“Gran Turismo: De Jogador a Corredor” estreia nesta quinta-feira (24) nos cinemas e muita gente pode pensar: “Uma adaptação de jogo de corrida? Como assim?”.
O estranhamento é válido, a maioria das adaptação de videogame sempre tem o elemento de ficção e fantasia forte, mas aqui é um mundo que está muito próximo da realidade. Porém, nós já vimos o filme e estamos aqui para dar o veredicto!
Com um roteiro baseado em fatos reais, ótimo elenco, tecnologia de ponta para admirar na maior tela que estiver ao seu alcance e muita emoção, “Gran Turismo” diverte bastante e te prende em duas horas de filme.
Aqui, estamos listando o que mais achamos de legal (sem spoilers) para você conhecer essa produção e assistir quando estrear!
“Gran Turismo” conta a história de Jan Mardenborough, um garoto britânico que era até então apenas um grande expert no jogo até que se tornou um corredor profissional apenas com a experiência no game.
Ele entrou na GT Academy (que testou os jogadores para as pistas reais), venceu 90.000 competidores e se tornou um piloto da Nissan, competindo em campeonatos ao redor do mundo e passando por pistas desafiadoras como uma corrida de 24 horas sem Dubai e na Le Mans.
Tudo isso aconteceu entre 2011 e 2013 e a história toda é contada no filme com Archie Madekwe no papel de Jan. A vida real já deu o roteiro pronto para esse filme!
Nós estamos acostumados a ver a fantasia dos games se tornando realidade trazendo personagens fictícios, mundos muito diferentes dos nossos e até personagens de desenho ganhando forma através de efeitos digitais.
O legal do filme de “Gran Turismo” é o fato de ser uma história humana completamente realizada dentro de vivências reais. A trama é digna de roteiro de cinema e dá até um choque ao pensar que aconteceu de verdade.
Um jogador de simulador de corrida consegue ser tão profissional ao ponto de assumir o volante de uma corrida real? Ele conseguiu! E todo o desenrolar dessa história é muito intrigante.
“Gran Turismo” faz uma mistura muito interessante de elenco já aclamado, nomes que estamos adorando acompanhar nos últimos anos e talentos novos para ficar de olho.
Orlando Bloom interpreta o executivo de marketing da Nissan Danny Moore, David Harbour (o Policial Hopper de “Stranger Things”) é o treinador Jack Salter, Darren Barnet (“Eu Nunca”) é o Matty Davis, piloto parceiro do protagonista e temos também Djimon Hounsou, de “Gladiador”, “Um Lugar Silencioso” e “Diamante de Sangue”, vivendo o pai do protagonista.
Além disso, a grande estrela, Archie Madekwe, é uma novidade em Hollywood que já queremos ver em mais produções! Ele integra o elenco de “See” da Apple TV+ e também aparece em “Midsommar” e “Voyagers”. Mas é em “Gran Turismo” a estreia dele como protagonista.
Nessa fomos pegos de surpresa! Se você adora Spice Girls como a gente, vai adorar saber que a Geri Halliwell está no filme interpretando Lesley, a mãe de Jan.
A cantora britânica não é conhecida pela carreira de atriz e apareceu em pouquíssimos filmes. Em “Gran Turismo”, ela faz parte do núcleo dramático e familiar, pois os pais do protagonista julgam a carreira que Jan que criar e estão sempre o comparando com o irmão que tem talento no futebol.
Não são poucas cenas não, tá? Geri, inclusive, é uma parte importante num dos momentos mais dramáticos do filme.
Filmes sobre esportes, principalmente corrida, ganham a atenção do público quando conseguem matar uma grande curiosidade nossa: como as coisas acontecem literalmente dentro da ação, já que sempre acompanhamos à distância?
“Gran Turismo” faz isso com excelência ao usar a tecnologia de ponta da Sony para fazer a gente acompanhar cenas extremamente rápidas com muitos detalhes. Tudo o que acontece é real: as pistas, os carros, a corrida, e há câmeras dentro dos veículos, do lado de fora, em vários ângulos para a gente acompanhar toda a movimentação em velocidade surreal.
Você pode entender melhor como tudo foi feito nesse vídeo de bastidores:
O sul-africano Neill Blomkamp assume a direção de “Gran Turismo” e chamou atenção em 2009 com “Distrito 9”, concorrendo a quatro Oscars incluindo Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Além disso, ele também é responsável por “Chappie” e “Elysium”.
Quem já assistiu qualquer um dos filmes, principalmente “Distrito 9”, já sabe que ele faz um ótimo trabalho ao unir tecnologia, efeitos especiais, uma história inusitada e uma trama emocionante.
Ou seja, fica claro aqui que a direção dele em “Gran Turismo” é essencial para a gente adorar (muitos pela primeira vez) um filme do gênero de corrida, porque ao mesmo tempo que consegue ser visualmente chamativo, também faz a gente ficar envolvido com a história.
Se você já curte o gênero, só vá ao cinema para assistir “Gran Turismo”. Agora, caso você tenha um pé atrás com esse tipo de filme e curta mais outras histórias, deixe suas dúvidas de lado e dê uma chance.
Acima de tudo, “Gran Turismo” te prende com uma história inusitada e cenas de corrida muito bem filmadas feitas para o cinema que contagiam até quem não acompanha o esporte. Além disso, o elenco é feito por atores que estávamos com saudade de ver na telona e nomes que adoramos acompanhar e estamos vendo pela primeira vez numa superprodução de cinema.
Dá para dizer que desperta aquele mesmo sentimento de “Top Gun: Maverick”, em que todo mundo foi ver algo diferente pela curiosidade e saiu surpreso.
“Gran Turismo” estreia nesta quinta-feira (24), nos cinemas!
Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…
Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…
“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…
O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…
Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…
Leave a Comment