Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
cinema

Sindicato dos roteiristas de Hollywood encerra greve após acordo com estúdios

Após 147 dias, a greve do Writers Guild of America (WGA) terminou pontualmente à meia-noite desta quarta-feira (27). O sindicato dos roteiristas de Hollywood chegou a um favorável acordo preliminar com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP), entidade que representa os grandes estúdios, e decretou o fim da paralisação.

Restam somente algumas reuniões do WGA, destinadas a detalhar o conteúdo do contrato para seus membros, e a votação de ratificação, prevista para o período de 2 a 9 de outubro deste ano. O processo deve ser concluído sem dificuldades e a categoria já pode voltar ao trabalho.

Isso porque o acordo atende aos pontos cruciais das reinvindicações dos roteiristas, como o uso da inteligência artificial, os residuais vindos das plataformas de streaming, os requisitos mínimos de contratação de staff e outros.

Passa a ser proibido, por exemplo, a utilização da IA para escrever ou reescrever um roteiro. Um roteirista pode optar por usar a IA como um recurso de escrita se a empresa consentir, mas a empresa não pode exigir que o roteirista use a IA.

A expectativa é que essas melhorias sirvam ao Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists (SAG-AFTRA), sindicato de atores de Hollywood que segue em greve, reivindica muitas das mesmas coisas que os roteiristas e deve retomar as negociações com a AMPTP em breve.

Vale lembrar que o WGA interrompeu todas as suas atividades em 2 de maio deste ano. Em 14 de julho, SAG-AFTRA se juntou nos piquetes. A última vez que as duas organizações paralisaram ao mesmo tempo havia sido em 1960.

voltando pra home