cinema

Saiba tudo sobre Cannes 2024 e a presença do Brasil no festival

Nesta última semana a gente ficou até atordoado com as diversas novidades de um dos maiores eventos do cinema mundial, o Festival de Cannes. É óbvio que, com cineastas do mundo inteiro presentes, a gente tem que destacar o que brilhou por lá no cinema nacional! Teve até filme brasileiro que concorreu a Palma de Ouro, principal prêmio do festival. Sabia dessa?

Muitos títulos, cineastas, atrizes e atores passam pelo tapete vermelho. Com isso, é normal ficar de olho apenas no que é destaque pela crítica, e por isso mesmo existe uma grande quantidade de trabalhos e talentos que passam despercebidos pelo grande público. Pensando nisso, L’Oréal Paris, que é patrocinadora do evento desde 1997, criou o Lights on Women’s Worth Award, um prêmio dentro do Festival de Cannes para visibilizar cineastas promissoras da indústria.

(Foto: Divulgação)

Sempre observamos em temporadas de festivais e premiações como o número de cineastas mulheres é inferior ao número de homens exibidos e indicados. Às vezes nem vemos diretoras nas categorias. Para mudar esse cenário, todo ano L’Oréal Paris seleciona 10 curta-metragens dirigidos por mulheres do mundo inteiro para destacar e entregar o prêmio Lights on Women’s Worth Award a uma delas. Nos últimos anos, Kate Winslet foi a responsável pela entrega do prêmio e, em 2024, tivemos Elle Fanning como apresentadora! Neste ano, a vencedora foi a chinesa Viv Li pelo curta “Across the Waters”. Inclusive, falando em presença brasileira, Taís Araújo foi a nossa representante para estar na grande premiação de L’Oréal Paris junto com várias outras atrizes fantásticas como Viola Davis, Helen Mirren e Elle Fanning!

Agora, bora ver os nossos tesouros nacionais que brilharam no Festival de Cannes deste ano:

Motel Destino

(Foto: Divulgação)

O thriller erótico de Karim Aïnouz foi ovacionado por 12 minutos e esteve na disputa para a Palma de Ouro. Gravado no Estado do Ceará, o projeto conta a história do jovem Heraldo, recém-saído de uma instituição socioeducativa. Ao tomar a estrada, ele chega a um estabelecimento no litoral onde conhece a esposa de um ex-policial, proprietário do espaço e com quem vive uma relação abusiva. Sua vida se transforma, despretensiosamente, após esse encontro explosivo.

Baby

(Foto: Divulgação)

“Baby”, de Marcelo Caetano, foi premiado no festival! A estrela do filme, Ricardo Teodoro, recebeu o prêmio de Melhor Ator Revelação por este drama que mostra a camada marginalizada de São Paulo através do ex-detento Wellington (João Pedro Mariano) e do garoto de programa Ronaldo (Ricardo Teodoro). Os dois se conhecem num cinema pornô no centro da cidade e vivem uma quente relação.

A Queda do Céu

(Foto: Divulgação)

“A Queda do Céu”, de Gabriela Carneiro da Cunha e Eryk Rocha, nos coloca dentro de uma importante cerimônia dos Yanomami: a festa Reahu. Nela, centenas de parentes de indígenas que já morreram se reúnem para apagar todos os rastros daqueles que se foram. O filme foi exibido na Quinzena de Cineastas, uma mostra paralela ao Festival de Cannes.

Amarela

(Foto: Divulgação)

“Amarela”, de André Hayato, está na disputa pela Palma de Ouro na categoria de curta-metragens e faz uma denuncia sobre a discriminação contra a comunidade amarela no Brasil através de um recorte específico: o país em 1998, durante a Copa do Mundo. Aqui, acompanhamos a história de Erika Oguihara, uma adolescente nipo-brasileira que cresceu no tradicionalismo da cultura japonesa mas que não se atenta a essa cultura, já que nasceu no Brasil. Porém, um caso de discriminação por conta de suas origens acende nela várias questões de identidade.

A Menina e o Pote

(Foto: Divulgação)

Num mundo distópico que está sendo destruído, uma menina descobre que a salvação para todos os problemas é um segredo que está escondido dentro do pote dela. Quando a personagem acidentalmente quebra o pote, uma série de eventos começam a acontecer e ela vê nisso a oportunidade de criar um novo mundo. O curta é exibido na Semana da Crítica no Festival de Cannes e é dirigido por Valentina Homem.

*Conteúdo oferecido por L’Oréal Paris

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

1 hora atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

2 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

3 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

4 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

17 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

19 horas atrás