Voltar para o topo

Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui

(Foto: Reprodução/Twitter/Band)
(Foto: Reprodução/Twitter/Band)
famosos

Faustão dá 1ª entrevista após transplante de coração e enaltece SUS: “Precisa ser valorizado”

Fausto Silva deu a primeira entrevista após passar por um transplante de coração. O procedimento cirúrgico aconteceu no último domingo (27), no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.

O bate-papo do veterano da TV brasileira foi com o colunista Lucas Pasin, do Splash UOL. Faustão revelou como está seu estado de saúde:

“Estou me sentindo ótimo. Por mim, eu saía daqui amanhã, estou abismado com a minha recuperação. Não tenho nada para reclamar. Sinto apenas uma leve dor nas costas, é um detalhe perto de tudo que aconteceu.”

Para ele, a sensação é de renovação completa: “Sinto como se o meu coração batesse ainda mais forte, é uma sensação única. Tiveram que tirar um monte de entulho de dentro de mim, e colocaram um coração novo, de um garotão de 35 anos. É algo que me faz sentir muito vivo”.

Segundo o jornalista, a entrevista foi totalmente inesperada e Pasin afirmou ter sido acordado com a ligação de Fausto. Ele aproveitou para perguntar qual foi o primeiro pensamento do apresentador, após o procedimento.

“Preciso motivar a doação de órgãos. O Brasil tem que ser o primeiro lugar do mundo. Tem que existir mais projetos. Precisamos fazer alguma coisa para melhorar isso, e pensarmos nos próximos. Precisamos usar a fé na doação. Se eu não tivesse fé, não estaria vivo.”

Fausto Silva entrou na fila do SUS para doação de um coração e ficou na segunda posição, na ordem de prioridade. O órgão chegou para ele após a recusa da equipe médica do paciente que estava na posição de número um. A motivação para a recusa pode ser múltipla.

Antes do fim do papo, o apresentador convidou o jornalista para um pizza em sua casa e afirmou ter uma nova missão na vida:

“Ontem [quinta-feira, dia 30], parecia que eu estava num dia normal na minha vida. Sentei, andei, conversei. É um absurdo poder fazer tudo isso. Só tenho a agradecer aos meus médicos e ao SUS. Tudo isso também é graças ao SUS. Não é porque eu tenho dinheiro que estou bem. Tudo isso que fiz também é feito no SUS, e isso precisa ser valorizado. É importante que todos se informem sobre, e essa será agora a minha missão.”

***

O apresentador segue internado no hospital em que fez o procedimento na capital paulista. O boletim médico mais recente foi emitido na noite desta quarta-feira (30), e dá maiores detalhes da saúde de Fausto.

“O paciente Fausto Silva continua evoluindo dentro do esperado. Está se comunicando normalmente e se mostra muito disposto, após 72 horas desde a realização do transplante de coração, ocorrida no último domingo, no Hospital Israelita Albert Einstein. A função cardíaca está normalizada e estável e, hoje, foram retirados o dreno e alguns cateteres, além de o paciente ter iniciado a fisioterapia.”

O veterano de 73 anos está internado na Unidade de Terapia Intensiva desde o dia 5 de agosto após o agravamento do quadro de insuficiência cardíaca. A rapidez no transplante se deu pelo quadro clínico que possibilitou prioridade na fila.

A fila de transplantes é organizada pelo SUS e unificada entre todos os pacientes aptos para a cirurgia. O posicionamento de cada pessoa é dado a partir de uma série de critérios rígidos que envolvem principalmente a gravidade do caso e a taxa de sucesso do transplante.

O veterano deixou o seu programa na Band, passando o bastão para seu filho João Guilherme e para Anne Lottermann. Ele seguiu para o canal após saída da Globo, em 2021, depois de 32 anos no canal.

Vale lembrar que o radialista ganhou destaque na própria Rede Bandeirantes, onde, no fim da década de 1980, tocou um programa intitulado “Perdidos na Noite”.

voltando pra home