Chega às plataformas de streaming nesta sexta-feira (18), em plena antevéspera do Dia da Consciência Negra, o single “Evocação Negreira”. A faixa é a primeira amostra de um novo disco, homônimo, lançado pelo cantor e compositor Nei Zigma. A previsão de estreia da obra é para janeiro de 2023.
Na carta de apresentação, encaminhada à imprensa, ele levanta uma série de questionamentos ligados ao racismo estrutural e à memória história do Brasil, que foi o último país a romper (ao menos no papel) com as correntes da escravidão.
“Você conheceu seus avós? Conheceu seus bisavós? Qual a origem deles? De onde vieram? Como eles viveram? Tinham irmãs e irmãos? Nasceram no Brasil ou num país estrangeiro? Chegaram no Brasil dentro de um navio negreiro e foram vendidos num leilão de escravos?”, diz.
“Ser privilegiado no Brasil hoje é você nascer numa família onde nenhum dos seus antepassados foi vendido num leilão de escravos no século XVIII. E olha que esse fato da história aconteceu há pouco na esquina do Tempo. Toda vez que busquei saber sobre a raiz da minha família nunca consegui ir além dos meus bisavós. Assim como a grande maioria dos brasileiros, essa marca permeia toda a minha história de vida e esculpiu o que sou com minha aptidão para arte, música, poesia, teatro, e meus desafios sociais e pessoais, que circulam em meu sangue como herança de quem me precedeu. Há um mar entre tudo isto. Existe o grito e o laço de um leiloeiro mercante. Uma corrente nos pés. E nenhuma história a mais que eu possa contar”.
Na faixa, o criador se apoia em cadências rítmicas tipicamente brasileiras a fim de criar um som único, que abraça sua ancestralidade. Um multiartista, Zigma nos convida a pensar sobre origens, amor afrocentrado e até mesmo na superficialidade atribuída a datas especiais do calendário, diante da necessidade de se pensar o contexto geral diariamente.
Ouça já, a canção está disponível em todas as plataformas de streaming!
Lá vem ela! Jennie, 1/4 do fenômeno sul-coreano BLACKPINK, usou as redes sociais na noite…
O filme "Queer", mais recente investida do cineasta Luca Guadagnino, chegará ao catálogo da MUBI…
É o amor, né? Viva os apaixonados! Nattan conversou com o gshow, em matéria publicada…
Fogo no parquinho? Em conversa no quarto durante a manhã desta quarta-feira (22), a sister…
A carreira bem bonita aqui fora! Depois de muita gente sonhar e esperar por este…
Tá bom, vai nos avisando, sim! A cantora Grimes usou seu perfil na rede social…
Leave a Comment