televisão

“As Empreguetes” vão neste sábado (16) no “Altas Horas”: por que as músicas do sucesso da TV Globo são atemporais

O programa “Altas Horas“, da TV Globo, neste sábado (16), recebe o trio “As Empreguetes“. No palco, o apresentador Serginho Groisman recebe Taís Araujo e Isabelle Drummond. Leandra Leal, participa de forma remota, pelo telão do programa.

Nesta semana, as tardes da emissora carioca se tornaram mais musicais e coloridas com o retorno de uma das novelas mais queridas pelo público, “Cheias de Charme”.

Exibida originalmente em 2012, o folhetim retorna às telinhas na faixa da “Edição Especial”, substituindo “Mulheres de Areia”, logo após o “Jornal Hoje” — antes do horário do tradicional “Vale a Pena Ver De Novo“.

Na trama, Maria da Penha (Taís Araújo), Maria do Rosário (Leandra Leal) e Maria Aparecida (Isabelle Drummond) são empregadas domésticas que se conhecem após uma noite de muita confusão.

Taís Araujo. (Foto: Divulgação/TV Globo)

Deixando muitas girlbands por aí com inveja, elas mostram que do caos é possível nascer uma grande irmandade, cheia de harmonia, tanto na vida, como na música. É assim que começa a jornada do trio de cantoras e hitmakers, que respondem pela alcunha de “As Empreguetes”.

Todo esse sucesso começa a incomodar uma veterana da indústria, a cantora Chayene (Cláudia Abreu), rainha do eletroforró. A artista amarga está em uma má fase na carreira e tenta se reerguer às custas do cantor Fabian (Ricardo Tozzi), sucesso do ritmo sertanejo universitário. No entanto, ela terá de enfrentar uma concorrência forte com o novo trio de sucesso.

Com tantos ritmos e vozes envolvidas, era de se esperar que as músicas da novela fossem um verdadeiro sucesso. Sempre exaltando a diversidade da música brasileira, a obra recebeu a participação de vários nomes importantes da cultura nacional.

Exemplos não faltam: Gaby Amarantos, intérprete de “Ex Mai Love”, canção de abertura da novela, Michel Teló; Joelma, que foi uma das inspirações para a personagem Chayene; o rapper Marcelo D2; Ivete Sangalo; Preta Gil; Zezé Di Camargo e Luciano; Luan Santana; e até a rainha Xuxa.

Isabelle Drummond. (Foto: Divulgação/TV Globo)

A cantora Alcione reforçou a importância das trilhas sonoras na história das telenovelas. “É maravilhoso ver nossas músicas tocando em obras tão bem elaboradas e admiradas pelo público, além disso, as canções que fazem parte dessas tramas, entram, diariamente, nas casas das pessoas, têm uma chance enorme de virarem hits”, comentou a artista, em material enviado à imprensa.

Rainha da música brasileira, Marrom já embalou inúmeras cenas da dramaturgia e da vida real, claro, e celebra o retorno da trama às tardes da Globo. Além disso, a artista possui uma relação especial com essa produção.

“Fico feliz em saber da nova exibição de ‘Cheias de Charme’, novela que trouxe a história linda de três cantoras, advindas de classes operárias, que chegaram ao estrelato. Tenho um carinho ainda mais especial por essa novela porque a minha sobrinha Sylvia Nazareth, que hoje participa do meu grupo, a Banda do Sol, estreou na TVA como atriz, incorporando a “Alana” – personagem que era irmã da “Penha” (Taís Araújo) e foi muito elogiada por sua participação. Mas depois, Sylvinha conforme a chamamos, também enveredou pelos caminhos da música e acabou de gravar um EP”, concluiu a sambista.

Além de Alcione, Amarantos também comemora o retorno da Empreguetes e aponta a contribuição da novela no desenvolvimento de sua própria carreira.

“Eu fico muito agradecida do quanto as pessoas amam essa novela e essa abertura. Sempre recebi mensagens, durante todos esses anos, falando que é uma das melhores aberturas da casa, e essa música [Ex Mai Love] é muito especial para mim e para a minha trajetória. Foi através dela que as pessoas, não só no Brasil, mas até no mundo, passaram a conhecer o meu trabalho e a minha arte; foi também um grande portal para que as pessoas conhecessem o movimento do tecnobrega, esse novo movimento da música da periferia preta de Belém do Pará”, comentou a cantora, que venceu um Grammy Latino em 2023, em texto.

Quando quiser hitar, eu hito!

E foi assim com “As Empreguetes” furando a bolha noveleira, o clipe do trio, vivido por Taís Araújo, Leandra Leal e Isabelle Drummond, teve mais de 12 milhões de acessos.

Como expoentes artistas do mundo pop, o lançamento contou com estratégias de marketing e muito mistério. Para se ter uma ideia, a cena foi publicada na internet no sábado e só foi exibida no capítulo da segunda-feira seguinte.

A ideia era que quando o personagem dissesse na novela que o clipe já estava na internet, o produto realmente já estivesse disponível. O hit veio!

O clipe ganhou versões dos internautas, paródias, e criou um diálogo inédito entre produtores e telespectadores de novela.

E um revival?

Com o enorme sucesso da novela ainda na década passada, era de se esperar que o público quisesse acompanhar um pouco mais do talentoso trio. Há pelo menos dois anos é esperado que um filme sobre as personagens seja desenvolvido.

Em junho do ano passado, o rumor tomou ainda mais fôlego quando uma delas, Leandra Leal, que interpretou Maria do Rosário, confirmou que o trio de cantoras terá filme próprio.

“Estamos estruturando tudo para fazer o filme, desenvolvendo e tentando vender. Queremos que isso aconteça, queremos reencontrar essas personagens”, disse a atriz em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo.

Os apresentadores Paulo Corrêa e Milena Enevoada, do Papelpop News, esmiuçam todos os detalhes deste grande boato abaixo:

Com tanto sucesso e saudade, basta — no momento — reassistir a exibição de “Cheias de Charme” e aguardar essa trama nas telonas.

“Cheias de Charme” tem autoria de Filipe Miguez e Izabel de Oliveira, com a colaboração de Daisy Chaves, Isabel Muniz, João Brandão, Lais Mendes Pimentel, Paula Amaral e Sérgio Marques, e supervisão de texto de Ricardo Linhares.

A direção geral é de Carlos Araújo e a direção de núcleo de Denise Saraceni. A direção é de Allan Fiterman, Maria de Médicis, Natália Grimberg e Denise Saraceni.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Coringa 2” lidera lista de indicados ao Framboesa de Ouro 2025; veja!

Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…

8 horas atrás
  • música

Vem aí! Jade revela previsão de lançamento de primeiro disco solo

Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…

9 horas atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas de Portugal e lidera bilheteria

“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…

10 horas atrás
  • música

Bad Bunny emplaca 3 faixas do disco “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” no Top 10 da parada Billboard Hot 100

O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…

11 horas atrás
  • cinema

Ayo Edebiri se depara com culto de popstar no trailer de “Opus”, novo terror do A24

Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…

11 horas atrás
  • música

Marisa Monte e Orquestra Afrosinfônica anunciam show em conjunto em Salvador (BA)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…

11 horas atrás