livros

Rita Lee deixou novo livro como “último ato”, diz amigo e editor

Mesmo com o estado de saúde delicado, Rita Lee encontrou forças para escrever um novo livro. Em “Outra autobiografia“, que chega às lojas na próxima semana pela Globo Livros, a mãe do rock, que faleceu na última semana, decidiu repassar em detalhes os percalços de seu enfrentamento a um câncer de pulmão.

Em entrevista ao “Fantástico“, o jornalista Guilherme Samora, que foi amigo de Rita e vinha exercendo nos últimos anos o papel de editor, falou sobre a experiência de acompanhá-la neste que, nas palavras da própria, foi “seu último ato”.

“[No livro] Ela repassa, passo a passo, o tratamento. Dos diagnósticos ao que se passava com ela. Quando mandei a foto que seria da capa, em um primeiro momento pensamos em ser branco e preto, ela disse ‘Acho que vou pintar. Quero que lancem dia 22 de maio, dia de Santa Rita e já vai ter passado o mercúrio retrógrado’. Ela virou e falou, muito orgulhosa: ‘Esse é meu último ato'”.

Samora comentou ainda a forte presença de Rita em sua vida, já que também é fã desde criança, e as peculiaridades do processo de trabalhar com a escrita da artista.

“Está muito difícil esse momento, porque de algum modo nunca existiu um mundo sem Rita, entendeu? A Rita sempre estava no meu mundo. A presença física, poder falar com ela, ouvir as genialidades dela. No meu mundo sempre teve a Rita. (…) Editei os livros da Rita com muito amor. Eu gosto de falar… Eu gosto de deixar isso claro que a Rita é muito genial, ela nunca precisou de um ghostwriter, de alguém que escrevesse para ela. A primeira autobiografia, ela escreveu tudo. Ela mandava para mim e falava: ‘Mexe no que você precisar editar’. Não precisa editar, Rita! O livro veio pronto’. A única coisa que ela me pediu foi fazer um fantasminha que eu apareço aqui e ali corrigindo data, brigando com ela, porque ela erra a data e aí fica esquisito corrigir a data dela, porque se está na cabeça dela, melhor deixar. Tudo que ela escreveu está ali”.

No mesmo dia em que foi comunicada a morte da cantora, o livro inédito chegou ao topo dos mais vendidos no ranking geral da Amazon. A entrevista completa, que também traz falas emocionantes do marido, Roberto de Carvalho, e do filho, João Lee, está disponível no Globoplay. Assista clicando aqui.

Além de “Uma outra autobiografia” (2023) e “Uma autobiografia” (2016), esta última indicada ao prêmio Jabuti na categoria Melhor Biografia e Reportagem, Rita Lee é autora de livros infantis como a saga do ratinho Dr. Alex. Ela também publicou, em 2017, uma coletânea de contos intitulada “Dropz”.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

2 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

2 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

3 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

4 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

18 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

20 horas atrás