música

Xenia França lança emocionante releitura de Gonzaguinha; assista ao clipe de “Paixão/Loving You”

Xenia França compartilhou o delicado single “Paixão/Loving You” com o público nesta sexta-feira (26). Trata-se de uma regravação da música Gonzaguinha que integra o disco “De Volta ao Começo”, de 1980.

A releitura ganhou um delicado registro audiovisual dirigido por CiRi e Anderson Capuano. Gravado dentro da Pinacoteca, o vídeo contempla a exposição “Enciclopédia negra”, com obras dos artistas Micaela Cyrino, Panmela Castro, Kika Carvalho, Monica Ventura e Moises Patricio.

Assista ao emocionante videoclipe:

A artista crê na arte um meio de cura. Foi dentro das turbulências da pandemia, que a cantora e compositora procurou aprofundar as dores que já sentia. Xenia foi para o começo. “Se eu não me humanizar, se eu não me der o direito de abstrair a vida, de olhar para ela, eu não vou conseguir ser livre para falar do que eu quiser, de amor, de qualquer coisa”. Desse questionamento, surgiu a vontade de regravar “Paixão”, de Gonzaguinha.

A faixa lançada no disco  é pouco lembrada pelo público do compositor, um dos mais densos e transgressores da história do país. Essa ligação fala com o começo da carreira solo de Xenia. Antes de viajar em sua própria nave, após dois discos com o grupo Aláfia, a cantora fez um tributo visceral aos 70 anos de Gonzaguinha, buscando um repertório menos conhecido, precisamente da primeira década, quando ele ainda era conhecido como Luiz Gonzaga Jr.

A canção de “profundo golpe no peito” passou a fazer parte durante muito tempo do repertório de Xênia em um momento de grande emoção com o seu público durante o bis. O pianista Fábio Leandro, que acompanha a cantora, fez o arranjo e introduziu uma citação de Loving You, da cantora e compositora Minnie Riperton, parceria com R. Rudolph, um hino soul com tons altíssimos executado com precisão por Xênia.

O single chega na sequência de “Parece Pouco”, parceria com César Lacerda, “Caça”, em que canta ao lado de OQuadro e Vanesa Melo, e a colaboração “Mejor Que Me Mate Dios (Bullerengue Sentao)”, entoada com Petrona Martinez, Neta e Yomira John.

“Paixão”, segundo Xenia, é um presente para o seu público após a pausa imposta pela pandemia e o momento de reclusão. Ouça a faixa nas plataformas digitais.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

4 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

5 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

6 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

6 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

20 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

22 horas atrás