Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Gilberto Gil é insultado por bolsonaristas durante Copa do Mundo no Qatar; famosos reagem
O cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, foi alvo de militantes golpistas durante a partida Brasil X Servia, na Copa do Mundo do Qatar. O caso aconteceu na última quinta-feira (24), mas só veio à tona neste sábado após o deputado André Janones (Avante), que integra o governo de transição do presidente Lula (PT), ter divulgado as imagens.
É possível ver Gil, que tem 80 anos, acompanhado pela esposa Flora, caminhando por um corredor enquanto bolsonaristas ironizam e insultam sua presença. “Vamo, Bolsonaro. Vamo, Lei Rouanet”, dizem os primeiros. Um pouco depois, eles passam à sua frente e convidam Gil para se encaminhar rumo às arquibancadas. O cantor não responde e nenhuma das agressões e para para atender a um fã.
Os agressores, que até o momento não foram identificados, também xingam Gil de “filho da p.”.
Entidades das mais diversas áreas condenaram a atitude, entre elas a filha Preta Gil, que classificou o episódio como “violento e assustador”.
Respeitem Gilberto Gil pic.twitter.com/1ZA3FQxdgZ
— Preta Gil (@PretaGil) November 27, 2022
Um dos melhores amigos de Gil, o cantor Caetano Veloso também prestou solidariedade.
Meu irmão na música e na vida, @GilbertoGil, foi injuriado por bolsonaristas no Catar. Ele tem 80 anos e estava com sua esposa. Quero prestar solidariedade ao gênio Gil e dizer que nós, os artistas, assim como a verdadeira sociedade, esperamos que os criminosos sejam punidos.
— Caetano Veloso (@caetanoveloso) November 27, 2022
Vários foram os colegas e lideranças que repercutiram o assunto. Entre as principais figuras estão o deputado Guilherme Boulos (PSOL), os jornalistas Chico Pinheiro e Astrid Fontenelle, além da primeira dama do Brasil, Janja Lula. Ela disse em seu perfil no Twitter que falou com o casal Gil horas depois, lamentando o ocorrido. Janja também pediu por responsabilização.
Esses bandos riquinhos se acham patriotas. Não passam de patriotários. Se amassem a Pátria, reverenciariam o gênio @gilbertogil, vencedor do Grammy, o maior prêmio da música mundial e Patrimônio vivo do povo brasileiro ! Evoé, Gilberto Gil! ! https://t.co/qCJMTYukrC
— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) November 27, 2022
Vagabundos bolsonaristas atacaram e ofenderam Gilberto Gil no Qatar. Minha solidariedade ao mestre Gil. Vai passar!
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) November 27, 2022
@gilbertogil é um músico, imortal da academia de letras, respeitado no mundo todo e um senhor de idade que é puro AMOR , afeto e gentilezas. Te AMO, gil!
— astridfontenelle (@astridfontenell) November 27, 2022
Ligamos para @gilbertogil e @Floragil2222 manifestando nossa solidariedade e indignação pela agressão sofrida no Qatar. Gil é patrimônio da música brasileira e merece todo nosso respeito e reverência, Q o agressor seja identificado e responda pelo seu ato.
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) November 27, 2022
Os cantores Juliette, Emicida e Daniela Mercury, bastante próximos da família Gil, também se pronunciaram. A baiana chegou a oferecer recompensas para quem fosse capaz de identificar os agressores.
Meu abraço a Gilberto Gil e Flora. Vocês são acolhimento e amor.
Não podemos tolerar qualquer tipo de violência, com quem quer se seja. Educação e respeito são o mínimo para uma sociedade melhor.— Juliette (@juliette) November 27, 2022
Viva Gilberto Gil.
O broxonazismo vai morrer passando vergonha mesmo.
Agora o mestre Gil, é eterno!
💛— emicida (@emicida) November 27, 2022
Saí do show há pouco e estou devastada com as agressões que @gilbertogil sofreu no Qatar. Gil é um patrimônio cultural do Brasil. É nosso mestre. É um Deus da música. Toda minha solidariedade a ele. Todos meus esforços para achar o agressor. #GilbertoGil
— Daniela Mercury 🎤🌹🌈👑 (@danielamercury) November 27, 2022
Você sabe quem é o agressor de @gilbertogil ? pic.twitter.com/wWL65QgSVo
— Daniela Mercury 🎤🌹🌈👑 (@danielamercury) November 27, 2022
Cantor agradece mensagens
Gil usou as redes sociais neste domingo (27) para agradecer a todas as mensagens de solidariedade enviadas à família. Em um rápido vídeo, ele disse estar bem e atribuiu os atos a “inconformados que querem manter o ódio e a agressividade”.
Obrigado a todos pela corrente de solidariedade, aos amigos que ligaram e se manifestaram nas redes sociais. Amanhã estaremos torcendo pela seleção brasileira e por um Brasil sem ódio #GilbertoGil @Floragil2222 pic.twitter.com/Cr8iAFzvxN
— Gilberto Gil (@gilbertogil) November 27, 2022