Top Gun: Maverick

Esquenta “Top Gun: Maverick”: saiba porque a saga marcou a cultura pop

Finalmente um clássico retorna a partir do dia 21 de maio com “Top Gun: Maverick” estreando nos cinemas! O filme, estrelado por Tom Cruise, é a continuação de “Top Gun” de 1986 (36 anos depois!). Após três décadas, é comum que muita gente esteja conhecendo a franquia agora. Para vocês que estão chegando, estamos aqui para te mostrar o peso dessa nova estreia na cultura pop, já que o clássico filme representou um marco no cinema.

Formas inovadoras de captação de imagem, a consagração de Tom Cruise, impacto na moda, uma música que marcou gerações, indicações ao Oscar e muito mais. Esse foi o saldo quando “Top Gun” estreou nos cinemas americanos no dia 16 de maio de 1986. O filme, lançado pela Paramount Pictures, teve um orçamento de 15 milhões de dólares e faturou 357 milhões em bilheteria. Insano! Confira agora o trailer de “Top Gun: Maverick”, que estreia no Brasil com sessões especiais a partir de 21 de maio, e veja logo a seguir como o primeiro filme se tornou um clássico!

O filme lançou um clássico da música

Você com certeza ouviu esse sucesso enorme que toca até hoje nas rádios e é usado para ilustrar diversos momentos românticos na internet ou outras produções. Sabe “Take My Breath Away” da banda Berlin? Pois bem, a música foi criada para a trilha sonora de “Top Gun”! A canção foi escrita por Giorgio Moroder (icônico produtor musical responsável por “I Feel Love” da Donna Summer) e Tom Whitlock. O sucesso foi tanto que rendeu ao filme o Oscar de Melhor Canção Original em 1987 e vários topos de paradas musicais pelo mundo inteiro, incluindo o Hot 100 da Billboard! No Brasil, “Take My Breath Away” foi a segunda música mais tocada do ano em 1986.

Não é à toa que “Top Gun: Maverick” quer trazer de volta essa herança musical e logo lançou “Hold My Hand” da Lady Gaga como canção original do filme. Além disso, ainda temos “I Ain’t Worried” do OneRepublic fazendo parte da trilha. A gente ama porque lá atrás era muito comum filmes emplacarem hits musicais e igual ao retorno da franquia, também estamos sendo levados à essa época quando o assunto é música.

Um marco na carreira de Tom Cruise

Dá para acreditar que Tom Cruise já tem 40 anos de carreira? A primeira produção em que o ator está creditado é “Endless Love” de 1981, porém foram necessários dois anos até que o ator tivesse o seu primeiro grande momento em Hollywood: estrelando “Negócio Arriscado”, quando ele começou a ser visto como um dos atores jovens do momento.

Porém, três anos e dois filmes depois, chegamos em 1986 com “Top Gun”. Ele não só foi o filme de maior bilheteria estrelado pelo ator até então, mas colocou Tom Cruise no mapa dos grandes atores de Hollywood quando o assunto é grandes produções e filmes de ação. Ele tinha apenas 24 anos quando fez o papel de Maverick e agora ele retorna como o personagem aos 59 anos.

“Top Gun” impactou tanto a vida do ator que ele até tirou uma licença para pilotar aeronaves em 1994 e com certeza preparou o campo para outros clássicos que viriam, como “Missão: Impossível”.

Uma nova forma de se gravar um filme

O clássico “Top Gun” até hoje tem sequências gravadas no ar que são bem desafiadoras. Imagina lá atrás em 1986? Na época, as sequências feitas para captar as aeronaves revolucionaram o uso de câmeras graças a uma decisão do diretor Tony Scott: instalar câmera dentro e fora de aviões. Tudo tecnologia de ponta, viu?

Quando “Top Gun” completou 30 anos, uma versão remasterizada foi lançada com vários bônus. Entre eles, Tom Cruise falando justamente sobre a captação revolucionária: “Estávamos usando tecnologia de ponta ao extremos. Naquela época, não existia GoPros, eles desenvolveram apoios de câmera e lentes para isso” (via USA Today)

Com “Top Gun: Maverick” não será diferente. Segundo o site YM Cinema, o novo filme também fará algo inédito: gravações com câmera 4K dentro da cabine das aeronaves. Ou seja, vai ser perfeito para ver na maior tela de cinema que você encontrar!

Impacto na moda

O cinema e a televisão sempre lançam tendências na moda. Aqui no Brasil a gente ainda tem o forte impacto das novelas. O look preto de “Matrix”, o visual da Uma Thurman em “Pulp Fiction”, o icônico visual de Audrey Hepburn em “Bonequinha de Luxo” são alguns exemplos. Agora, em “Top Gun”, sabe qual foi a tendência lançada? O óculos aviador da Ray-ban! Muito comum entre os militares, o modelo ficou imensamente popular depois de usado por Tom Cruise. Além disso, os trajes do ator para o filme também ditaram tendência.

Curiosamente, não é a primeira vez que Tom Cruise lança tendências do tipo. Em 1982, ele popularizou o modelo Wayfarer, também da Ray-Ban, por conta do filme “Negócio Arriscado”

Chuva de alistamento na marinha americana

O impacto de “Top Gun” não foi apenas na cultura pop, no cinema e na moda, mas também num aspecto bem específico nos Estados Unidos. Em 1986, quando o filme foi lançado, a marinha americana teve um aumento de 500% na taxa de recrutamento. Todo mundo queria ser o Maverick quando saiu da sala de cinema.

Além disso, em 2020, Tom Cruise e o produtor Jerry Bruckheimer foram certificados como Aviadores Navais Honorários, um prêmio pelo impacto que o ator e o filme tiveram na marinha americana e pelo esforço que ambos tiveram para fazer da experiência de “Top Gun” a mais autêntica possível. Tom Cruise é o único ator na história a receber o prêmio

Sentiu o impacto? “Top Gun” pode ser assistido via streaming no Telecine e Star+, além do aluguel nas principais plataformas digitais. Já “Top Gun: Maverick” estreia nos cinemas brasileiros com sessões especiais a partir de 21 de maio! A pré-venda de ingressos já está disponível!

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Coringa 2” lidera lista de indicados ao Framboesa de Ouro 2025; veja!

Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…

8 horas atrás
  • música

Vem aí! Jade revela previsão de lançamento de primeiro disco solo

Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…

9 horas atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas de Portugal e lidera bilheteria

“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…

10 horas atrás
  • música

Bad Bunny emplaca 3 faixas do disco “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” no Top 10 da parada Billboard Hot 100

O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…

11 horas atrás
  • cinema

Ayo Edebiri se depara com culto de popstar no trailer de “Opus”, novo terror do A24

Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…

11 horas atrás
  • música

Marisa Monte e Orquestra Afrosinfônica anunciam show em conjunto em Salvador (BA)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…

11 horas atrás