Nesta sexta-feira (30), em homenagem aos 40 anos da MTV, a Rolling Stone fez uma lista com os 100 melhores videoclipes de todos os tempos. De “Hello”, de Adele, a “Gimme All Your Lovin’”, de ZZ Top, a revista descreveu os vídeos como capazes de emocionar, encantar, perturbar e lembrar o que é possível fazer com uma música e uma câmera em poucos minutos.
Nomes como Beyoncé, Madonna, Childish Gambino e Michael Jackson apareceram no topo do compilado, formando o top 10 com clipes que marcaram a indústria musical ao longo dos anos.
Veja:
“Se o álbum visual autointitulado de Beyoncé a estabeleceu como uma das maiores artistas de todos os tempos, o vídeo de ‘Formation’ – e o álbum seguinte, ‘Lemonade’ – a marcou como uma das mais importantes. Em menos de cinco minutos, Beyoncé vai de uma casa onde os negros são os senhores, não os escravos, para o topo de um carro de polícia”.
“De acordo com o diretor Mark Romanek, a jornada emocional do videoclipe de “Hurt”, de Johnny Cash, foi puramente acidental. Cash morreu sete meses depois [do lançamento], mas ele deixou a última palavra sobre sua própria mortalidade com ‘Hurt’”
“No vídeo, a terceira colaboração de Madonna com o diretor David Fincher, voguing era uma forma refinada de postura feminista e uma declaração de desafio sexual. Nunca podemos esquecer de agradecer ao clipe icônico da loira bombástica por inspirar inúmeras crianças queer a ‘strike a pose’”.
“Tudo começa com um homem tocando violão e um tiro. Childish Gambino, o alter ego musical de Donald Glover, se arrasta em um quadro de crianças dançando, policiais furiosos e cenas de agitação social. O impacto de soco no estômago permanece, não importa quantas vezes você veja [o clipe]”.
“Com incríveis 10 minutos de duração, esta é uma obra-prima que captura a performance. O som é sintetizado, mas o ato de assistir a quatro pessoas [da banda New Order] fazendo aquele som lhe dá alma. E não importa quantas vezes você veja aquele pôster do Joy Division atrás da cabeça de [Bernard] Sumner, ele ainda traz uma lágrima aos seus olhos”.
“Feito como os créditos de abertura de uma série de TV vintage do horário nobre, o clipe apresenta o trio [Beastie Boys] vivendo suas fantasias de drama policial e usando bigodes falsos, óculos de aviadores e roupas mal ajustadas”.
“O conceito é como um encolher de ombros criativo e, ao mesmo tempo, um golpe de gênio: na verdade, a música – uma ode ao Prince com camadas cruas de vocais tenros e grooves – faz todo o trabalho. Que melhor maneira de espelhar sua intimidade do que despir o criador [D’Angelo] e deixar que ele nos mova?”.
“Embora Peter Gabriel ame o surrealismo, o vídeo de ‘Sledgehammer’ transbordou com raros caprichos do cantor. O clipe ganhou nove prêmios do VMA, incluindo Vídeo do Ano, e é o vídeo mais exibido na história da MTV”.
“Na cena mais melodramática do clipe, [Stephanie] Seymour joga seu buquê para os convidados do casamento e as flores pousam em seu próprio caixão. Nada disso faz muito sentido e nem precisa, já que evoca o clima da música, que continuou no vídeo de ‘Estranged’, de Guns N’ Roses”.
“O vídeo chocou o mundo. Mostrou Michael Jackson deslizando no ar, dançando em uma calçada iluminada em uma homenagem a ‘Sinfonia de Paris’. Sua voz, seu rosto e seu corpo parecem assombrados por algo sobrenatural. Ele é muito frágil até começar a dançar. De repente, ele faz tudo parecer possível”.
Britney Spears, Prince, Lady Gaga, Drake, 2Pac, Björk, Fiona Apple, David Bowie, Aerosmith e muitos outros artistas entraram na lista. Confira o ranking completo aqui.
Na noite da última segunda-feira (23), às vésperas do Natal, Anitta presenteou os fãs com…
Ariana Grande aproveitou a véspera do Natal e celebrou os dez anos de seu maior…
2024 foi o ano que colocou o Brasil na agenda obrigatória do pop, e eu…
Viva a Tropicália! Caetano Veloso será headliner do Coala Festival em 2025, na noite final,…
Rápido. Sem trapacear abrindo seu perfil no Letterboxd. Por qualidade, bilheteria, prêmio, meme ou qualquer…
Ele pisa no Brasil e já sabemos que vai chover 🇧🇷🌧️ O divo Post Malone…
Leave a Comment