música

Alcione brilha e IZA canta em português com Leigh-Anne, do Little Mix; veja destaques do 2º dia do AFROPUNK Bahia 2023

O segundo e último dia do AFROPUNK Bahia 2023 começou com aproximadamente uma hora de atraso, mas não desanimou ninguém. O domingo (19) foi ainda mais cheio que o sábado (18), no Parque de Exposições de Salvador, com o público decidido a celebrar o maior festival da cultura preta e curtir antes mesmo da chegada desta segunda-feira (20) de Consciência Negra.

Quem deu início à programação da vez foi Lunna Montty, seguida por Karen Francis. O Olodum logo veio à festa com suas características cores verde, vermelho e amarelo e músicas que marcaram muitos Carnavais (principalmente) de Salvador, como “Alegria Geral”, “Nossa Gente (Avisa Lá)”, “Várias Queixas” e “Deusa do Amor”.

O clima seguiu agitado com AJULIACOSTA e, em seguida, Alcione. A Marrom chegou com um sorrisão estampado no rosto e muito carisma para cantar os clássicos de seus 50 anos de carreira, incluindo “Ilha de Maré / Roda Ciranda”, “Faz Uma Loucura Por Mim”, “A Loba”, “Você Me Vira A Cabeça (Me Tira Do Sério)” e “Retalhos de Cetim”, com aquela voz potente que só ela tem.

Na reta final da apresentação, ela convocou a Estação Primeira de Mangueira para acompanhá-la no palco. O festival rapidamente ficou inundado pelas cores verde e rosa da famosa escola de samba do Rio de Janeiro, que, inclusive, homenageia Alcione no enredo de seu Carnaval de 2024.

Ao encontrar o Papelpop nos bastidores, a Voz do Samba falou sobre sua relação de longa data com a Mangueira: “Lá no Maranhão, meu pai só me permitia ir ao samba se fosse com um irmão meu. Meus irmãos só iam para o bumba meu boi, não queriam me levar para o samba. Quando cheguei no Rio, a primeira coisa que fiz foi conhecer a quadra da Mangueira. E estou lá até hoje”.

O samba deu lugar ao rap quando Vandal entrou em cena no AFROPUNK, com direito a faixas poderosas, como “BALAH IH FOGOH”, e homenagem às mães pretas de toda Bahia, como a sua própria. IZA deu continuidade à noite, elevando a energia com o show de seu álbum mais recente, “Afrodhit”.

A artista tomou um certo susto quando notou um incêndio em um ponto de alimentação do evento e pediu para o público se afastar, mas o fogo foi rapidamente controlado pela equipe de brigadistas. Ela seguiu o baile, botando todo mundo para cantar “Que Se Vá”, “Gueto”, “Sem Filtro”, “Pesadão” e outros sucessos, e trouxe convidados especiais.

IZA chamou Russo Passapusso para uma performance de “Mega da Virada” primeiro. Depois, convidou Leigh-Anne, do Little Mix, para cantar “My Love” e “Meu Talismã”. E é claro que a artista britânica, mais conhecida pelo grupo Little Mix, arriscou o refrão em português com a anfitriã brasileira.

O trap abriu espaço quando Kayblack chegou, acompanhado de MC Caveirinha, antes de BaianaSystem encerrar a noite. O grupo fechou a terceira edição do AFROPUNK Bahia com a ajuda de Noite e Dia e Patche di Rima e a setlist recheada de clássicos perfeitos para abrir rodas, tipo “Capim Guiné”, “Sulamericano”, “Lucro (Descomprimido)” e “Saci”. Agora resta aguardar a próxima!

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

27 minutos atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

1 hora atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

2 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

3 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

17 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

19 horas atrás