A cantora Cátia de França, que tem sua trajetória marcada por diferentes experimentações, ritmos e narrativas, lança nesta sexta-feira (19) o disco “No Rastro de Catarina”. Para a estreia, ela também realiza dois shows no Sesc Pompeia, em São Paulo, nos dias 19 e 20 de abril.
Alfabetizada pela mãe, Adélia de França, a primeira educadora negra do Estado da Paraíba, a artista foi apadrinhada por Zé Ramalho e lançou, em 1979, um primeiro disco. “20 Palavras Ao Redor do Sol”, projeto que pavimentou seu caminho na música.
Com uma veia política, o novo álbum reafirma seu lugar de destaque na música popular e percorre pautas como o amor, o envelhecimento, a negritude e o cotidiano, formando crônicas em que o protagonismo está no desejo de expor sentimentos e observações – aspectos que sempre se fizeram fundamentais em sua obra.
Gravado no Estúdio Peixeboi, em João Pessoa, terra natal da artista, o LP tem produção do selo Tuim Discos, também da Paraíba, além de contar com lançamento no exterior pelo selo Amplifica Music.
“Chegou um momento em que percebi uma cobrança por um novo trabalho, que vinha sempre acompanhada do questionamento se eu havia parado de compor”, conta Cátia. “Esse disco foi regado por sentimentos de entrega, vontade e confiança. Por isso, eu apostei numa fórmula que deu certo, que é fazer disco novo com músicos paraibanos”.
Ao lado de Cristiano Oliveira (viola, violão e violão de aço), Marcelo Macêdo (guitarra e violão de aço), Elma Virgínia (baixo acústico, baixo elétrico e fretless), Beto Preah (bateria e percussões) e Chico Correa (sintetizadores e samplers), que a sua vez também assina a produção musical na companhia de Marcelo Macêdo, Cátia constrói mais um trabalho que demarca seu lugar entre as grandes compositoras da MPB.
Abaixo, você confere esse som.
Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…
Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…
“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…
O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…
Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…
Leave a Comment