música

Gilberto Gil e família celebram 50 anos de MPB em show afetivo no Rock In Rio 2022

Quem teve a chance de ver Gilberto Gil ao vivo na Europa, um pouco mais cedo neste ano, sabe que a turnê do artista feita em família reserva um par de emoções. Isto porque, além de expor a transmissão de seu talento para as gerações de filhos e netos que o acompanham, o repertório dialoga ainda com diferentes lugares da afetividade.

Isto é, as canções que marcaram as muitas fases da carreira de Gil (agora também reunidas em livro, lançado pela Companhia das Letras) são para além um retrato da música popular brasileira feita ao longo de mais de 50 anos. Deste modo, o patriarca não apenas celebrou seu caminho no Rock In Rio neste domingo (4), como saudou os que o acompanharam nesta noite com um afago no coração, um abraço necessário em dias de ódio.

Bem humorado, o cantor, ex-ministro da Cultura e agora membro da Academia Brasileira de Letras fez uma brincadeira ao lembrar de sua apresentação na primeira edição do festival, em 1985. “Da outra vez tinha mais lama”, disse, divertindo-se.

Do passado, Gil também evocou lembranças do filho Pedro, morto em um acidente de carro em 1990. A filha Preta e o neto Fran, que integra o grupo Gilsons, subiram ao palco usando uma blusa com uma foto do rapaz à ocasião do dito espetáculo, quando, veja só, acompanhou o pai na guitarra.

A plateia, sem surpresa alguma, logo se rendeu às interpretações de “Vamos Fugir”, “Expresso 222” e “Toda Menina Baiana”, escolhida para encerrar o espetáculo. Todas canções canônicas que fustigaram a energia do espaço, mesmo que este estivesse consideravelmente vazio em vista de outras apresentações como a de Luísa Sonza, horas antes. No gargalo, celebridades se espremiam.

A neta Flor Gil, de 13 anos, com quem tocou “Garota de Ipanema”, terminou emocionada. Ela, que brilhou em vídeos caseiros cantando com Gil, em geral compartilhados pela família durante a pandemia, e passou a ser uma importante figura nas apresentações que ele viria a fazer tempos depois, fez com que os sons cantados pela família fossem propriamente impulsionados para além do tempo.

Para Gil, um gigante, a passagem dos anos só parece favorecê-lo, aumentando a importância e a sabedoria necessárias para se manter na ativa.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Rihanna pode ser headliner do Glastonbury e anunciar temporada de shows em Londres ainda em 2025

GUARDE DINHEIRO! Informações publicadas neste sábado (22) pelo jornal britânico Telegraph dão conta de que…

21 horas atrás
  • música

“O Último Azul”, filme brasileiro, vence o Urso de Prata no Festival de Berlim

Estrelado por Rodrigo Santoro e Denise Weinberg, entre outros nomes, o filme "O Último Azul",…

22 horas atrás
  • música

Rihanna volta a falar do R9 e diz que, após anos em estúdio, está “finalmente satisfeita”

PODEMOS CONFIAR? A empresária Rihanna, que também é cantora nas horas vagas, afirmou em entrevista…

23 horas atrás
  • música

Ney Matogrosso celebra 50 anos com exposição poderosa no MIS-SP

RIMAVERA NOS DENTES! Está em São Paulo e quer uma dica do que fazer no…

1 dia atrás
  • papelpop

Luã Yvys vai participar do Galo da Madrugada com a mãe, Elba Ramalho

Se preparando para lançar seu novo álbum autoral, com previsão para o primeiro semestre do…

2 dias atrás
  • música

Selena Gomez e Benny Blanco convocam Gracie Abrams para novo single, “Call Me When You Break Up”

Marmitinha musical! O casal Selena Gomez e Benny Blanco convocou Gracie Abrams para uma nova…

2 dias atrás