Agora você pode adicionar o PapelPop a sua tela inicial Adicione aqui
Gilberto Braga, autor de “Vale Tudo”, “Dancin’ Days” e “Paraíso Tropical”, morre aos 75 anos
O dramaturgo Gilberto Braga faleceu na noite de terça-feira (26) após sofrer uma septicemia, uma infecção generalizada que dificulta o normal funcionamento do corpo. Internado desde o final da semana passada no Rio de Janeiro, o escritor tinha 75 anos.
Conhecido por seu amplo trabalho na teledramaturgia brasileira, o autor criou mais de 20 novelas e, em 2008, conquistou o Emmy Internacional de Melhor Telenovela com “Paraíso Tropical”.
No início de sua vida profissional, Gilberto trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal “O Globo”. Estreou na TV Globo como autor em 1973, com uma adaptação de “A Dama das Camélias”, protagonizada por Gloria Menezes. Um ano depois, teve sua primeira experiência com novelas, em “Corrida de Ouro”, no qual dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair.
Em seu extenso currículo na TV, comandou sucessos como “Escrava Isaura” (1976), “Dancin’ Days” (1978), “Anos Dourados” (1986), “Vale Tudo” (1988) e “Celebridade” (2003). Sua última novela na Rede Globo foi “Babilônia”, exibida em 2015.
Abaixo, confira algumas homenagens realizadas ao dramaturgo:
View this post on Instagram
View this post on Instagram
Graças ao Gilberto Braga, tive o meu primeiro papel de destaque na TV Brasileira. Graças a ele pude viver a Sônia em Corpo a Corpo, personagem que é lembrada até hoje. Foi um divisor de águas. Em 1984, graças a ele falamos de racismo em horário nobre.
— Zezé Motta (@zezemotta) October 27, 2021
Gilberto, minha gratidão a tudo o que vivi com você e através de você, com suas palavras, sua genialidade, sua escrita inconfundível.
Como atriz e espectadora, tenho uma coleção de boas histórias e alegrias. Descanse. pic.twitter.com/3MdKgXXA7I
— Camila Pitanga (@CamilaPitanga) October 27, 2021
View this post on Instagram
View this post on Instagram
View this post on Instagram
Que notícia triste sua partida. O Brasil perde um pouco da magia de grandes personagens, vilãs icônicas e boas reflexões em frente à tv. Obrigada por fazer parte da minha história, Gilberto Braga! Descanse! pic.twitter.com/CQtICmjKLQ
— Paolla Oliveira (@paolla) October 27, 2021
View this post on Instagram
View this post on Instagram