Em sua primeira edição presencial desde o início da pandemia, o Emmy Awards retomou suas atividades com otimismo. Com um hub em Londres e outro em Los Angeles, a edição de número 73 teve como maiores vencedoras da noite as séries “The Crown, “Ted Lasso” e “O Gambito da Rainha”.
Sucesso absoluto da Netflix, “The Crown” venceu 7 prêmios, entre eles Melhor Série de Drama pela primeira vez após 3 anos consecutivos na disputa. Seus grandes momentos desta noite, no entanto, reservaram-se aos discursos de agradecimento de Jessica Hobbs e Olivia Colman. A diretora destacou a falta de representatividade feminina na categoria em anos anteriores, enquanto a atriz, coroada a melhor entre as concorrentes de Série de Drama, dedicou o prêmio ao pai, vítima da Covid-19.
No embalo do troféu de Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Drama, vencido por Gillian Anderson, a categoria masculina rendeu uma estatueta para Tobias Menzies, responsável por interpretar o Principe Phillip no enredo. Houve surpresa, visto que o favorito era o ator Michael K. Williams, que faleceu no início de setembro. O ator Josh O’Connor (Príncipe Charles) também se deu bem e levou Melhor Ator em Série de Drama.
Nenhuma das vitórias da noite foi tão entusiasmada quanto a de Kate Winslet, coroada Melhor Atriz em Minissérie, Antologia ou Filme pra TV por “Mare of Easttown”, que dominou as categorias de atuação.
“Quero reconhecer todas as outras atrizes que concorreram comigo, ainda mais nesta década em que as mulheres devem apoiar umas às outras”, disse. “‘Mare of Easttown’ foi um momento cultural que reuniu as pessoas e deu um assunto pra falar além da pandemia no mundo inteiro. Brad [Brad], você criou uma mãe, uma mulher de meia idade. Você fez com que nós nos reconhecêssemos nela, a sua paixão valeu a pena. Aprendi tanto com as mulheres da HBO”.
Nas categorias de talk show o destaque foi Last Week Tonight with John Oliver, uma referência na junção entre jornalismo e entretenimento. Após uma cerimônia marcada pela imponência de “Schitt’s Creek”, 2021 colocou o protagonismo nas mãos de “Hacks”, que deu a Jean Smart o quarto Emmy da carreira por seu papel como a comediante Deborah Vance. O programa, original da HBO Max, ainda levou para casa troféus de roteiro e direção.
“Tenho que reconhecer o meu marido que se foi há 6 meses”, disse em agradecimento, visivelmente emocionada. “Não estaria aqui sem ele, sem que ele pusesse sua carreira em segundo plano pra que eu pudesse ter essa oportunidade”.
Veterana do Emmy, “RuPaul’s Drag Race” abocanhou duas novas estatuetas. Em disputas bastante ecléticas, o programa levou pra casa Melhor Apresentador de Reality Show e Melhor Reality Show. Agora são 11 vitórias e o título de pessoa negra mais premiada da história da honraria.
“Obrigada à Academia, quero agradecer a todos os nossos filhos e filhas do programa espalhados pelo mundo”, exclamou a apresentadora no palco, ao lado de Michelle Visage e Kade Gottlieb e Reggie Gavin. “Vocês são pessoas que contam sua história de coragem e como sobreviver nesse mundo cada vez mais difícil. Vocês tem uma tribo esperando por vocês aqui. Vem pra mama Ru!”.
A justiça também foi feita e, após uma longa temporada marcada por esnobadas, a atriz e roteirista Michaela Coel brilhou ao receber o prêmio de Melhor Roteiro em Minissérie de Drama por “I May Destroy You”. Ela também concorria na ocasião em categorias técnicas, ambas sem sucesso, pelo drama da jovem Arabella.
Na trama, inspirada em eventos pessoais, ela vê sua vida mudar após tomar um Boa Noite, Cinderela. O discurso foi de longe o mais poderoso da ocasião.
“Escrevi alguma coisa porque sou roteirista. A você que está em casa, escreva o que te dá medo e é desconfortável”, disse em seu discurso. “Eu te desafio a fazer isso. Temos que escrever como a gente se sente sobre nós mesmos, precisamos ter visibilidade. Não tenha medo de desaparecer e entrar no silêncio. Dedico esse prêmio aos sobreviventes de abuso sexual”.
Melhor minissérie
Melhor série de drama
Melhor série de comédia
Melhor atriz em série dramática
Melhor ator em série dramática
Melhor atriz em série de comédia
Melhor ator em série de comédia
Melhor atriz em minissérie ou filme para TV
Melhor ator em minissérie ou filme para TV
Melhor atriz coadjuvante em série dramática
Melhor ator coadjuvante em série dramática
Melhor atriz coadjuvante em série de comédia
Melhor ator coadjuvante em série de comédia
Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme para TV
Melhor ator coadjuvante em série limitada ou filme para TV
Melhor roteiro em série de drama
Melhor direção em série de drama
Melhor roteiro em série de comédia
Melhor direção em série de comédia
Melhor direção em minissérie ou filme para TV
Melhor roteiro em minissérie ou filme para TV
Melhor roteiro em série de variedades
Melhor talk show
Melhor reality show de competição
Melhor especial de variedades pré-gravado
Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…
O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…
2024 foi o ano que marcou a ascensão de Chappell Roan e, por bem ou…
O site TMZ publicou uma matéria, neste sábado (21), afirmando que a atriz Blake Lively,…
GRANDONA! Na noite da última sexta (20), Ludmilla fez bonito ao se apresentar em casa,…
Ouça bem este som: https://youtu.be/hWjwNgiLMgA Conhece a melodia? Pois bem. A cantora SZA liberou, na…
Leave a Comment