música

MTV EMA 2023 é cancelado devido à guerra entre Israel e o grupo radical Hamas

A MTV anunciou, nesta quinta-feira (19), que o MTV EMA 2023 – prêmio destinado a premiar os melhores nomes da música da Europa e do mundo — foi cancelado devido à guerra entre Israel e o grupo radical Hamas.

A premiação aconteceria no dia 5 de novembro em Paris, na França. Seria a volta do prêmio à capital francesa, desde 1995. O evento seria transmitido para mais de 150 países pela MTV e pelo serviço de streaming Pluto TV.

A França vem enfrentando uma onda de ameaças de ataques terroristas. Seis aeroportos do país precisaram ser fechados após ameaças de bomba na manhã da última quarta-feira (18).

Os aeroportos de Lille, Lyon, Nice, Nantes, Toulouse e Beauvais, em Paris, precisaram ser evacuados. As ameças, segundo a polícia, foram recebidas por e-mail.

No último sábado (14), o Museu do Louvre e o Palácio de Versalhes fecharam as portas para visitantes, após receberem ameaças por escrito. Fontes policiais disseram que o museu havia recebido “ameaças de bomba”.

Anitta concorria a dois prêmios, nas categorias Melhor Artista Latina e Maiores Fãs. Fora ela, outros brasileiros estavam na disputa para a estatueta de Melhor Artista Brasileiro, exclusiva da cerimônia. Concorriam Manu Gavassi, Kevin O Chris, Luísa Sonza, Matuê e Anavitória.

Taylor Swift liderava as indicações com sete troféus. SZA e Olivia Rodrigo apareciam na cola, com seis indicações cada. Veja lista completa de indicados aqui.

Segundo assessoria da MTV Brasil, a votação segue em curto até o dia 31 de outubro (como previsto) e os vencedores receberam seus respectivos prêmios em casa.

Sobre o conflito

O grupo radical palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e Israel estão em conflito direto, com muitos bombardeios, desde o dia 7 de outubro.

Nesta data, Hamas fez um ataque surpresa a Israel, matando ao menos 1.400 e capturando reféns. Israel reagiu com bombardeios que já mataram mais de 2.700 e, em 14 de outubro, anunciou para breve ofensiva por ar, terra e mar contra o território.

Desde então, dias de guerra se seguem entre os dois territórios com muitos civis inocentes morrendo a cada minuto. Uma solução para o atual momento da guerra é estudada e discutida pelo Conselho de Segurança da ONU, que está sendo presidido temporariamente pelo Brasil.

Uma proposta da diplomacia brasileira de “cessar fogo humanitário” foi votada pelo Conselho na última quarta-feira (18), mas não passou por conta de um veto dado pelos Estados Unidos.

***

Leia íntegra da nota divulgada pela assessoria da MTV Brasil:

“Dada a volatilidade dos eventos mundiais, decidimos não seguir com o MTV EMA 2023 por precaução com os milhares de funcionários, membros da equipe, artistas, fãs e parceiros que viajam de todos os cantos do mundo para realização desse show.

O MTV EMA é uma celebração global da música realizada anualmente, mas enquanto assistimos aos acontecimentos devastadores em Israel e Gaza continuarem a se desenrolar, este não parece ser um momento de celebração global. Com milhares de vidas já perdidas, é um momento de luto.

Esperamos voltar novamente com o MTV EMA, em novembro de 2024.”

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Coringa 2” lidera lista de indicados ao Framboesa de Ouro 2025; veja!

Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…

8 horas atrás
  • música

Vem aí! Jade revela previsão de lançamento de primeiro disco solo

Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…

9 horas atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas de Portugal e lidera bilheteria

“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…

10 horas atrás
  • música

Bad Bunny emplaca 3 faixas do disco “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” no Top 10 da parada Billboard Hot 100

O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…

11 horas atrás
  • cinema

Ayo Edebiri se depara com culto de popstar no trailer de “Opus”, novo terror do A24

Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…

11 horas atrás
  • música

Marisa Monte e Orquestra Afrosinfônica anunciam show em conjunto em Salvador (BA)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…

11 horas atrás