A MTV anunciou, nesta quinta-feira (19), que o MTV EMA 2023 – prêmio destinado a premiar os melhores nomes da música da Europa e do mundo — foi cancelado devido à guerra entre Israel e o grupo radical Hamas.
A premiação aconteceria no dia 5 de novembro em Paris, na França. Seria a volta do prêmio à capital francesa, desde 1995. O evento seria transmitido para mais de 150 países pela MTV e pelo serviço de streaming Pluto TV.
A França vem enfrentando uma onda de ameaças de ataques terroristas. Seis aeroportos do país precisaram ser fechados após ameaças de bomba na manhã da última quarta-feira (18).
Os aeroportos de Lille, Lyon, Nice, Nantes, Toulouse e Beauvais, em Paris, precisaram ser evacuados. As ameças, segundo a polícia, foram recebidas por e-mail.
No último sábado (14), o Museu do Louvre e o Palácio de Versalhes fecharam as portas para visitantes, após receberem ameaças por escrito. Fontes policiais disseram que o museu havia recebido “ameaças de bomba”.
Anitta concorria a dois prêmios, nas categorias Melhor Artista Latina e Maiores Fãs. Fora ela, outros brasileiros estavam na disputa para a estatueta de Melhor Artista Brasileiro, exclusiva da cerimônia. Concorriam Manu Gavassi, Kevin O Chris, Luísa Sonza, Matuê e Anavitória.
Taylor Swift liderava as indicações com sete troféus. SZA e Olivia Rodrigo apareciam na cola, com seis indicações cada. Veja lista completa de indicados aqui.
Segundo assessoria da MTV Brasil, a votação segue em curto até o dia 31 de outubro (como previsto) e os vencedores receberam seus respectivos prêmios em casa.
O grupo radical palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e Israel estão em conflito direto, com muitos bombardeios, desde o dia 7 de outubro.
Nesta data, Hamas fez um ataque surpresa a Israel, matando ao menos 1.400 e capturando reféns. Israel reagiu com bombardeios que já mataram mais de 2.700 e, em 14 de outubro, anunciou para breve ofensiva por ar, terra e mar contra o território.
Desde então, dias de guerra se seguem entre os dois territórios com muitos civis inocentes morrendo a cada minuto. Uma solução para o atual momento da guerra é estudada e discutida pelo Conselho de Segurança da ONU, que está sendo presidido temporariamente pelo Brasil.
Uma proposta da diplomacia brasileira de “cessar fogo humanitário” foi votada pelo Conselho na última quarta-feira (18), mas não passou por conta de um veto dado pelos Estados Unidos.
***
Leia íntegra da nota divulgada pela assessoria da MTV Brasil:
“Dada a volatilidade dos eventos mundiais, decidimos não seguir com o MTV EMA 2023 por precaução com os milhares de funcionários, membros da equipe, artistas, fãs e parceiros que viajam de todos os cantos do mundo para realização desse show.
O MTV EMA é uma celebração global da música realizada anualmente, mas enquanto assistimos aos acontecimentos devastadores em Israel e Gaza continuarem a se desenrolar, este não parece ser um momento de celebração global. Com milhares de vidas já perdidas, é um momento de luto.
Esperamos voltar novamente com o MTV EMA, em novembro de 2024.”
GUARDE DINHEIRO! Informações publicadas neste sábado (22) pelo jornal britânico Telegraph dão conta de que…
Estrelado por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, entre outros nomes, o filme "O Último Azul",…
PODEMOS CONFIAR? A empresária Rihanna, que também é cantora nas horas vagas, afirmou em entrevista…
RIMAVERA NOS DENTES! Está em São Paulo e quer uma dica do que fazer no…
Se preparando para lançar seu novo álbum autoral, com previsão para o primeiro semestre do…
Marmitinha musical! O casal Selena Gomez e Benny Blanco convocou Gracie Abrams para uma nova…
Leave a Comment