Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Djavan, Emicida, Lázaro Ramos e mais prestam homenagens a Elza Soares
A notícia da morte de Elza Soares tomou fãs e colegas de surpresa na tarde desta quinta-feira (20). Assim que o falecimento foi confirmado pela assessoria da cantora em comunicado, as redes sociais se viram inundadas por manifestações de pesar.
Na classe artística, o tom em geral foi de agradecimento. O ator Lázaro Ramos foi um dos primeiros a publicar um tributo à amiga. “Só lágrimas neste momento. Não há palavras suficientes para expressar o tanto que sentimos com sua partida. Obrigado por não se calar nunca”, escreveu.
Elza, Elza, Elza. Só lágrimas neste momento.
Tanto que queria falar e agradecer mas não há palavras suficientes que possam expressar o tanto que sentimos com sua partida.
Obrigado por inspirar tanto e por não se calar nunca.
Obrigado Deusa maior. 🖤 pic.twitter.com/A9g4qhlsdj— Lázaro Ramos (@olazaroramos) January 20, 2022
“O nosso país é o nosso lugar de fala, Elza, eterna”, disse a filósofa Djamila Ribeiro em seu perfil no Instagram. Além dela, que também publicou o registro de um encontro em 2016, o escritor português Valter Hugo Mãe relembrou quando se ajoelhou para a artista nos bastidores de um show, uma década antes.
“Minha deusa maravilhosa. Hoje estará no império da luz. Partiu dentro da hora solar, a chamada hora de Deus. Não podia ser de outro modo”.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Colegas e autoridades
Entre seus pares, destacaram-se ainda homenagens carregadas de admiração vindas de Mano Brown, Leci Brandão, Djavan, Caetano Veloso e Gal Costa. Todos cânones que mencionaram, individualmente, contribuições e memórias com a artista em suas seis décadas de carreira. Emicida, Zeca Pagodinho, Ney Matogrosso e Zélia Duncan, entre outros nomes, também se pronunciaram.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Quanta tristeza! A nossa DIVA Elza Soares fez sua passagem hoje. A Voz do Milênio, Elza é uma referência de mulher, artista e ser humano. Elza é eterna!
Eu agradeço por sua passagem iluminada nesse mundo. Que Olorum a receba em festa…@ElzaSoares sempre presente! pic.twitter.com/WUthMTttRQ
— Leci Brandão (@lecibrandao) January 20, 2022
A voz do milênio, vá em paz Elza Soares🕊️ https://t.co/2bsMEnQzIu
— Mano Brown (@manobrown) January 20, 2022
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Elza Soares se foi, no mesmo dia de Garrincha…chove tão forte lá fora não há gota que não sinta. 🥲
— Zélia Duncan 🏳️🌈 (@zeliaduncan) January 20, 2022
O ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse que Elza foi “uma lutadora pela arte e pela vida contra a fome, a miséria, o racismo e o machismo”.
Elza foi uma lutadora pela arte e pela vida contra a fome, a miséria, o racismo e o machismo.
Força à família, aos amigos e à legião de fãs em todo o mundo. Vá em paz, Elza. Sua voz e sua história seguirão vivas nas nossas mentes e em nossos corações.— Lula (@LulaOficial) January 20, 2022
Nomes da nova geração
Entre os mais jovens, alguns deles apresentados e apadrinhados por Elza, não foi diferente. Publicaram mensagens de pesar parceiros como Ludmilla, Tulipa Ruiz, Criolo, Jup do Bairro e Maria Gadu.
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Ver esta publicação no Instagram
Elza cantou até o fim do mundo, eu sempre ficava muito atravessada como ela precisava e queria estar no palco
são percas como essas que demonstram o quão difícil é entender a morte, mas seu legado vive e vivo
— Jup do Bairro (@jupdobairro) January 20, 2022
Descansou a voz do milênio, a mulher do fim do mundo, uma das maiores artistas da história da música brasileira. Privilégio de ter trabalhado ao seu lado por algumas vezes, sempre carismática, sincera e entregue a arte. Eterna Elza soares!!!https://t.co/pezlBC0bxr
— Evandro (@fiotioficial) January 20, 2022
Ver esta publicação no Instagram
A gente queria mesmo ela aqui por muito muito mais tempo. Obrigada por partilhar sua luz, talento, amor e força. Uma guerreira da vida, da arte, que nos inspira de tantas formas!
Descanse em paz. Eterna!!!
👑✨💛 pic.twitter.com/8hXBUPylMr— Drik Barbosa (@drikbarbosa) January 20, 2022
Ver esta publicação no Instagram
A equipe de Linn da Quebrada, confinada no Big Brother Brasil 22 e a quem Elza chegou a declarar torcida dias antes, publicou uma nota em que resgatou um ensaio feito para o caderno Serafina, do jornal Folha de São Paulo, em 2017.
É com muita tristeza que recebemos a notícia que a nossa rainha Elza Soares partiu. Ela, a mulher do fim do mundo, cantou até o fim. Sua voz ecoará em todas nós para a eternidade.
📸 Serafina, Folha de S.Paulo / 2017. pic.twitter.com/BUIp1BarPq
— Linn da Quebrada (@linndaquebrada) January 20, 2022
Elza Soares tinha 91 anos e morreu de causas naturais, segundo a equipe. Ícone da música popular brasileira, ela seguiu em plena atividade até o mês de dezembro, quando realizou sua última apresentação e foi forçada, logo em seguida, a adiar planos em virtude da pandemia. Ainda não há informações sobre o velório.