A gente ama reviravoltas e isso já é regra quando se trata de “Missão: Impossível”. Os fãs já sabem, mas uma característica muito marcante da saga é a revelação de máscara que sempre faz com que a gente descubra que alguém não é quem a gente pensava ser. Meio Scooby-Doo, sabe? Mas bem mais realista. Para contextualizar, isso é um truque de disfarce próprio da Força-Tarefa Missão Impossível, agência secreta na qual Ethan Hunt, personagem de Tom Cruise, trabalha.
Nesta semana, “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” está nos cinemas brasileiros e nós já estamos prontos para mais máscaras caírem! Por isso, resolvemos listar as revelações mais legais ao longo de quase três décadas da franquia.
O primeiro choque precisa entrar na lista, né? No primeiro “Missão: Impossível”, de 1996, um agente russo consegue uma informação confidencial e, ao puxar o rosto, vemos que na verdade era Tom Cruise querendo fofocas secretas para Força-Tarefa Missão Impossível (IMF). A partir daí, começou a grande tradição da saga de nos pegar desprevenidos com revelações de máscara.
Estavam achando que só o Tom Cruise fazia revelação de máscara? Em “Missão: Impossível II”, o vilão Sean Ambrose finge ser o protagonista Ethan Hunt para saber os planos da personagem de Thandie Newton, Nyah. O mais dramático dessa cena é ver Nyah confiando no falso Tom Cruise e se entregando para ele. Que golpe baixo!
Phillip Seymour Hoffman, famoso pela atuação em “Capote” de 2005 e que faleceu em 2014, foi o grande vilão do terceiro filme da franquia. Nessa cena genial, ele é detido no banheiro pela versão falsa dele (que na verdade é Tom Cruise), leva um soco “dele mesmo” e depois ainda é pressionado a gravar a própria voz para ajudar no disfarce do protagonista. Tudo acontece muito rápido e é genial!
Essa aqui aconteceu em “Protocolo Fantasma” e acontece numa ótima cena de perseguição entre Tom Cruise e um dos ajudantes do vilão principal do filme. Depois de uma cena intensa de perseguição e luta no meio do deserto, o ajudante aparece em cima de um carro e mostra que não é quem o protagonista pensava que era e sim o próprio vilão do filme, Michael Nyqvist.
Coitado do Simon Pegg! A gente via em filmes anteriores que ele morria de vontade de usar uma máscara. Então, em “Nação Secreta” finalmente aconteceu e ele é pego no ato. Porém, depois a gente descobre que isso nunca aconteceu. Os personagens estavam apenas imaginando como seria se o personagem usasse a máscara. Bom, pelo menos no imaginário aconteceu!
Esse aqui entra na nossa lista pela simplicidade e versatilidade. Ethan precisa fingir que é um general russo e para isso ele usa apenas um bigode falso e dá certo! Mas o melhor ainda está por vir: quando ele tira o uniforme, o casaco dele consegue virar uma jaqueta virando ao avesso. Genial!
No segundo filme, a IMF precisa ir atrás de um agente que traiu o grupo secreto. Nessa cena em específico, Ethan aparece dentro de um avião ao lado de cientista. Ele obtém um vírus mortal e de repente…. NÃO ERA O ETHAN! Era o vilão principal do filme, que usou a imagem do protagonista para garantir a confiança do cientista e pegar a arma perigosa.
Essa aqui em “Efeito Fallout” é genial. A IMF captura um cientista que desenvolveu uma arma nuclear. Ele assiste o noticiário da CNN internado numa maca e a notícia é que as bombas nucleares foram acionadas. Depois dessa enorme sequência de abertura dramática, o cientista na verdade estava num quarto falso. Foi tudo organizado por Ethan e os demais agentes e o apresentador da CNN, que é mesmo o apresentador Wolf Blitzer na vida real, remove a máscara e mostra ser o Benji, personagem de Simon Pegg. Só aí que a música clássica de “Missão: Impossível” toca e o filme começa.
No começo de “M:I III”, vemos o vilão do filme matando a esposa de Ethan Hunt e depois há uma viagem no tempo para entender como tudo chegou ali. Depois de assistirmos um filme inteiro se perguntando como isso aconteceu, a gente é surpreendido com uma máscara: na verdade, quem foi morta foi uma assistente do vilão.
Aqui, “Missão: Impossível” entregou duas revelações de máscara de uma vez em uma sequência dramática! Quando o vilão Sean Ambrose achou que finalmente tinha conseguido matar Ethan Hunt, chegou a hora da reviravolta: era na verdade o capanga de Sean. O traidor estava ajudando nosso protagonista a roubar a arma e então eles combinaram de inverter papéis. Depois da revelação, vemos o capanga falso se tornando Ethan no meio de todo o caos.
A gente já adianta que “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” coloca máscaras em momentos ótimos para a gente levar aquele choque! O filme está em cartaz nos cinemas!
Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…
Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…
“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…
O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…
Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…
Leave a Comment