famosos

Billy Porter revela que convive com o HIV há 14 anos: “Não tenho mais medo disso”

Capa da revista The Hollywood Reporter, o ator Billy Porter revelou nesta quarta-feira (19) que convive com o vírus HIV há 14 anos. Em um relato longo e pessoal, o artista revelou que se descobriu soropositivo em 2007, mas que preferiu manter o diagnóstico em segredo temendo a marginalização e eventuais retaliações da indústria por meio de colegas de elenco, colaboradores e até mesmo da própria mãe.

O astro de “Pose”, sucesso da FX que se encaminha para a última temporada, também falou sobre a responsabilidade e a gratidão que tem sentido – sentimentos vetores da decisão de falar sobre o assunto publicamente.

“Descobri em 2007, o pior ano da minha vida. Estive no precipício da obscuridade por cerca de uma década ou mais, mas 2007 foi o pior de todos. Em fevereiro, fui diagnosticado com diabetes tipo 2. Em março, assinei os papéis da falência. E em junho, fui diagnosticado com HIV”, lembra.

O diagnóstico foi feito graças ao que chamou de “um golpe de sorte”, em uma visita de rotina ao hospital. Ao dirigir-se à clínica mais próxima por notar uma anormalidade na pele, aproveitou pra fazer o teste de HIV, que deu positivo.

“Por muito tempo, todo mundo que precisava saber, sabia – exceto minha mãe. Eu estava tentando ter uma vida e uma carreira, e não tinha certeza se conseguiria se as pessoas erradas soubessem. Seria apenas outra forma de as pessoas me discriminarem em uma profissão que já é discriminatória. Então, tentei pensar a respeito o mínimo que pude. Tentei bloquear. Mas a quarentena me ensinou muito. Todos foram obrigados a sentar e calar a boca”.

Sobre o processo de aceitação, Porter relembrou os muitos traumas vividos em sua vida, entre eles os abusos sexuais que sofreu do padrasto entre os 7 e 12 anos e a saída de casa, aos 16, em meio a outra epidemia: a do HIV. Todas estas pautas enfrentadas com a ajuda da terapia, tempos depois.

“Descobri ano passado que nunca houve um momento em que eu não tivesse passado por um trauma. E isso foi o que me impulsionou por muito tempo. Meu trauma me serviu, minha história me serviu de alguma forma em termos de avanço. E como artista, sou grato por ter tido a oportunidade de trabalhar com minhas coisas”.

O artista também disse que sua participação em “Pose”, bem como outros papéis ao longo da carreira, foi fundamental no enfrentamento de traumas.

“A vergonha daquela época se agravou com a vergonha que já havia [se acumulado] em minha vida, me calou, e tenho vivido com essa vergonha em silêncio por 14 anos. Ser HIV-positivo, vir de onde venho, crescer na igreja pentecostal com uma família muito religiosa, é como receber um castigo de Deus. ‘Pose’ foi uma oportunidade de trabalhar com a vergonha [do HIV] e onde cheguei. O brilho de Pray Tell e essa oportunidade me tornaram capaz de dizer tudo o que eu queria dizer por meio de um substituto”.

O texto de Porter, que pode ser lido na íntegra em inglês clicando aqui, também revela planos para a estreia de uma autobiografia.

Share
Leave a Comment

Postagens recentes

  • cinema

“Coringa 2” lidera lista de indicados ao Framboesa de Ouro 2025; veja!

Saiu! Os indicados ao Framboesa de Ouro 2025 foram revelados na tarde desta terça-feira (21),…

10 horas atrás
  • música

Vem aí! Jade revela previsão de lançamento de primeiro disco solo

Em recente entrevista ao “The Louis Theroux Podcast”, Jade se mostrou incerta em relação à…

10 horas atrás
  • cinema

“Ainda Estou Aqui” chega aos cinemas de Portugal e lidera bilheteria

“Ainda Estou Aqui” estreou nos cinemas portugueses com força e desbancou “Mufasa: O Rei Leão”,…

11 horas atrás
  • música

Bad Bunny emplaca 3 faixas do disco “DeBÍ TiRAR MáS FOToS” no Top 10 da parada Billboard Hot 100

O homem disparou! O cantor porto-riquenho Bad Bunny colocou três faixas do disco "DeBÍ TiRAR…

12 horas atrás
  • cinema

Ayo Edebiri se depara com culto de popstar no trailer de “Opus”, novo terror do A24

Veio aí! “Opus”, terror protagonizado pela premiada atriz Ayo Edebiri, teve seu primeiro trailer divulgado…

12 horas atrás
  • música

Marisa Monte e Orquestra Afrosinfônica anunciam show em conjunto em Salvador (BA)

A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese), entidade que atua na promoção, defesa e garantia de…

12 horas atrás