música

Não sabia que Gwen Stefani tinha uma banda? A gente te conta tudo sobre o No Doubt!

Não sabia que Gwen Stefani tinha uma banda? Calma, que o Papelpop conta tudo sobre o No Doubt para você saber e não ter mais dúvidas. Vem com a gente!

No último final de semana, o grupo, que fez o maior sucesso nos anos 1990, se juntou para um show eletrizante no Coachella 2024. Essa foi a primeira vez que eles se apresentaram desde 2015.

A banda foi formada em 1986, em Anaheim, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, por Gwen Stefani e seu irmão, Eric, John Spence e, mais tarde, Tony Kanal.

Naquela época, ao longo dos meses, a No Doubt fez sucesso pela excentricidade e ousadia, trazendo rock alternativo a uma fusão única de ska, punk e new wave para o cenário musical.

(Foto: Divulgação)

No ano seguinte, em 1987, Spence tirou a própria vida e o grupo quase acabou. Pouco tempo depois, Gwen se tornou a única vocalista da banda e os músicos deram as boas-vindas para os novos colegas: o guitarrista Tom Dumont e o baterista Adrian Young.

(Foto: Divulgação)

Em 1991, os músicos assinaram com a Interscope Records. Um ano depois, lançaram o primeiro álbum da carreira, o autointitulado. Porém, o retorno não foi nada bom e gravadora ficou p*ta, nem quis bancar uma turnê para eles ou outro disco.

Com toda essa tretona com a Interscope, a No Doubt decidiu, durante 1993 e 1994, fazer seus próprios lançamentos. Então, veio o “Beacon Street Collection”, que até bombou. Foi aí que, no final de 94, a gravadora permitiu que eles voltassem ao estúdio.

Em 1995, após a saída de Eric Stefani, que foi se aventurar como animador do “Os Simpsons”, a banda lançou o icônico “Tragic Kingdom”, que conta com os hits “Don’t Speak”, “Just a Girl” e “Spiderwebs”, e o grande responsável pela visibilidade mundial dela. Nesse momento da história, Kanal e Stefani, terminaram o namoro que começou 1987. O tema virou música para o projeto.

Todo esse sucesso fez com que Gwen Stefani, com seu estilo único e voz poderosa, se tornasse não apenas o rosto da No Doubt, mas também um ícone da moda e da cultura pop. Certeza que você a conhecia a partir daqui, né?

(Foto: Reprodução)

No ano de 97, o grupo ganhou duas indicações ao Grammy: Artista Revelação e Melhor Álbum de Rock. Mais tarde, outras duas indicações: Canção do Ano e Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo com Vocal por “Don’t Speak”. Mas os gramofones ficaram para outro momento.

Em 2000, os músicos lançaram o disco que fez o babado do sucesso chegar: “The Return of Saturn”. E a produção chegou com mais hits, tá? “Simple Kind of Life”, “Ex-Girlfriend” e “Bathwater” logo caíram na boca do público.

Com toda essa visibilidade, Gwen Stefani, no ano seguinte, foi convidada pela rapper Eve para o single “Let Me Blow Your Mind”, que ganhou um Grammy de Melhor Colaboração Rap/Canto, em 2002. Hino, né?

Nessa época, a No Doubt partiu para a Jamaica para gravar a maior parte do quinto álbum, “Rock Steady”. Esse, também icônico, deu à indústria sucessos como “Hey Baby”, com participação de Bounty Killer e que ganhou o Grammy de Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo, e a “Underneath It All”, que venceu o mesmo Grammy um ano depois. Eles até se apresentaram no intervalo do Super Bowl em 2003.

Em seguida, a banda entrou em um hiato de quase uma década. Foi nesse momento que Gwen Stefani se dedicou à carreira solo e lançou o disco “Love. Angel. Music. Baby” (2004) com “Hollaback Girl” e “Rich Girl”.

Embora os boatos sugerissem que “Hollaback Girl” fosse um shade para Courtney Love, o hit, na verdade, é sobre Naomi Campbell. Pharrell Williams, produtor da música, revelou a fofoca durante um bate-papo com a top model em seu canal de YouTube, em 2021.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Reprodução)

Sozinha, Stefani chegou a falar, em entrevista ao programa “Audacity Check-In”, no início deste ano, que sente ânsia de vômito ao ouvir algumas músicas da No Doubt. “Não consigo escutar muitas das músicas [da No Doubt] porque elas são muito explícitas para mim. E tipo, você sabe, você se arrepende, você comete erros. E a maioria das músicas são a respeito disso”

“Se eu ouvir ‘Ex-Girlfriend’, só de citá-la, já sinto ânsia de vômito. Apenas por saber exatamente onde eu me encontrava quando escrevi essa música e o que sei hoje… tipo, ‘ah, meu Deus’. Volto diretamente para lá”, disse. A canção que ela citou faz referência ao relacionamento que teve com o ex-marido, o músico Gavin Rossdale, da banda Bush.

Em 2009, a No Doubt se reúniu para uma turnê especial e um disco inédito. Desse comeback, nasceu o “Push and Shove” (2012), o último álbum da banda. Essa foi a era responsável por mais um hiato, que durou até esse final de semana, no Coachella.

No festival norte-americano, a banda fez um show de mais de 1h20, fazendo todo mundo entrar numa máquina do tempo para resgatar a época de ouro de um dos maiores atos da cultura pop. Teve até participação de Olivia Rodrigo!

Agora, conta para nós: você sabia de toda essa história da No Doubt?

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Coringa 2” lidera lista de indicados ao Framboesa de Ouro 2025; veja!

Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…

6 horas atrás
  • música

Vem aí! Jade revela previsão de lançamento de primeiro disco solo

Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…

7 horas atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas de Portugal e lidera bilheteria

“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…

8 horas atrás
  • música

Bad Bunny emplaca 3 faixas do disco “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” no Top 10 da parada Billboard Hot 100

O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…

9 horas atrás
  • cinema

Ayo Edebiri se depara com culto de popstar no trailer de “Opus”, novo terror do A24

Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…

9 horas atrás
  • música

Marisa Monte e Orquestra Afrosinfônica anunciam show em conjunto em Salvador (BA)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…

9 horas atrás