música

Ryuichi Sakamoto, premiado músico japonês, morre aos 71 anos

Membro do grupo Yellow Magic Orchestra e um dos nomes mais influentes da música internacional, o músico japonês Ryuichi Sakamoto faleceu neste fim de semana. A informação foi confirmada pelo jornal Yomiuri Shimbun neste domingo (2).

Além de trabalhar na trilha sonora de filmes célebres como “Merry Christmas Mr. Lawrence” (1983) e “O Último Imperador” (1987), Sakamoto venceu prêmios importantes do circuito ocidental, entre eles o Oscar, Grammy, Globo de Ouro e Bafta.

Em 2021, ele tinha sido diagnosticado com um câncer reincidente. No ano passado, mais precisamente em junho, o criador chegou a escrever um ensaio intitulado “Viver com câncer”, em que relatava a difícil rotina de enfrentamento à doença, que já apresentava metástase àquela altura.

Isso não o impediu de continuar trabalhando. “Enquanto fazia o tratamento contra um câncer, descoberto em junho de 2020, Sakamoto seguiu criando trabalhos no seu estúdio em casa, sempre que a sua saúde permitia. Ele viveu com a música até o fim”, diz o comunicado emitido pela família.

Sakamoto, vale destacar, estudou etnomusicologia na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio. Em 1978, ao lado dos amigos Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi, ele fundou o YMO, que ganha rápida projeção por seu uso inovador de elementos eletrônicos – algo que seria responsável por pautar os trabalhos de gerações futuras.

Seu interesse por trilhas sonoras, entretanto, só obteria êxito na década seguinte, quando o músico decide embarcar na produção de “Furyo: em nome da honra” (1983). No longa, ele interpreta o comandante do campo de prisioneiros de guerra e contracena com David Bowie. A trilha sonora que compôs para a narrativa levou o Bafta, prêmio mais importante do cinema britânico.

A consagração máxima viria mais tarde, em 1987, ao vencer o Oscar de Melhor Trilha Sonora por “O Último Imperador”, filme que também integra o elenco. Em seu currículo também podem ser incluídas colaborações com nomes como Pedro Almodóvar (“De Salto Alto”), Lucca Guadagnino (“The Staggering Girl”) e Brian de Palma (“Olhos da Serpente”).

O funeral deve ser restrito à família e amigos próximos.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

6 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

6 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

7 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

8 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

22 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

24 horas atrás