O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou nesta sexta-feira (18) a suspensão do aplicativo de mensagens Telegram. A medida passa a valer em todo o território nacional e atende a um pedido da Polícia Federal.
Segundo o G1, o cumprimento da medida já está em andamento junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A intenção é investigar a propagação de discurso de ódio, tráfico de drogas, comércio de dinheiro falso e propaganda nazista. Além disso, a plataforma também estaria sendo usada para a venda de certificados falsos de vacinação. A denúncia foi feita no domingo (13) durante uma reportagem do “Fantástico”.
Nos últimos meses, o Telegram ignorou determinações judiciais, entre elas pedidos para entregar à Justiça brasileira informações cadastrais e fazer o bloqueio do repasse de recursos. Nas palavras de Moraes, “a plataforma Telegram, em todas essas oportunidades, deixou de atender ao comando judicial, em total desprezo à Justiça Brasileira” – atitude fere a Constituição.
Caso a medida não seja cumprida, haverá cobrança de multa diária de R$ 100 mil.
Com sede em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Telegram foi criado em 2013 na Rússia. Hoje, o aplicativo é considerado um concorrente direto do WhatsApp.
2024 foi o ano que colocou o Brasil na agenda obrigatória do pop, e eu…
Viva a Tropicália! Caetano Veloso será headliner do Coala Festival em 2025, na noite final,…
Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…
Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…
TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…
Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…
Leave a Comment