Abraham Mateo está no controle; origens, êxitos e canções do astro espanhol

O clipe de “Repetíamos”, lançado por Abraham Mateo neste fim de semana, não deixa dúvida: o jovem garoto espanhol revelado em uma competição infantil no fim dos anos 2000 dá mais um passo em seu amadurecimento e se torna um homem frente às câmeras. Nesta composição em que a nostalgia é a grande protagonista, o artista faz uma viagem pelo deserto na tentativa de esquecer o fracasso de um romance.

O sofrimento se divide entre momentos de reflexão em que as paisagens que o cercam pouco importam diante da tentativa de espantar sentimentos com a dança e uma imaginação fértil. A amada, ao menos no campo inconsciente, vai direto para seus braços em um piscar de olhos.

Esse romantismo exacerbado, que reflete o momento presente, é na verdade mais um capítulo de uma narrativa perpassada inúmeras vezes por temas relacionados ao amor. 

Desde o primeiro disco da carreira, lançado aos 10 anos, o cantor espanhol aposta em canções intensas. Além de faixas inéditas, o artista apresentou àquela altura interpretações de sucessos já consagrados nas vozes melódicas de Alejandro Sanz, Laura Pausini e Luis Fonsi.

Nos discos “AM” (2013) e “Who I Am” (2015), projetos que consolidaram sua fama e nome na Espanha e em países da América Latina, respectivamente, a mesma linha se seguiu. Tanto fizeram essa linguagem e estética pop se conectar com o público jovem que a música “Señorita” alavancou o clipe oficial ao posto de produção audiovisual mais assistida da Espanha, em 2013. 

Foi apenas um empurrão para que os empresários da banda One Direction, projeto findado em 2015 e que apresentou ao mundo os nomes de Harry Styles e Liam Payne, entre outros, decidissem convidá-lo para a abertura de uma série de shows no Peru e no Chile.

Se a maturidade chegou de forma orgânica ou forçosa, diante de tantos compromissos, fica difícil saber. Filho de pai vigia e mãe dona de casa, Mateo começou a cantar ainda aos 7 anos ao passar nas seletivas de “Menuda Noche”, programa da TV andaluza que buscava talentos infantis.

Ao se dividir entre a música e, em um segundo momento, os estudos de Ciências Sociais, parte de um interesse que de certa forma o fizeram parceiro do Unicef em uma campanha mundial de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade na Síria, Mateo foi moldando suas canções até que, já adulto, pode se expressar de forma concisa e original nos LPs “Are You Ready?” (2016) e “A Cámara Lenta” (2018). 

Assim como aconteceu com jovens artistas de grande repercussão como Michael Jackson, Britney Spears e Christina Aguilera que, do outro lado do Atlântico deram o pontapé em suas carreiras em projetos paralelos para só então, já adolescentes, se consolidarem mundo afora, o pop maduro do cantor espanhol precisava passar por uma repaginação. 

Com a benção de Dulce María e o duo Mau y Ricky, além de fãs que acompanhavam seus raciocínios, desejos e a própria idade, o rapaz apostou em faixas ainda mais radiofônicas mirando o estrelato definitivo. A empreitada deu certo e fez valer o título que a revista Billboard lhe conferiu anos antes ao inseri-lo na lista “21 Under 21’s Next Class”, que elege as “jovens estrelas mais quentes do planeta”.

As letras passaram a assumir um tom maduro e a flertar abertamente com o R&B, o british pop e o reggae em um movimento que o levou a gravar com a argentina Lali, o grupo norte-americano CNCO e Wisin y Yandel. 

Nas mãos do manager Armando Lozano, responsável pela carreira de Ricky Martin, e em parceria com o mega compositor Edgar Barrera, nada mais pode atrasar o estabelecimento de seu êxito internacional.

Nessa esteira de investimentos surgiram os singles “Loco Enamorado”, um destaque nas paradas Hot Latin Songs e Latin Airplay, ambas organizadas pela Billboard. Nesta última, a entrada foi com “Se Acabó El Amor”, colaboração com Jennifer Lopez e Yandel que o tornou o artista mais jovem da história a encabeçar a lista, aos 19 anos. 

No disco mais recente, disponível desde 2020, Abraham Mateo a mensagem de Mateo fica clara logo no título: “Sigo a Lo Mío”. Na hora de criar, não há mais razão para interferências ou deixar de seguir seu próprio instinto.

***

Ouça o novo single de Abraham Mateo, “Repetíamos”, no streaming. Clique na foto e escolha sua plataforma!

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Ainda Estou Aqui”, “Wicked”, “A Substância” e mais filmes que não saíram da boca do povo em 2024

Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…

3 horas atrás
  • música

Post Malone faz show no VillaMix, festival marcado por atrasos e cancelamentos

Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…

4 horas atrás
  • música

Chris Brown “voa” em pleno Allianz Parque, durante primeiro de dois shows ‘sold out’ em SP

TÁ VOANDO, BICHO! Sem pisar no Brasil desde 2010, Chris Brown aterrizou sua nave de…

5 horas atrás
  • música

Atração do Festival Psica, Brisa Flow terá doc inédito e turnê pela América Latina

Brisa de La Cordillera, mais conhecida como Brisa Flow, é uma cantora mapurbe marrona, MC,…

5 horas atrás
  • cinema

“Hurry Up Tomorrow”: filme de The Weeknd ganha data de estreia no Apple TV+

Aos pouquinhos, o cantor The Weeknd vai liberando o calendário da nova era. O filme…

19 horas atrás
  • música

Os dez momentos em que Madonna, put4 e satanista, causou em Copacabana

O show que a cantora Madonna realizou no Rio de Janeiro, em 4 de maio…

21 horas atrás