Melhores de 2022

Com a turnê “Pirata”, Jão ancora os pés como o grande nome do pop nacional e atrai um mar de fãs

Jão é o príncipe do pop no Brasil e eu posso provar. Ou melhor, ele já provou isso após o sucesso incontestável de sua última turnê, “Pirata”. Foi assim que o artista se consagrou entre os nomes mais bem sucedidos da música nacional, conquistando o que muitos cantores de sua geração sonham em ter: DEMANDA!

Com o álbum homônimo a turnê, lançado em 2021, o artista apresentou os singles “Pirata”, “Não Te Amo” e “Idiota”, hit que dominou as redes sociais e ganhou um divertido clipe. Este é o terceiro disco da carreira do artista, que já lançou “Lobos”, de 2018, e “Anti-Herói”, de 2019.

Dirigido por Pedro Tófani, a obra oferece inúmeras referências, como a “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1976), “Titanic” (1997), “10 Coisas que Eu Odeio em Você” (1999), “Homem-Aranha” (2002), “Brokeback Mountain” (2005), Ayrton Senna e Xuxa…Tudo isso, para criar a vibe romântica da canção.

Lembrou? Reveja com a gente!

É nítido o cuidado de Jão com o audiovisual em seus trabalhos, mas a estética musical do artista vai muito além de clipes. Talvez esse seja um dos motivos pelos quais o hitmaker tenha atraído fãs tão fiéis. O cantor tem investido em um conceito que acompanha todo o trabalho de divulgação do disco, desde a capa, videoclipes, figurinos, performances ao vivo e, é claro, sua turnê.

Tudo isso pôde ser conferido em vários estados do Brasil, já que os shows dessa nova era, rodou o país, desde março deste ano, esgotando a maioria das datas por onde passava. Além disso, quem esteve presente ou acompanhou as transmissões do Lollapalooza Brasil 2022 e do Palco Sunset, no Rock In Rio 2022, pode conferir o magnetismo de cantor no palco e entender um pouco desse fenômeno.

Em meio a era dos streamings, conseguir converter os números nas plataformas em espectadores reais, que pagam para estar em um show, não é tarefa fácil. Porém, Jão surge fora da curva. Para o músico fazer grandes shows tem se tornado cada vez mais natural.

Jão durante o show gratuito em SP que fechou a turnê “Pirata”. (Foto: Breno Galtier/Divulgação)

Para se ter uma ideia a maioria dos shows desta turnê tiveram seus ingressos esgotados. Em São Paulo, o artista subiu ao palco do Espaço Unimed (antigo Espaço das Américas) por SEIS vezes, sendo todas elas com sua capacidade máxima de entradas vendidas. É ou não é puro poder?

De acordo com a assessoria de imprensa do artista, a U.F.O Sounds, empresa que comanda a carreira do artista, os shows da turnê “Pirata” faturaram mais de R$ 30 milhões e tiveram mais de 250 mil pagantes, até meados de outubro deste ano. Com tanto sucesso assim, o que fazer para coroar de vez 2022?

Bom, Jão nos deu a resposta: um supershow gratuito para 50 mil pessoas, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. Apesar de não ter sido necessário efetuar pagamento pelos ingressos, de acordo com o QG do artista, era preciso retirar os tickets para garantir entrada.

Sendo assim, logo nos primeiros minutos da liberação o site de reservas recebeu mais de 500 mil usuários. A situação gerou uma forte instabilidade nos servidores e foi necessário interromper a distribuição temporariamente. Uma nova data e horário foram anunciados, posteriormente. Monas, hitou, né?

Com transmissão do TikTok, a apresentação foi um sucesso de encher os olhos. Com direito a música inédita, o show contou com um mar de gente fazendo um lindo coro para todas as faixas do artista, que também soltou a voz em “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa. Inclusive, essa é outra característica especial do artista — que reverencia a lenda Cazuza sempre que pode. Ele sabe e faz questão de reverenciar os que vieram antes. O músico bebe da fonte, mas atribui sua personalidade em absolutamente tudo.

Confira a música inédita cantada por ele durante o show:

É como se Jão olhasse para o passado e entendesse que a música que ele que faz hoje é a continuação dessa cena cultural que começou há muitos anos, e segue sendo tão atacada no Brasil. É entrega em cada nota. Verdade em cada poesia. Talvez isso também explique o fascínio dos seus fãs.

Talvez, tudo isso, explique como o pirata tem conseguido navegar contra a maré imediatista dos tempos atuais e justifique como o jovem cantor vem construindo um espaço sólido na cultura pop nacional.

Jão durante o show gratuito em SP que fechou a turnê “Pirata”. (Foto: Breno Galtier/Divulgação)

Ele, inclusive, parece já estar pronto para navegar por outros mares. Afinal, o artista indicado ao Grammy Latino anunciou que sua próxima turnê já tem data marcada e que a apresentação em São Paulo será no Allianz Parque, estádio com capacidade para 45 mil pessoas.

E aí, você foi a algum show da turnê “Pirata”? Já está ansioso para a nova era do cantor?

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Coringa 2” lidera lista de indicados ao Framboesa de Ouro 2025; veja!

Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…

26 minutos atrás
  • música

Vem aí! Jade revela previsão de lançamento de primeiro disco solo

Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…

1 hora atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas de Portugal e lidera bilheteria

“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…

2 horas atrás
  • música

Bad Bunny emplaca 3 faixas do disco “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” no Top 10 da parada Billboard Hot 100

O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…

3 horas atrás
  • cinema

Ayo Edebiri se depara com culto de popstar no trailer de “Opus”, novo terror do A24

Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…

3 horas atrás
  • música

Marisa Monte e Orquestra Afrosinfônica anunciam show em conjunto em Salvador (BA)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…

3 horas atrás