Quem estava de olho no Globoplay na tarde desta quinta-feira (20) acompanhou a entrada dos três participantes que restavam para completar o elenco do Big Brother Brasil 22. Eram eles Linn da Quebrada, Arthur Aguiar e Jade Picon. Além dos primeiros diálogos e das reações, fãs mais atentos também observaram um detalhe importante: o visual.
Para o look de entrada, Lina decidiu se vestir com uma blusa que traz o rosto de uma mulher negra do século 18, baseado em uma pintura do artista plástico francês Jacques Etienne Arago (“Castigo de Escravos”, 1817). Trata-se da Escrava Anastácia, ou melhor, Anastácia Livre, hoje um ícone da religiosidade afro-brasileira.
O quadro original trazia Anastácia com um grilhão no pescoço e uma mordaça, diferente do que aparecia na blusa usada por Linn. Sua estampa é uma reinterpretação feita em 2020 pelo artista carioca Yhuri Cruz, que livra a personagem dos mais de duzentos anos de sofrimento.
Agora, é possível ver seus lábios e a beleza de quem antes não era dona da própria liberdade.
“‘Anastácia Livre’ é uma viagem no tempo. É voltar ao passado e libertar essa mulher negra escravizada que veio do Congo no século XVIII e foi condenada à mordaça pelo resto da vida por lutar contra um homem branco que a violentou sexualmente”, explica Cruz.
“Se tornou a “escrava santa” por sua firmeza, mas refém à uma iconografia colonial. Em Monumento à voz de Anastácia, trabalho que exponho hoje, ergo um monumento à voz dela. Uma voz negra, feminina, de luta pela existência”.
Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…
Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…
TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…
Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…
Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…
O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…
Leave a Comment