cinema

Globo de Ouro 2024: Lily Gladstone faz história como a primeira atriz de origem indígena a vencer prêmio

A atriz Lily Gladstone conquistou neste domingo, 7 (já madrugada de segunda-feira no Brasil), o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz por seu trabalho em “Assassino da Lua das Flores”. O longa, dirigido por Martin Scorsese, tem ainda nomes como Leonardo DiCaprio.

Em uma fala emocionante, ela discursou no idioma falado por sua comunidade, a Blackfeet, além de lembrar a importância do troféu, conferido pela primeira vez a uma profissional de origem indígena.

“Amo todos nessa sala, muito obrigada. Não tenho palavras, falei um pouco com a comunidade [Blackfeet], que me criou e me motivou a seguir adiante com a minha mãe. Ela trabalhou incansavelmente para que eu aprendesse esse idioma enquanto crescia, em sala de aula. Este prêmio, espero que não contem o tempo muito rápido… É histórico. Sou grata por falar do meu idioma, antes os atores com origem similar à minha falavam seus idiomas, mas precisaram aprender outros se quisessem atuar. Estou segurando este premio junto com as minhas irmãs, que estão na mesa. Com Leo [DiCaprio], Martin [Scorsese], com a minha mãe. Vocês transformaram muita coisa, obrigada por serem aliados. Dedico à nossa nação. Obrigada a todos vocês, esse premio vai para todas as crianças de áreas urbanas e nativas que tem um sonho, se veem representadas no nosso trabalho. Obrigada pela confiança”.

Ambientado na década de 1920, no estado de Oklahoma, o filme retrata os assassinatos brutais dos povos originários dos Estados Unidos que formavam a Osage Nation e a investigação realizada pelo então recém-criado FBI.

Robert De Niro, Jesse Plemons, John Lithgow, Brendan Fraser, Tantoo Cardinal, Cara Jade Myers, JaNae Collins e mais formam o elenco. Scorsese dirige, além de assinar o roteiro em parceria com Eric Roth.

“Assassinos da Lua das Flores” é um dos fortes concorrentes ao Oscar 2024, cuja lista de indicados sai em 23 de janeiro. Como aquecimento, já está na corrida por 12 prêmios no Critics Choice Awards. Neste Globo de Ouro, o projeto concorreu a sete troféus.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Chique! Miley Cyrus brilha ao liberar dois clipes do álbum visual “Something Beautiful”

A cantora Miley Cyrus liberou, na manhã desta segunda-feira (31), duas faixas e seus respectivos…

4 minutos atrás
  • música

Lolla BR 2025: Tool pede que transmissão de show seja feita apenas de longe

No palco do festival Lollapalooza na noite deste domingo (30), a banda norte-americana Tool pediu…

16 horas atrás
  • música

Lolla BR 2025: Foster The People mostra que envelhece como vinho em show nostálgico e psicodélico

Atração do primeiro Lollapalooza Brasil, em 2012, a banda Foster The People era a febre…

16 horas atrás
  • música

Lolla BR 2025: Paco Amoroso & Ca7riel celebram o NoPorn em show malemolente, que expõe desconexão do Brasil com o espanhol

Única atração de língua espanhola do Lollapalooza Brasil em 2025, a dupla argentina Paco Amoroso…

17 horas atrás
  • música

Lolla BR 2025: Michael Kiwanuka e sua guitarra fazem excelente show de “miolo de line-up”, item em falta no festival

Talvez você não conheça Michael Kiwanuka de nome, mas saiba cantarolar um de seus sucessos,…

20 horas atrás
  • música

Lolla BR 2025: Shawn Mendes se emociona e diz que “a vida presta” em show mais livre

De violão em mãos, o cantor canadense Shawn Mendes parecia mais livre quando, na noite…

2 dias atrás