series

“Stranger Things”, “Wandinha” e “Euphoria” devem ser priorizadas em retorno pós-greve, diz revista

Ontem (27) a gente contou aqui no Papelpop sobre a decisão de encerrar de vez a greve dos roteiristas nos Estados Unidos, uma situação bastante complicada e que afetou um sem fim de produções audiovisuais, de programas de TV a filmes e séries.

Agora que a paralisação terminou e um acordo satisfatório foi firmado, os estúdios de Hollywood estão se preparando para retomar a produção – e isso deve acontecer a todo vapor, embalados ainda pelos louros conquistados nas reivindicações da outra greve, ainda em curso, a do Sindicato de Atores (SAG-AFTRA).

Informações da revista Variety publicadas nesta quinta-feira (28) dão conta de, internamente, séries como “Stranger Things” e “Wandinha” são prioridades para a Netflix, sobretudo a primeira. Os criadores temem que o elenco, formado em sua maioria por jovens atores, cresça rápido demais e isso impacte a gravação, já que tudo se passa durante o ensino médio.

Já a HBO, a sua vez, ambiciona a renovação de “House of the Dragon” para uma terceira temporada. A segunda foi toda gravada antes de tudo parar, o que garantiu à plataforma/canal poder pensar com mais calma e voltar seus esforços às produções de “The White Lotus”, “Euphoria” e “The Last of Us”, em quem deve concentrar esforços em 2024.

O que vem por aí

Uma vez encerradas as negociações, será preciso realizar ainda uma série de reuniões por parte do Sindicato de Roteiristas (WGA), destinadas a detalhar o conteúdo do contrato para seus membros, e a votação de ratificação, prevista para o período de 2 a 9 de outubro deste ano. O processo deve ser concluído sem dificuldades e a categoria já pode voltar ao trabalho.

O acordo assinado na quarta (27) atende aos pontos cruciais das reivindicações dos roteiristas, como o uso da inteligência artificial, os residuais vindos das plataformas de streaming, os requisitos mínimos de contratação de staff e outros.

Passa a ser proibido, por exemplo, a utilização da IA para escrever ou reescrever um roteiro. Um roteirista pode optar por usar a IA como um recurso de escrita se a empresa consentir, mas a empresa não pode exigir que o roteirista use a IA.

A expectativa é que essas melhorias sirvam ao Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), sindicato de atores de Hollywood que segue em greve, reivindica muitas das mesmas coisas que os roteiristas e deve retomar as negociações com a AMPTP em breve.

Vale lembrar que o WGA interrompeu todas as suas atividades em 2 de maio deste ano. Em 14 de julho, SAG-AFTRA se juntou nos piquetes. A última vez que as duas organizações paralisaram ao mesmo tempo havia sido em 1960.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Coringa 2” lidera lista de indicados ao Framboesa de Ouro 2025; veja!

Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…

8 horas atrás
  • música

Vem aí! Jade revela previsão de lançamento de primeiro disco solo

Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…

9 horas atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas de Portugal e lidera bilheteria

“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…

10 horas atrás
  • música

Bad Bunny emplaca 3 faixas do disco “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” no Top 10 da parada Billboard Hot 100

O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…

11 horas atrás
  • cinema

Ayo Edebiri se depara com culto de popstar no trailer de “Opus”, novo terror do A24

Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…

11 horas atrás
  • música

Marisa Monte e Orquestra Afrosinfônica anunciam show em conjunto em Salvador (BA)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…

11 horas atrás