Björk te convida a explorar sensações e lugares mágicos no disco “fossora”, já disponível

Björk não blefou quando disse que tinha usado o isolamento da pandemia para criar um reflexo de seu universo particular. Em “fossora”, disco que a artista lança nesta sexta-feira (30), o ouvinte é apresentado a uma construção delicada e complexa de instrumentos como o clarinete e o baixo. A presença de orquestras suntuosas entre uma faixa e outra torna a experiência ainda mais imersiva.

Nas 13 faixas que apresenta, duas delas gravadas em islandês, a cantora constrói uma espécie de jornada que ora é interna, ora externa. Em canções como “Sorrowful Soil”, por exemplo, Björk se dedica a investigar os muitos processos que regem a potência de ser. Ao cantar “Ovule” e “Her Mother’s House”, que aliás conta com a participação da filha Ísadóra Bjarkardóttir Barney, o ritmo segue, pautado por questões do universo feminino.

Vem daí também o título, que adapta um neologismo à palavra “fossor” – do latim “escavador”. “Cada álbum sempre começa com um sentimento que tento moldar em sons. Desta vez, o sentimento estava pousando na terra e cavando meus pés no chão”, escreveu no texto de apresentação.

E, se a natureza, mais uma vez, alcança um posto de destaque, outro aspecto importante da narrativa é o luto. Na verdade, os dois estão entrelaçados de alguma maneira porque, em 2018, a mãe da artista, Hildur Rúna Hauksdóttir, deixou este plano.

Hildur era na verdade uma grande apreciadora da medicina alternativa e se declarou incontáveis vezes ativista em prol dos direitos humanos. É ela quem dá o tom em “Ancestress”, uma das canções mais bonitas já feitas por Björk nos últimos tempos em que para para falar sobre o tratamento vivido pela mãe antes da morte.

Se o divórcio de Matthew Barney deu fôlego a dois discos carregados de sofrimento (“Vulnicura” e “Utopia”), Björk agora parece se libertar e retornar ao ponto de partida. Ela coloca os pés no chão e lembra que o chão pode e é a base de tudo, o princípio, o refúgio e o fim.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

Oscar 2026: Academia muda regra e exige que membros tenham assistido a todos os indicados para votar

Após apenas 97 anos de existência, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta…

7 horas atrás
  • música

Billie Joe Armstrong, do Green Day, usa boné de “BRAT” no Coachella após suposta indireta de Charli xcx

ELE NÃO É BOBO! Durante o segundo show da banda Green Day no festival Coachella,…

1 dia atrás
  • televisão

“Vale Tudo”: Bella Campos e Cauã Reymond teriam sido substituídos por dublês em gravação no RJ

Novos desdobramentos do caso Cauã Reymond x Bella Campos... Desta vez, segundo o colunista Leo…

1 dia atrás
  • cinema

Thainá Duarte anuncia desistência do papel em “Geni e o Zepelim”: “Compromisso com a luta por equidade”

Em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, a atriz Thainá Duarte afirmou que,…

1 dia atrás
  • música

Billie Eilish e Sabrina Carpenter podem voltar ao Brasil para shows; entenda

Elas estão voltando! Segundo o portal Léo Dias, Sabrina Carpenter pode ser a headliner do…

4 dias atrás
  • cinema

“Quarteto Fantástico”: filme da Marvel ganha trailer com vibe retrô e revelação da Surfista Prateada

Mostrando a primeira família da Marvel, a versão feminina do Surfista Prateado, o robô H.E.R.B.I.E.…

4 dias atrás