2023 nem começou ainda e já temos um filme logo no começo de janeiro para ficarmos ansiosos para ver no cinema. “Babilônia” estreia dia 19 do mês que vem no Brasil e promete estar na boca de todos os cinéfilos. Primeiro que o longa nem chegou ainda e já foi indicado em cinco categorias do Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme. Outro motivo é o elenco de estrelas como Margot Robbie, Brad Pitt, Tobey Maguire, Olivia Wilde e Jean Smart. Porém, a gente está aqui para falar do diretor que a gente compra nosso ingresso só de ver o nome dele em qualquer cartaz: Damien Chazelle!
O cineasta norte-americano tem apenas 37 anos mas já conta com um currículo muito bem premiado. “Babilônia” é o quinto filme que ele dirige e, dos quatro anteriores, três têm indicações ao Oscar. Ou seja, onde ele põe a mão tem prêmio. Veja o trailer de “Babilônia” aqui abaixo e, em seguida, descubra mais sobre o diretor.
Damien Chazelle nasceu no dia 19 de janeiro (olha só, mesmo dia que “Babilônia” estreia no Brasil) e começou a carreira em 2009 dirigindo o filme Guy and Madeline on a Park Bench. Ele assumiu a direção, roteiro e produção desse filme musical em preto e branco que conta a história de um casal (o trompetista de jazz Guy e Madeline) que estava saindo por três meses, até que o protagonista resolve apostar em outra garota. Rejeitada, a personagem segue a vida e se apaixona por outra pessoa. Mas Guy percebe que cometeu um erro e tenta reconquistá-la. O filme é uma completa homenagem ao cinema musical clássico dos anos 60 e a gente percebe já aqui que Damien Chazelle é tão apaixonado pela sétima arte que trata de falar sobre ela na maioria dos filmes dele.
Em 2014, veio o longa “Whiplash – Em Busca da Perfeição”. Foi a segunda vez que Chazelle atuava na direção e, dessa vez, ele conta a história de Andrew (Miles Teller), um jovem que sonha em ser um baterista renomado. O protagonista passa a ser treinado por um grande mestre do jazz (olha o gênero aí de novo!), Terence Fletcher, brilhantemente interpretado por J.K. Simmons. Os métodos de treino do musicista começam a extrapolar os limites do corpo e alma do jovem e, nisso, o sonho começa a se misturar com delírios. Aqui, o projeto de Chazelle abocanhou quatro indicações ao Oscar e levou três delas: edição, mixagem de som e ator coadjuvante, para J.K. Simmons.
Mas então, minha gente, chegou 2016 e o terceiro filme dirigido e roteirizado pelo cineasta foi “La La Land”. Não precisamos nem entrar nos detalhes do fenômeno que foi esse lançamento, né? Emma Stone vive uma barista que sonha em ser atriz, Ryan Gosling é um pianista de jazz. O romance dos dois vira história para um musical que é uma grande homenagem à arte de fazer cinema e ao tão mágico sonho americano de Hollywood. Lembra um pouco o que ele fez em 2009, né? O filme se tornou o mais premiado na história do Globo de Ouro e integrou a lista dos filmes mais indicados ao Oscar, junto com “Titanic”, estando em quatorze categorias. Delas, levou seis: Melhor Diretor (Damien Chazelle), Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Trilha Sonora e Melhor Canção Original (City of Stars), Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia.
Em 2018, Damien Chazelle foge um pouco da metalinguagem do cinema e resolve contar a história do primeiro homem que pisou na lua. “O Primeiro Homem” foi dirigido e produzido por ele, trabalhando novamente com o ator Ryan Gosling, que aqui interpreta Neil Armstrong. A crítica aclamou a direção de Chazelle, principalmente com a cena em que o astronauta pisa na lua. O filme foi indicado a quatro Oscars e levou o prêmio de Melhores Efeitos Visuais.
Agora, quase cinco anos depois, vamos ter a chance de acompanhar mais uma obra do diretor! Babilônia” é um drama ambientado na época de ouro de Hollywood dos anos 20 e conta como a arte de fazer cinema era cheia de glamour, mas também decadência e depravação, como mostram a ambição desmedida e excessos dos seus personagens, interpretados por Brad Pitt, Margot Robbie e Diego Calva. O filme ainda conta com Jean Smart (que a gente já ama pela série “Hacks”), Eric Roberts e Olivia Wilde. Aliás, a trilha sonora está nas mãos de Justin Hurwitz, que também trabalhou com Chazelle em todos os filmes premiados dele. Ou seja, a fórmula de sucesso está mantida!
“Babilônia” estreia no dia 19 de janeiro nos cinemas e, pelo que lemos aqui, vai ser um filme que você não pode perder de forma alguma!
Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…
Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…
“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…
O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…
Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…
A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…
Leave a Comment