música

Djavan, Emicida, Lázaro Ramos e mais prestam homenagens a Elza Soares

A notícia da morte de Elza Soares tomou fãs e colegas de surpresa na tarde desta quinta-feira (20). Assim que o falecimento foi confirmado pela assessoria da cantora em comunicado, as redes sociais se viram inundadas por manifestações de pesar.

Na classe artística, o tom em geral foi de agradecimento. O ator Lázaro Ramos foi um dos primeiros a publicar um tributo à amiga. “Só lágrimas neste momento. Não há palavras suficientes para expressar o tanto que sentimos com sua partida. Obrigado por não se calar nunca”, escreveu.

“O nosso país é o nosso lugar de fala, Elza, eterna”, disse a filósofa Djamila Ribeiro em seu perfil no Instagram. Além dela, que também publicou o registro de um encontro em 2016, o escritor português Valter Hugo Mãe relembrou quando se ajoelhou para a artista nos bastidores de um show, uma década antes.

“Minha deusa maravilhosa. Hoje estará no império da luz. Partiu dentro da hora solar, a chamada hora de Deus. Não podia ser de outro modo”.

Colegas e autoridades

Entre seus pares, destacaram-se ainda homenagens carregadas de admiração vindas de Mano Brown, Leci Brandão, Djavan, Caetano Veloso e Gal Costa. Todos cânones que mencionaram, individualmente, contribuições e memórias com a artista em suas seis décadas de carreira. Emicida, Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso e Zélia Duncan, entre outros nomes, também se pronunciaram.

O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que Elza foi “uma lutadora pela arte e pela vida contra a fome, a miséria, o racismo e o machismo”.

Nomes da nova geração

Entre os mais jovens, alguns deles apresentados e apadrinhados por Elza, não foi diferente. Publicaram mensagens de pesar parceiros como Ludmilla, Tulipa Ruiz, Criolo, Jup do Bairro e Maria Gadu.

A equipe de Linn da Quebrada, confinada no Big Brother Brasil 22 e a quem Elza chegou a declarar torcida dias antes, publicou uma nota em que resgatou um ensaio feito para o caderno Serafina, do jornal Folha de São Paulo, em 2017.

Elza Soares tinha 91 anos e morreu de causas naturais, segundo a equipe. Ícone da música popular brasileira, ela seguiu em plena atividade até o mês de dezembro, quando realizou sua última apresentação e foi forçada, logo em seguida, a adiar planos em virtude da pandemia. Ainda não há informações sobre o velório.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Coringa 2” lidera lista de indicados ao Framboesa de Ouro 2025; veja!

Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…

13 horas atrás
  • música

Vem aí! Jade revela previsão de lançamento de primeiro disco solo

Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…

14 horas atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas de Portugal e lidera bilheteria

“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…

15 horas atrás
  • música

Bad Bunny emplaca 3 faixas do disco “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” no Top 10 da parada Billboard Hot 100

O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…

16 horas atrás
  • cinema

Ayo Edebiri se depara com culto de popstar no trailer de “Opus”, novo terror do A24

Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…

16 horas atrás
  • música

Marisa Monte e Orquestra Afrosinfônica anunciam show em conjunto em Salvador (BA)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…

16 horas atrás