antológicos costumam ser, e este é longo –, mas podemos sentir a empolgação do diretor.”

Variety

“Com ‘Tipos de Gentileza’, o diretor Yorgos Lanthimos – membro pioneiro da Estranha Onda Grega – serve uma porção tripla de estranheza. […] Esta antologia de três partes e quase três horas mostra uma vitória de Lanthimos, com um elenco de matar e muitos recursos de um estúdio independente americano à sua disposição.”

Vanity Fair

“O filme é um retorno ao estilo de menor escala de Lanthimos e à frieza contundente que o tornou famoso. ‘Tipos de Gentileza’ compartilha o mesmo DNA de ‘Dente Canino’ ou ‘O Sacrifício do Cervo Sagrado’, pequenos contos mórbidos que beiram o niilismo absoluto.”

The Hollywood Reporter

“A natureza enigmática do filme, até o título, claramente não é acidental. Ao assistir, você tem a sensação de que Lanthimos é revigorado pela estrutura tripartida e pela chance de subverter as regras da sociedade e da narrativa. Pode não ser tão tematicamente coeso à primeira vista como alguns públicos desejam, mas quanto mais você reflete sobre, mais as peças do quebra-cabeça começam a se encaixar.”

IndieWire

“Sempre interessante, raramente agradável, sufocado e excessivo ao mesmo tempo (e em todos os momentos), este fogo de quase três horas e do orçamento anual da Searchlight Pictures é um monumento imponente ao amor humano que revela quase nenhum interesse em realmente ser apreciado.”

Vale lembrar que “Tipos de Gentileza” só chega aos cinemas em 21 de junho. Até o dia da estreia da produção, além das críticas, fique com o teaser para se preparar:

🆘 O Rio Grande do Sul precisa de AJUDA

Doe água potável, itens de higiene, vestuário e cesta básica. As agências dos Correios de todo o Brasil estão enviando de graça até o local da tragédia. Veja para onde doar:

CUFA (Centra Única das Favelas) – Pix: doacoes@cufa.org.br

ONG Banco de Alimentos (RS) – Pix: financeiro@bancodealimentos.org.br

Instituição Banrisul – Pix (CNPJ): 92.958.800/0001-38

Quilombo dos Machados – Pix: quilombodosmachado@gmail.com

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

Oscar 2025: Brasil vence 1º prêmio da história e “Anora” triunfa – veja lista!

Este domingo (02) foi dia de Carnaval e, também, de Oscar 2025! A cerimônia de…

17 horas atrás
  • cinema

Oscar 2025: “Anora” é eleito melhor filme do ano e desbanca “Ainda Estou Aqui”

O Brasil terminou a noite deste domingo (2) com apenas uma das três estatuetas às…

17 horas atrás
  • cinema

Oscar 2025: Não foi da Nanda! Mikey Madison leva Melhor Atriz por “Anora”

O momento mais aguardado dos últimos meses chegou. O Brasil comeu poeira e Fernanda Torres…

18 horas atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” traz o 1º Oscar da história do cinema nacional ao vencer Filme Internacional

É DO BRASIL! “Ainda Estou Aqui” arrematou o Oscar de Melhor Filme Internacional neste domingo…

19 horas atrás
  • cinema

Oscar 2025: Cynthia Erivo e Ariana Grande celebram “Wicked” ao cantar na abertura da cerimônia

As atrizes e cantoras Cynthia Erivo e Ariana Grande foram, de fato, as escolhidas para…

21 horas atrás
  • televisão

“Vale Tudo”: Bella Campos revela trambiques de Maria de Fátima para enricar em novo teaser

A TV Globo divulgou, neste sábado (1º) de Carnaval, um novo teaser da novela "Vale…

2 dias atrás