Entre os lançamentos musicais da semana está “Yagô”, de Naieme. Produzido por Paulo Dáfilin, conhecido por comandar as produções de Maria Bethânia, Zeca Pagodinho e outros grandes nomes da MPB, o single exalta Janaína, cultua elementos da natureza e abraça a diversidade das religiões brasileiras.
Mais que isso, a faixa marca uma nova fase da artista paraense que, até então, era conhecida no Norte do Brasil como Nanna Reis. Ao adotar seu nome real, ela opta por entronizar a ancestralidade afro-indígena amazônica em sua arte.
“Enquanto eu renegava meu nome, de certa forma renegava a mim mesma. Quando entendi isso, me encontrei como artista”, reflete Naieme, que atuou como solista da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz por sete anos, em nota.
Agora, ela quer que sua cultura e história cruzem as barreiras regionais e alcancem mais lugares do Brasil. “Tenho a sorte de viver tantas referências musicais, culturais, mas infelizmente muita gente olha para uma mulher do Norte com traços indígenas e já a colocam numa caixa”, explica.
Ela ainda acrescenta: “Não vejo problema nenhum em cantar a nossa rica cultura amazônica, ela por si só já é grandiosa, mas vejo um sério problema quando tentam nos limitar. No Pará, temos muitas cantoras maravilhosas que não se enquadram em um rótulo, eu não me vejo apenas em um quadrado, eu sou uma cantora da música popular brasileira”.
Ouça “Yagô”:
Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…
Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…
TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…
Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…
Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…
O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…
Leave a Comment