cinema

Liniker afirma não ter sido convidada para Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que exaltou “Manhãs de Setembro”

Liniker usou seu perfil no Instagram, na tarde desta quinta-feira (24), para criticar a organização do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Em uma longa publicação, a atriz e cantora afirmou não ter sido convidada para participar da cerimônia de entrega, que rendeu à série “Manhãs de Setembro” (Prime Vídeo), produção da qual é protagonista, o troféu de Melhor Série de Ficção.

“Não fui convidada para celebrar ao lado da equipe e elenco o troféu que ganhamos, a noite da vitória ao lado de tantos outros artistas e colaboradores do audiovisual brasileiro e mundial”, afirmou.

“Ontem, fomos esquecidas mais uma vez. [Mesmo à frente de] Um projeto que, em nível mundial, mudou, sim, a história do audiovisual brasileiro da última década. Fica aqui a pergunta: depois que o processo “acaba”, de quem é que se lembra nos momentos de vitória?”, completou a voz de “Indigo Borboleta Anil” (2022).

A intérprete da motogirl e cantora Cassandra foi além e destacou os desafios de criar e manter de pé produções artísticas nacionais, incontáveis vezes invisibilizadas tanto por questões políticas quanto a ausência de incentivos.

Ela prosseguiu dizendo que a beleza da série, uma produção original do Amazon Prime Video, não se restringe somente à história e condução do enredo, mas também a um comprometimento com a causa LGBTQIAPN+ neste que é o país que mais “mata e apaga a memória de pessoas da sigla, além de pretos e indígenas”.

Referindo-se a si mesma, Liniker ressaltou o fato de ser “uma profissional, atriz e artista que estudou para poder exercer seu ofício, mas também uma travesti preta capaz de contar a história de outra travesti ao lado de travestis e pessoas trans, pessoas pretas e de aliades, que acreditaram em cada vírgula da história”.

Ela encerrou a publicação lembrando como “o reconhecimento é importante, sobretudo em solo nacional, por todo o apagamento histórico que temos e vemos ao longo da história e trajetória artística de muitos e muites”.

Veja a postagem da cantora:

 

Pronunciamentos

Procurada pelo Papelpop, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável pela honraria, afirmou que convida nominalmente todos os finalistas e atribuiu a cada produção indicada (séries e filmes) a definição da lista de convidados.

Leia íntegra da nota:

“A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais convida nominalmente todos os finalistas e cada produção indicada (séries e filmes) define sua própria lista de convidados. Não cabe à Academia escolher quem representará cada produção na cerimônia de premiação, que busca a diversidade no audiovisual brasileiro. O resultado das principais categorias confirma esse posicionamento. Lamentamos muito não ter contado com a presença de Liniker, artista por quem a Academia tem a maior admiração.”

A reportagem também procurou a assessoria de imprensa do Prime Vídeo, no Brasil, do qual a série “Manhãs de Setembro” faz parte do catálogo. A plataforma preferiu não se pronunciar, no momento.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • series

“Amor da Minha Vida”: Disney+ anuncia produção da segunda temporada e novos atores

O streaming Disney+ anunciou o início da produção da segunda temporada de “Amor da Minha…

2 horas atrás
  • series

“Bridgerton” é renovada para temporadas 5 e 6 na Netflix

Caro leitor, a última quarta-feira (14) foi deveras movimentada com novidades da série “Bridgerton”. A…

2 horas atrás
  • cinema

Sydney Sweeney, Halsey e mais disputam por relíquia no trailer do filme “Americana”

Saiu! A produtora Lionsgate liberou o trailer de “Americana” nesta quinta-feira (15), aproximadamente dois anos…

3 horas atrás
  • música

Charli XCX celebra cinco anos do disco “How I’m Feeling Now” e lança clipe do viral “Party 4 U”

A cantora e compositora britânica Charli XCX celebra os cinco anos do disco “How I'm…

4 horas atrás
  • famosos

Veja a primeira foto de Ludmilla e Brunna Gonçalves com a filha, Zuri

Zuri já nasceu muito chique! A primeira foto de Ludmilla e Brunna Gonçalves ao lado…

4 horas atrás
  • famosos

“Direito de mudar e ser incoerente”: IZA fala sobre “nova chance” com Yuri Lima

Finalmente, falou sobre! A cantora IZA comentou pela primeira vez sobre a reconciliação com o…

4 horas atrás