A cantora Fafá de Belém criticou o festival Rock In Rio na manhã desta terça-feira (30). O evento da família Medina anunciou, na última segunda (29), o “Dia Brasil”, um movimento inédito na edição de 40 anos do evento em que ritmos brasileiros —como sertanejo, samba, traz, pop e outros— ganharam espaço para apresentações em conjunto. A festa acontece em 21 de setembro.
A veterana, então, mostrou-se descontente com o fato de que a música produzida na região Norte foi esnobada. Em um texto bastante duro, ela questionou a ausência dos gêneros musicais que a consagraram, além de atribuir aos curadores a perpetuação de uma visão “folclórica”. Na falta de exemplos, Fafá destacou colegas Dona Onete, Joelma, Aíla e Gaby Amarantos, vencedora do Grammy Latino em 2023.
“A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está Dona Onete, Gaby Amarantos, vencedora do Grammy, Joelma, Aila? Onde estou eu? Onde está o carimbó, o siriá, o boi bumbá, o Caprichoso, o Garantido, Manoel Cordeiro, Felipe Cordeiro, Joelma Klaudia, Gangue do eletro, Aparelhagens (Carabao, Crocodilo, Tupinamba), Nilson Chaves, Arthur Nogueira, Suraras do Tapajos, Kae Guajajara, As Guitarradas do Pará, o tecnobrega, artistas indÍgenas, e TANTOS OUTROS que levam a cultura do norte no seu sangue e na sua vida?”, disse.
“O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um DIA BRASIL e nos coloca da porta pra fora”, prosseguiu.
“Mais uma vez nos provam que o norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito.
O Rock In Rio acontece em setembro. No início desta semana, a organização anunciou nomes como Ana Castela, Alcione, Duda Beat e Daniela Mercury.
OUTRO LADO: nesta terça-feira (30), a assessoria de imprensa do Rock In Rio nos procurou para dar um pronunciamento oficial sobre a crítica de Fafá.
A organização diz que os artistas escolhidos ainda estão sendo escalados e garantiram que haverá adições. Veja:
“O line-up do dia 21 de setembro, como anunciado durante coletiva de imprensa na tarde de ontem (29), apesar de divulgado ainda está em construção e em formação. Artistas de outras regiões do país, entre elas a Norte, estão em negociação com a organização, que como reforçou trará novidades e surpresas até o dia da apresentação. O Dia Brasil propõe um grande movimento social, de união e respeito de todos, com engajamento e direitos da música “Deixa o Coração Falar” revertidos para duas causas sociais e em parceria com o Ação da Cidadania e a Gerando Facões. O formato único dos shows deste dia, que envolve diversas colaborações inéditas entre os artistas, traz com ele desafios artísticos e logísticos significativos. Importante destacar que o Rock in Rio olha para a diversidade como um todo no line up de todos os palcos e um exemplo disso foi o Show Para Pop, já realizado no Palco Sunset, capitaneado por Fafá de Belém com grandes nomes do Pará, e que se tornou um dos shows mais emblemáticos da história deste palco”.
Era outubro de 1994 quando, no rádio, a voz angelical de Mariah Carey surgiu pela…
Xamã abriu os trabalhos de sua mixtape de verão com o lançamento de “Catucada na…
Na noite da última segunda-feira (23), às vésperas do Natal, Anitta presenteou os fãs com…
Ariana Grande aproveitou a véspera do Natal e celebrou os dez anos de seu maior…
2024 foi o ano que colocou o Brasil na agenda obrigatória do pop, e eu…
Viva a Tropicália! Caetano Veloso será headliner do Coala Festival em 2025, na noite final,…
Leave a Comment