música

2021 foi o ano do pop punk rock?

Me tire tudo, menos o rock! Unindo aquele gostinho de nostalgia a roupagens contemporâneas prontas para se tornarem hit nas plataformas digitais, o pop rock está de volta com força total.

Depois da febre dos últimos anos, das músicas com referências DISCO, chegou a hora da indústria musical olhar para os anos 2000 e criar os novos sucessos das paradas. É claro que artistas que ajudaram a popularizar o gênero continuam por aí fazendo sons primorosos. Mas, há algum tempo, esse ritmo já não encabeçava a lista das principais gravações do ano. Bom, até 2021.

Olivia Rodrigo, por exemplo, é um dos destaques da categoria. A jovem, que fez sua estreia ainda em 2021 com o álbum “Sour”, foi a responsável por colocar novamente, no topo das paradas, as guitarras distorcidas, marcações de baterias e todo aquele estilo de cantar que une melancolia e agressividade.

Com o single “Good 4 U”, a artista se jogou nos elementos pop e punk para falar sobre o fim de um relacionamento, desabafando sobre as dificuldades de ver o ex-namorado super bem, superando o término, enquanto ela ainda sofre. A música ganhou o reforço de um clipe, dirigido por Petra Collins, que transborda emoções. Ele mostra Olivia vestida como uma líder de torcida cheia de ódio. Enquanto se abre sobre mágoas, a artista até coloca fogo no próprio quarto.

Nesse caminho de reviver um estilo musical, há quem também teve a liberdade de experimentar novos rumos na própria carreira. É o caso de Willow, que modificou a imagem que o público possui em relação a suas músicas e trouxe o seu lado punk para o álbum “lately I feel EVERYTHING”.

O projeto, que conta com onze faixas, tem colaborações de peso da cena Pop/Punk/Rock, como Avril Lavigne, Travis Barker, Cherry Glazer e Ayla Tesler-Mabe. Vale destacar que alguns singles ganharam destaque nas mídias digitais. “Transparent Soul”, carro chefe do disco, é um deles. A música conta com a colaboração de Travis Barker e reúne sons de guitarra e bateria, além de vocais e letra introspectiva com toque de rock’n’roll.

Responsável por um dos maiores hits do ano, o grupo Måneskin, sem dúvida, faz parte do desdobramento e atenção que o rock tem recebido nos últimos meses. Afinal, com a música “Beggin”, cover lançado pela banda que virou febre no TikTok, os músicos atingiram patamares altíssimos em paradas do mundo inteiro.

A faixa, lançada originalmente em 1967 por The Four Seasons e regravada em 2017 por Madcon, fez com que os participantes do X-Factor se tornassem um dos principais nomes da música em 2021. É interessante observar que, apesar do sucesso, os italianos não venceram a competição, mas a regravação quebrou diversos recordes.

Halsey também não teve medo de ousar em sua nova era. Aliás, essa ousadia pode ser notada desde a capa de seu álbum, o “If I Can’t Have Love, I Want Power”, passando pela sonoridade e se desdobrando no conteúdo audiovisual.

Com nada menos que 13 faixas, o disco traz diversos elementos sonoros já usados pela cantora. No entanto, dessa vez o espírito punk rock parece ter atingido a artista da melhor forma possível. O projeto, sucessor do “Maniac” (2020), aborda “as alegrias e os horrores da gravidez” e conta com um filme que chegou a ser exibido em algumas salas de cinemas.

O disco ainda tem a participação de Dave Grohl, da banda Foo Fighters, Lindsey Buckingham e Pino Palladino.

Um artista plural, que passeia por diversos gêneros e, talvez, não se encaixe em nenhum. Esse é Machine Gun Kelly, que há algum tempo vem engrossando o coro musical do punk rock. O músico, inclusive, tem sido considerado um fenômeno atual do gênero, desde que lançou em 2020 seu aclamado disco “Tickets To My Downfall”, produzido pelo baterista do blink-182, Travis Barker.

Para se ter uma ideia, Kelly venceu a categoria Artista Favorito de Rock durante a última cerimônia do American Music Awards, e afirmou que “a era do Rockstar está viva”. Ele, agora, se prepara para lançar seu próximo álbum “Born With Horns”, que contará novamente com a produção de Barker.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

27 minutos atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

1 hora atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

15 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

17 horas atrás
  • música

Ascensão da Princesa: Chappell Roan entregou muitos hits, looks e polêmicas em 2024!

2024 foi o ano que marcou a ascensão de Chappell Roan e, por bem ou…

19 horas atrás
  • cinema

Blake Lively acusa Justin Baldoni, diretor de “É Assim Que Acaba”, de assédio sexual

O site TMZ publicou uma matéria, neste sábado (21), afirmando que a atriz Blake Lively,…

23 horas atrás