música

Margareth Menezes lamenta atos terroristas e diz que fará reunião para avaliar obras destruídas

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou em nota nesta segunda-feira (9) que vai se reunir, nas próximas horas, com membros técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan. O encontro tem como objetivo dar início imediato ao restauro das obras destruídas por terroristas bolsonaristas.

Neste domingo (8), extremistas orquestrados invadiram de maneira simultânea o Palácio do Planalto, o Superior Tribunal Federal e o Congresso Nacional, em Brasília. Os prédios ficaram destruídos após a tentativa de golpe.

“É urgente avaliarmos os danos e começarmos a recuperação e restauro de todo patrimônio que foi brutal e absurdamente arrasado. Um quadro de Di Cavalcanti destruído a facadas revela tamanha ignorância e violência desses atos abomináveis”, escreveu a ministra, em seu perfil no Twitter. Ela também classificou a atitude como “estarrecedora”.

A força tarefa contará ainda com as contribuições de Marlova Noleto, diretora e representante da sede brasileira da Unesco.

Ainda não é possível avaliar qual será exatamente o valor pago pelos vândalos. No entanto, uma reportagem do portal UOL obteve informações que dão uma dimensão do estrago: citado pela ministra Margareth, o quadro “As Mulatas”, de Di Cavalcanti, foi rasgado com golpes de faca. A obra está avaliada em aproximadamente R$ 8 milhões.

Além de objetos e móveis que faziam parte dos ditos espaços, a tela “O Flautista”, de Bruno Giorgi; o vitral “Araguaia”, de Marianne Peretti; a escultura de parede em madeira de Frans Krajcberg e um tapete que pertenceu à Princesa Isabel também foram danificados. Alguns, de modo irreversível.

A obra “Bandeira do Brasil”, de Jorge Eduardo (1995), por exemplo, serviu de cenário para pronunciamento de diversos presidentes. Após a retirada dos terroristas do palácio, ela foi encontrada boiando.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Xamã estreará disco com Milton Nascimento, Criolo e mais

O ator e cantor Xamã prepara o terreno para estrear, ainda este mês no dia…

8 horas atrás
  • cinema

“O Agente Secreto”: Veja a 1ª foto de Maria Fernanda Cândido no filme de Kleber Mendonça Filho

Diva do dramaturgia brasileira! Eis aqui a primeira imagem de Maria Fernanda Cândido em “O…

10 horas atrás
  • cinema

Jacob Elordi e Lily-Rose Depp estrelarão filme sobre jovem que engravida do próprio irmão

O portal Deadline divulgou, nesta sexta-feira (16), que Jacob Elordi e Lily-Rose Depp protagonizarão a…

11 horas atrás
  • famosos

Justin Bieber nega ter sido vítima de abusos de Sean “Diddy” Combs, diz porta-voz

Por meio de uma declaração oficial, o representante de Justin Bieber negou que o cantor…

13 horas atrás
  • cinema

Musa da ação: veja como Hayley Atwell foi do MCU para peça essencial em “Missão: Impossível”

Tom Cruise até pode ser o protagonista de “Missão: Impossível”. Mas, realmente, seria IMPOSSÍVEL ele…

14 horas atrás
  • cinema

Filme de The Weeknd é detonado pela crítica no Brasil e no mundo: veja análises

Bota onde quiser! E nesse caso, tão botando sem dó, viu? 🚨 Estreou nos cinemas…

14 horas atrás