Membro do grupo Yellow Magic Orchestra e um dos nomes mais influentes da música internacional, o músico japonês Ryuichi Sakamoto faleceu neste fim de semana. A informação foi confirmada pelo jornal Yomiuri Shimbun neste domingo (2).
Além de trabalhar na trilha sonora de filmes célebres como “Merry Christmas Mr. Lawrence” (1983) e “O Último Imperador” (1987), Sakamoto venceu prêmios importantes do circuito ocidental, entre eles o Oscar, Grammy, Globo de Ouro e Bafta.
Em 2021, ele tinha sido diagnosticado com um câncer reincidente. No ano passado, mais precisamente em junho, o criador chegou a escrever um ensaio intitulado “Viver com câncer”, em que relatava a difícil rotina de enfrentamento à doença, que já apresentava metástase àquela altura.
Isso não o impediu de continuar trabalhando. “Enquanto fazia o tratamento contra um câncer, descoberto em junho de 2020, Sakamoto seguiu criando trabalhos no seu estúdio em casa, sempre que a sua saúde permitia. Ele viveu com a música até o fim”, diz o comunicado emitido pela família.
Sakamoto, vale destacar, estudou etnomusicologia na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio. Em 1978, ao lado dos amigos Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi, ele fundou o YMO, que ganha rápida projeção por seu uso inovador de elementos eletrônicos – algo que seria responsável por pautar os trabalhos de gerações futuras.
Seu interesse por trilhas sonoras, entretanto, só obteria êxito na década seguinte, quando o músico decide embarcar na produção de “Furyo: em nome da honra” (1983). No longa, ele interpreta o comandante do campo de prisioneiros de guerra e contracena com David Bowie. A trilha sonora que compôs para a narrativa levou o Bafta, prêmio mais importante do cinema britânico.
A consagração máxima viria mais tarde, em 1987, ao vencer o Oscar de Melhor Trilha Sonora por “O Último Imperador”, filme que também integra o elenco. Em seu currículo também podem ser incluídas colaborações com nomes como Pedro Almodóvar (“De Salto Alto”), Lucca Guadagnino (“The Staggering Girl”) e Brian de Palma (“Olhos da Serpente”).
O funeral deve ser restrito à família e amigos próximos.
Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…
Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…
“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…
O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…
Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…
Leave a Comment